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Tópico: CHEROKEE diesel

  • #1
    Usuário Avatar de MARIO SERGIO
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    CHEROKEE diesel




    Pessoal, estou negociando a compra de uma cherokee sport 2.5 a diesel.
    Não conheço muito deste jeep,mas gostaria de ouvir opinião dos integrantes desta lista, sobre prós e contras da viatura.
    Algumas coisas óbvias já percebi, como seguro muito caro, peças também caras.
    Alguém desta lista teve ou tem uma destas e pode opinar?

    As opiniões e experiências dos colegas que já tiveram ou tem uma cherokee irão me ajudar muito , com certeza.

    Valeu..


    Sérgio

  • #2
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    Velho,
    Se na sua cidade houver abastecimento de GNV dá preferência pela gasolina, mas se não tiver como é o meu caso, aí fica com ela que a mecânica não dá galho. Em relação ao motor diesel da Cherokee fico te devendo pois diesel na Cheroka é minoria, e não sei qual o motor equipa ela.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de MARIO SERGIO
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    Cherokee

    Obrigado pela dica, mas ainda estou na busca de mais informações.....
    A tua cherokee é sport? As peças são muitooooo caras? É realmente tão díficil de encontrar ou depende de $$$$$$$??
    Mas vc tem razão em um aspecto, são poucas cherokee a diesel, o que pode ser bom ou ruim...
    Uma vez telefonei para uma concessionária autorizada no RJ sobre uma avaliação que iria fazer em uma cherokee( que estava pensando em comprar na época ), e o preço ( 100 pratas por horas na autorizada ) é de matar...
    Ó motor desta Cherokee era um motor " suspeito" mas a Concessionária foi super decente e honesta comigo e em avisar de todos os riscos que eu estava correndo na compra desta cherokee , mas se ofereceram para avaliar .( também a 100 pratas por horas , até eu quero avaliar cherokee dos outros.....kakakakakka)
    Mas ,sério....me avisaram que se o motor estivesse ruim o meu tombo seria mais ou menos uns 17.000,00 entre motor, peças e mão de obra...
    Bem , pulei fora da tal cherokee e estou em busca de outra..Mas a diesel e motor 1000 % ..e com garantia

    Um abraço

    Citação Postado originalmente por Edintruder
    Velho,
    Se na sua cidade houver abastecimento de GNV dá preferência pela gasolina, mas se não tiver como é o meu caso, aí fica com ela que a mecânica não dá galho. Em relação ao motor diesel da Cherokee fico te devendo pois diesel na Cheroka é minoria, e não sei qual o motor equipa ela.

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Fala SERGIO, bom parabens pela escolha só por ser CHEROKEE, infelizmente as modelos a DIESEL, eu mesmo não aconselho, a história do motor que equipa este carro é bem complicada, este é um motor DETROIT DIESEL, 2.5 com 117 CV, o problema é o tipo do motor, pois se trata de motor com cabeçotesindiviuais, o que no caso de quebra tem de ser feito individualmente, por ser de alumínio, dependo do estrago é ele não pega passe e ai só trocando mesmo, a pancada é grande, 3.500r$ CADA , mesmo assim o passe e recuperaçãoem um desses fica em 1000R$ em lugar aqui no RIO, mas não ´para por ai a mangueira da turbina sempre se rompe dependendo do desgaste e só pode ser reparada por original, pois tem uma curva lateral que fica impossível de ser reproduzida, existem outro pequenos defeitrosde superaquecimento, mas ai e outro papo, QUERO SABE QUAL DAS DUAS lhe cobrou para fazer aavaliação, SAN DIEGO OU GASTAL
    Marcelo Carvalhal
    Jeep Dodge Crysler Especialist
    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #5
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    Então é o mesmo esquema da Dakota. Cabeçotes individuais não prestam! Tem gente com Dakota diesel tentando arrumar um MWM ou Maxion para colocar no lugar do original pois não existem peças para eles no Brasil com um preço justo. Esquece a Diesel e fica na Gasolina com GNV. Só a diferença do valor do seguro paga o kit GNV.
    Eu ando de Ranger, mas babo por Cherokee.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Citação Postado originalmente por Edintruder
    Então é o mesmo esquema da Dakota. Cabeçotes individuais não prestam! Tem gente com Dakota diesel tentando arrumar um MWM ou Maxion para colocar no lugar do original pois não existem peças para eles no Brasil com um preço justo. Esquece a Diesel e fica na Gasolina com GNV. Só a diferença do valor do seguro paga o kit GNV.
    Eu ando de Ranger, mas babo por Cherokee.

