Pelo que entendi so funciona a ventoinha da polia? E o eletroventilador?
Versão Imprimível
Amigo a GC ZJ 95 V8 não tem ventoinha elétrica é só a ventilador(hélice) da polia viscosa....
Encontramos o silicone facilmente aqui em Brasilia, em loja de carros de controle remoto. Custou R$ 20,00 o frasco com 60ml de silicone 10.000 cst.
Na viscosa da Hilux usamos quase dois frascos.
A grande discussão é se compensa colocar um pouco mais (nível alto) de silicone de cst mais baixo ou usar logo um silicone com alto cst, 10.000 por exemplo. No nosso caso colocamos silicone 10.000 cst e o nível um pouco acima do recomendado. Medo de ferver. rsrsrsrs
Amigo eu vou tentar uma dessas ou coisa parecida, mais que vai ficar com a cabeça fria isso vai...rs
Boa sorte! Se precisar de ajuda e so dizer! Abço.
Amigo, é claro que vou precisar de muita ajuda!!!! Abs.
muito legal Lacarsuto! mto legal emsmo, esses dias estava pensando em fazer exatamente o mesmo, do outro lado da pra faezr o mesmo? sei q tirando a grade o buraco é fechado, mas assim como abriu no cofre daria pra abrir na grade tbm, pensei em não abrir por completo apenas fazer furos com serra copo e parafurar coolers de computador mesmo, com um esqeuma de timer pra ficar ligado após desligar a viatura, pq esse cofre mantem bem quente o interior do veiculo por horas
Olha,nao coloca cooler pq sempre cai agua n parte de tras do tunel! Faz o corte como fiz! O q vc pode fazer q eu ainda n fiz e fazer un corte na parte de cima do lado da q ja existe poi ele e tapada e a grade n temfuros! Faz o seguinte,espera q vou fazer na minha e mostro as fotos p ficar bem feito!
Amigos, vou tentar contribuir com alguma coisa:
Inicialmente, referente à abertura que o amigo criou, comunicando a grelha com o cofre do motor merece uma ressalva bem criteriosa: É necessário fazer um estudo de aerodinâmica para entender se o seu trabalho vai ajudar ou atrapalhar no arrefecimento do seu motor.
Falando em Cherokee XJ, todo mundo sabe que a bicha frita mesmo, e não é de hoje que procura-se uma forma de baixar a temperatura do cofre e também a do motor. Muito se usa as aletas de ventilação igual do troller entre tantos outro macetes.
Eu resolvi testar o lance de elevar a parte traseira do capô, na esperança de ventilar melhor o cofre, e pra minha surpresa, a temperatura do motor começou a trabalhar mais elevada principalmente quando ando em velocidades mais elevadas.
A resposta é que dependendo de onde a abertura está, pode haver uma região de alta pressão ou de baixa pressão. Isso define o caminho que o ar pode fazer.
Interpretando o maior aquecimento do meu motor, concluí que dentro do cofre do motor, existe uma baixa pressão gerada pelo deslocamento do ar quando o carro está em movimento. Isso obriga o ar a entrar pela grade frontal passando pelo radiador. Quando eu elevei a parte traseira do capô, eu aumentei a pressão interna do cofre, dificultando o ar de passar pela grade frontal. Isso ocorreu porque ao pé do parabrisas, na mesma região da grelha onde você criou a passagem, é uma região de alta pressão, uma região em que o ar se choca com força. Por isso a captação do sistema de ventilação fica alí, em muitos carros o ar entra para dentro do carro sem mesmo o ventilador estar acionado.
Sendo assim ao contrário do que parece, existe o risco de em altas velocidades o seu motor não receber a ventilação necessária.
Existem lugares sobre o capô onde a pressão é baixa, o que pode então fazer com que o ar seja sugado para fora ao invés de ser puxado para dentro do cofre. Eu assisti um vídeo no Youtube onde um cara teve o capricho de colocar vários pedacinhos de basbante presos com fita adesiva ao capô e saiu andando com o carro para interpretar a aerodinâmica sobre o capô. Encontrou o local de baixa pressão e então instalou as aberturas. Resultado perfeito.
Falando agora da grand cherokee, muitas que eu já examinei têm uma ventoinha elétrica original lá dentro da coifa do radiador, nas dakotas com câmbio automático também tem isso. A função é ajudar na refrigeração principalmente para transito lento, onde a rotação do motor e a velocidade do carro ficam baixa e com isso a tendência de aquecer é maior. Procure por uma original, é mais adequada. Existe no mercado várias dessas que servem para adaptações. Não encontrei ainda nenhuma que presta, todas com motor fraco, hélices de pouco passo e consequentemente pouca capacidade de deslocar o ar. Entendam que instalar uma ventoinha dessas pode atrapalhar o trabalho da ventoinha principal, pois ela mesmo funcionando acaba gerando restrição para a passagem do ar que a principal está sugando !!!
Abraços a todos
Renato vc conseguiria achar o link do video que vc falou dos barbantinhos?
Realmente a questão da aerodinâmica interfere muito no fluxo de entrada e saída de ar.
Abs.
E,vou construir um tunel aerodinamico p testar...