Postado originalmente por
Maurício D'Arezzo
Olá, Faça o mais simples, use conta-giros ligado na bobina, o meu eu comprei no Josewal (
http://www.josewal4x4.com.br). Quanto a ligação eu mesmo fiz, é muito simples, veja no próprio conta-giros e no manual que acompanha, como é o esquema de ligação:
*um fio é ligado ao terra (-).
*outro é ligado ao positivo (+) após a chave de ignição, para quando a chave do contato estiver ligada, alimenta a bobina e todo o circuito do Jeep, inclusive o conta-giros.
*um terceiro fio alimenta a iluminação e é ligado junto com a chave que liga a lanterna (quando você ligar a lanterna do Jeep o mostrador do conta giro liga junto)
* e um quarto fio que é ligado ao fio negativo da bobina (no alto na bobina existem 2 terminais fixados com porquinhas um é positivo (+) e o outro é negativo (-) tem o sinal gravado lá, ligue no "negativo".
Esse negativo é ligado ao distribuidor (na parte superior/lateral do distribuidor tem um parafuso com 2 porcas que é ligado ao platinado (parte interna do distribuidor) e cada vez que o platinado fecha ele carrega a bobina e quando abre é a vez do rotor estar apontado para uma vela e descarrega a bobina e esse movimento em pulsos de abre e fecha é que o conta-giros calcula a rotação do motor.
Existe um modelo bem simples com o mostrador preto bem parecido com o velocimetro original, é uma questão de gosto, na minha opinião o conta-giros no alto é mais fácil de ver, fica mais ao alcance dos olhos.
Segue foto da bobina/distribuidor.
Maurício.