    É isso ai EDI, a história dessse motor é bem mais sinsitra que vcs podem pensar, agora extinta a fabrica posso desbafar coisas que vcs nem imaginam, este motor é produzido algumas partes na itália, se se eu te disser que ele é primeiramente vendido como motor estacionário, quier dizer como GERADOR, isso mesmo, ele tem uma característica muito boa que é o torque em baixa e sempre linear com uma economia muito grande, a CHRYSLER adaptou ele as pressas para automóveis em 1999, foi usado nas SPORT até 2001, e largamente vendido na ARGENTINA, o maior problema é que a fábrica dele na ITÁLIA, foi estinta em 2002, somente com a produçao de peças de reposição mas não na mesma escala, os maiores problems de adpatação no Brasil foram de temperatura, onde por erro de projeto, usaram o sistema de refrigeração das á gasolina, com ventoinha de acoplamento viscoso, mas os ajustes de funcionamento e o tunel de vento, eram deficitários, sempre entrando em funcionamento acredite se quiser 1.5 graus a mais que o ideal, isso ocasionava um trabalho com temperatura exessiva e que não marcava no painel, só marcava após quase 2 ou 3 graus acima do do ideal e o ponteiro simoplesmente dava um pulo direto para o vermelhão, aí as dilatações ja tinham ido tudo pro beleléu e ele ia rachando bem devagarinho ,, até o belo dia em a fumaça ficava bem branquinha, aí fusdes
    Mas tem outras históirias, existe uma solução prática mas requer cuidado, arrancar o rele de baixa da ventoinha , mas não façam de qualquer maneira quem quiser e mostro passo a passo como fazer
    Vlaeu
    Marcelo Carvalhal
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  • #7
    Usuário Avatar de MARIO SERGIO
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    Comentários

    Marcelo:

    Valeus.............. mesmo as dicas, ..

    Isto é que é informação de primeira " categoria'. Muito obrigado mesmo.

    É uma pena, pois estava..........apaixonado..rs. rs Pela cheroka a diesel, mas paixão off-road é f.....(&&%&%) , leva um tempo para esquecer...
    Quanto ao orçamento é o seguinte, fiz na AGO no RJ e até onde sei a GASTAL não é mais autorizada ou fechou ( não sei direito) mas o fato é que meu contato lá do Rio me passou o telefone da AGO e acabei não ligando para este detalhe.
    Seja como for, conversei (por telefone com o pessoal da AGO ) e na realidade confesso que exagerei um pouquinho..rs rs em relação ao orçamento,mas era quase isto ( 100 pratas por hora) e como pra fazer as contas ficou mais fácil é por aí mesmo.
    Mas eles foram muito honestos e para dizer a verdade me ajudaram, pois diante de um orçamento destes....
    Acho que vou me candidatar a vaga de tesoureiro do PT, talvez resolva isto..kakakakakaka.

    Um pena , pois fiquei realmente impressionado com a cherokee que pilotei , o motor a diesel turbinado é de excelente resposta..Mas nada como a experiência dos colegas da lista.
    Em relação as cherokas a gasolina,penso que você acaba tendo que optar por gás natural ..E apesar de econômico, etc.etc. Não gosto de carro a gás, e vou evitar ao máximo ter um sempre que puder...
    Mais uma vez , obrigado pelas dicas.

