x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
    Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 0

Volante Absorve Imperfeições da Pista, Não é Shimmy !!!!!

Colegas do forum, talvez um de vocês já tenha vivido o mesmo problema que eu.
    Tenho no meu jeep Willys, pneus 35" Mudzilla e caixa de direção de Santana ( não hidráulica ), amortecedor de direção de Toyota.
    Antes de instalar o amortecedor de Toyota meu jeep tinha Shimmy, com o amortecedor o shimmy parou porém agora eu sinto todas as insperfeições do asfalto no volante , dependendo do tamanho do buraco, o carro toma o volante da minha mão.
    Agradeceria se alguém do forum pudesse ajudar-me a obter uma solucão para meu problema.

Grande abraço,

Admilson

Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Agradecimentos: 5
    Eu já tive esse problema! No meu jeep era a barra de direção q liga a caixa ate a roda muito curta, a barra ia da caixa ate a roda do passageiro e a solução foi passar essa barra para o lado do motorista, para diminuir a inclinação dela.
    Tem um tópico q fala sobre isso:http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...recao-vw.html~

T+
    Murilo Beltrame

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Citação Postado originalmente por Admilson Ver Post
    Colegas do forum, talvez um de vocês já tenha vivido o mesmo problema que eu.
    Tenho no meu jeep Willys, pneus 35" Mudzilla e caixa de direção de Santana ( não hidráulica ), amortecedor de direção de Toyota.
    Antes de instalar o amortecedor de Toyota meu jeep tinha Shimmy, com o amortecedor o shimmy parou porém agora eu sinto todas as insperfeições do asfalto no volante , dependendo do tamanho do buraco, o carro toma o volante da minha mão.
    Agradeceria se alguém do forum pudesse ajudar-me a obter uma solucão para meu problema.

Grande abraço,

Admilson
    Admilson,

Amortecedor de direção não elimina shimmy, ele mascara o problema. Shimmy normalmente é originado por desgaste ou desajuste na suspensão. O problema que vc cita ao passar em buracos ou ondulações não é shimmy, ele é conhecido como bumpsteer e tem vários tópicos no fórum que explicam esse sintoma, suas causas e como solucionar, começando pelo link abaixo:

Bumpsteer - O Segundo da Série

[]´s

Usuário Avatar de 4X4GARAGE
    Entrada
    08/08/2008
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    eu verificaria primeiro o caster do jeepao!
    []s

Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Ronaldo,

Obrigado pela informação, visitei o topico que vc indicou, sensacional.

Meu Jeep possui coluna de direção adaptada, quero dizer, a coluna entra pelo painel do carro obviamente sai dentro do cofre através da parede corta fogo.
    Um eixo sai praticamente da parede corta fogo e vai até a caixa de direção instalada lá na frente perto da grade dianteira.
    Esse eixo, com articulação nas duas extremidades está montado nem na horizontal como vertical ( +/- 45 graus ), será que é isso que faz absorver o movimento da suspenção e feixe de molas ?
    Sendo assim, o que é recomendado fazer, alterar a posição do eixo que vai da parede corta fogo até a caixa ?

Você acha que se eu colocar direção hidráulica acabará com o Bumpsteer ? Os mecânicos que fizeram a adaptação não sabem o que fazer.

abraço,

Admilson

Admilson, o que o 4x4Garage falou é mais provavel, eu estive na estrada neste fim de semana e em muitos pontos de mini ondulações tipo batata Ruffles ia direto pro volante, mas não é shimmi. Uma coisa que eu faço é baixar a pressão do pneu um pouco, uso 17 a 18 libras na dianteira para pegar asfalto, estou com pneus 31" Firestone ATX. No meu caso ainda, recentemente mandei gabaritar o eixo dianteiro para diminuir o camber original dele onde a inclinação original do pino mestre é de 8°, ficou com uns 2 ou 3° agora e melhorou muuuuuito. Obviamente o shimmi também esta relacionado com o alinhamento já percebi se eu deixo mais ou menos fechado os pneus ele volta a dar. Terminais ruins, folga exagerada do rolamento de roda....

Citação Postado originalmente por Admilson Ver Post
    Ronaldo,

Obrigado pela informação, visitei o topico que vc indicou, sensacional.

Meu Jeep possui coluna de direção adaptada, quero dizer, a coluna entra pelo painel do carro obviamente sai dentro do cofre através da parede corta fogo.
    Um eixo sai praticamente da parede corta fogo e vai até a caixa de direção instalada lá na frente perto da grade dianteira.
    Esse eixo, com articulação nas duas extremidades está montado nem na horizontal como vertical ( +/- 45 graus ), será que é isso que faz absorver o movimento da suspenção e feixe de molas ?
    Sendo assim, o que é recomendado fazer, alterar a posição do eixo que vai da parede corta fogo até a caixa ?

Você acha que se eu colocar direção hidráulica acabará com o Bumpsteer ? Os mecânicos que fizeram a adaptação não sabem o que fazer.

abraço,

Admilson
    Será que o que vc está sentindo não é a diferença entre o jogo da carroceria / chassi?
    Quando montei meu setor do santana, comprei uma barra de direção telescópica (se não me engano era do corcel), pois assim, se existir algum jogo entre a carroceria e o setor, a barra absorve esse movimento axial.

Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Esse é o grande mistério, qdo passo em qualquer buraco, o volante gira de tomar ele da minha mão. Estou acreditando que é o tal do fenomeno BUMPSTEER.
    Vou conversar com os mecânicos para efetuar mais uma tentativa, agora acho que vou tentar mudar o angulo da barra que sai da caixa de direção para a roda, segundo um artigo do forum, esse angulo deve ser o menor possivel.
    Se alguem mais tiver idéias, favor postar.

Grande abraço.

Admilson

Se ele está girando, é sinal que alguma barra está formando uma alavanca quando a suspensão sobe/desce. Provavelmente com os amortecedores antigos (mais duros) a suspensão não jogava tanto e vc não sentia o problema.
    Coloca uma foto de como está a ligação entre o setor/munhões...

Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Vou postar fotos aqui, talvez alguém pode ajudar visualizando o que esta errado.

Usuário Avatar de vavarusso
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    JUAZEIRO/BA
    Agradecimento: 1
    Deixe eu dar meu pitaco: Acho que deve ser a angulação da coluna, os 45%. Aproveitando pra perguntar: No máximo qts cruzetas se pode usar numa coluna????

Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Deixe eu dar meu pitaco: Acho que deve ser a angulação da coluna, os 45%. Aproveitando pra perguntar: No máximo qts cruzetas se pode usar numa coluna????
    Ola Vavarusso, eu tenho um amigo que trabalha numa empresa chamada Fuji Autotec, segundo ele me falou na epoca que eu estava fazendo a minha que, quanto menos melhor mas disse isso mais em função do risco maior de quebra de cruzeta, segundo ele na engenharia de montagem dos carros não se fala em, por exemplo, mais de 3 cruzetas.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Shimmy - Samurai
      Por Samambaia no fórum Suzuki
      Respostas: 43
      Última resposta: 20/08/2015, 19:57
    2. Shimmy no Samuca 97
      Por Roberto Miglioli no fórum Suzuki
      Respostas: 19
      Última resposta: 29/07/2009, 13:57
    3. Shimmy
      Por Lucianom38a1 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 0