    [ ]s orientados

    Sérgio


    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal
    Fala SERGIO, bom parabens pela escolha só por ser CHEROKEE, infelizmente as modelos a DIESEL, eu mesmo não aconselho, a história do motor que equipa este carro é bem complicada, este é um motor DETROIT DIESEL, 2.5 com 117 CV, o problema é o tipo do motor, pois se trata de motor com cabeçotesindiviuais, o que no caso de quebra tem de ser feito individualmente, por ser de alumínio, dependo do estrago é ele não pega passe e ai só trocando mesmo, a pancada é grande, 3.500r$ CADA , mesmo assim o passe e recuperaçãoem um desses fica em 1000R$ em lugar aqui no RIO, mas não ´para por ai a mangueira da turbina sempre se rompe dependendo do desgaste e só pode ser reparada por original, pois tem uma curva lateral que fica impossível de ser reproduzida, existem outro pequenos defeitrosde superaquecimento, mas ai e outro papo, QUERO SABE QUAL DAS DUAS lhe cobrou para fazer aavaliação, SAN DIEGO OU GASTAL

  • #8
    Usuário
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    Re: Comentários

    Mario

    Agora quem vai falar é quem TEM uma Sport diesel e não os palpiteiros de sempre.
    Tenho meu carro há dois anos e nunca me deu nenhum problema. Existem problemas de aquecimento relatados mesmo, mas isso foi corrigido nos modelos de 99 em diante, quando começaram a sair com um sistema de arrefecimento diferente, maior. Para evitar problema, eu não abuso das rotações, mas acho que isso deveria ser feito em qualquer motor diesel.

    Quanto ao custo que te falaram de um motor novo (17 mil), quanto você acho que custa um MWM novo? Ou um Powerstroke novo? Vai sair nessa faixa também.
    Lembro que a Grand Cherokee Laredo a diesel usa um motor muito parecido, com a diferença que é 5 cilindros. Mas a maioria das peças de um serve no outro, inclusive os famosos cabeçotes. Fora o motor, todas as outras peças do carro são idênticas à gasolina.

    Eu tenho e não me arrependo. O seguro É O MAIS BARATO entre os 4x4 a diesel do mercado. Faça a pesquisa e veja se não é verdade.

    Qualquer dúvida, é só me mandar uma msg em PVT.
    Cleuson
    XJ TD 99

  • #9
    Usuário Avatar de hsfujita
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    Mario,

    reitero aqui as palavras do Cleuson. Tive uma XJ diesel 99 por 2 anos e foi um axcelente carro. Rodei mais de 85.000 km sem nenhum problema. A minha tinha original, uma ventoinha elétrica trabalhando junto com o viscoso e trabalhava satisfatoriamente. Aqueceu uma vez apenas, mas também, foi marcada minha: tava subindo a serra de Ubatuba-Taubaté carregado, com o ar condicionado ligado em pleno verão e com o pé embaixo... ao contrário do que o Marcelo Carvalhal falou, o termometro indicava corretamente de modo que percebi a temperatura subir antes que algo acontecesse no motor; só desliguei o ar condicionado e aliviei o acelerador e continuei subindo numa boa.
    Quanto às peças, tem que garimpar um pouco que acha. por exemplo: o filtro de óleo na concessionária custa uns $120,00 mas o do Santana serve... Amortecedores são fabricados aqui mesmo pela Monroe e gastei uns $250,00 cada, que não é mais caro que o de qualquer pick-up.
    Realmente o seguro é o mais baixo entre qualquer 4x4 diesel do mercado. Quando estava p/ comprar a minha, estava em dúvida entre ela e uma Pajero, e o seguro desempatou a escolha: o seguro da Cheroka era METADE da Pajero e não precisava colocar rastreador como na Pajero!
    E para completar, ela é muito econômica. O Ceuson pode confirmar, se vc usar um diesel de boa qualidade e viajar a velocidades moderadas, ela chega a fazer mais de 13km/l. Muito melhor que a Xterra que eu tenho hoje com motor MWM.

  • #10
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    A San Diego me pediu 17.000,00, a 3 anos atras, pra trocar a bomba injetora da minha Dakota diesel.Por sorte ela estava na garantia.A pick up tinha 20.000 km e pifou a bomba injetora.teve que ser trocada.
    Sabe o que eu fiz logo após esse susto ? Vendi a maldita.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #11
    Usuário Avatar de MARIO SERGIO
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    Re: Comentários

    Cleuson e colegas desta lista:
    Deste jeito eu acabo voltando para minha cherokee, .ou melhor para o meu sonho..rs rs
    Veja bem , eu estou realmente " na agulha" para comprar uma,mas ainda vou( Tentar ) pesquisar ( isto se o impulso deixar..) antes de comprar.
    Gostei muito quando pilotei uma cherokee,mas estou achando estranho este negócio de ventilar com viscoso...Que trem é este? O colega abaixo informou ( valeu ) que pode-se adaptar uma ventoinha a mais...Bem acho isto meio estranho ( este tal aquecimento ) mas pelo o que li todos condordam que este problema de aquecimento é real na cherokee.

    Também tenho um jipe( Toyota Band) a diesel mas confesso que temperatura nunca tive problema ,ao contrário disto ,depois que troquei o radiador as vezes chego a pensar que o diacho do ponteiro naõ está funcionando pois a temperatura de uma Toyota Bandeirantes não oscila muito , para dizer a verdade quase nada.

    Mas, sabe como é estas maluquices de nós jipeiros, cismou....F( &¨%*¨*&¨*() , acaba trocando de viatura só para ver qual é....

    Mas , Obrigado mesmo por suas opiniões( e também pela dica do seguro ) , vou lhe escrever sim em particular mais tarde ,pois estou viajando a trabalho e assim que retornar vou fazer isto, pois tenho sim dúvidas sobre a cherokee.



    [ ]s mais animados..rs

    Sérgio


    Citação Postado originalmente por Cleuson
    Mario

    Agora quem vai falar é quem TEM uma Sport diesel e não os palpiteiros de sempre.
    Tenho meu carro há dois anos e nunca me deu nenhum problema. Existem problemas de aquecimento relatados mesmo, mas isso foi corrigido nos modelos de 99 em diante, quando começaram a sair com um sistema de arrefecimento diferente, maior. Para evitar problema, eu não abuso das rotações, mas acho que isso deveria ser feito em qualquer motor diesel.

    Quanto ao custo que te falaram de um motor novo (17 mil), quanto você acho que custa um MWM novo? Ou um Powerstroke novo? Vai sair nessa faixa também.
    Lembro que a Grand Cherokee Laredo a diesel usa um motor muito parecido, com a diferença que é 5 cilindros. Mas a maioria das peças de um serve no outro, inclusive os famosos cabeçotes. Fora o motor, todas as outras peças do carro são idênticas à gasolina.

    Eu tenho e não me arrependo. O seguro É O MAIS BARATO entre os 4x4 a diesel do mercado. Faça a pesquisa e veja se não é verdade.

    Qualquer dúvida, é só me mandar uma msg em PVT.
    Cleuson
    XJ TD 99

  • #12
    Usuário Avatar de hsfujita
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    13/05/2005
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    Mario,

    O ventilador "viscoso" é um ventilador que tem uma embreagem de escorregamento limitado, por isso chamam de viscoso. Tem vários carros que usam este tipo de ventilador: desde Corcel II até Toyota SW4(tive uma 94). Quanto a adaptar uma ventoinha a mais, ela já vem com os dois sistemas (viscoso + elétrico) original de fábrica. Quanto a esquentar não considero exatamente um defeito, mas sim uma característica do carro que a gente tem que ter em mente e monitorar sempre o mostrador do painel, mas isso vale para qualquer indicação do painel, se não não faria sentido todos aqueles relógios, não é mesmo? O projeto é realmete uma adaptação, e funciona muito bem na Europa ou na Argentina, onde o clima é mais frio, no nordeste deve ser naturalmente mais crítico.

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