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Convex Datacenter
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  • #1
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    07/01/2012
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    São Bernardo do Campo/SP
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    Volante Absorve Imperfeições da Pista, Não é Shimmy !!!!!




    Colegas do forum, talvez um de vocês já tenha vivido o mesmo problema que eu.
    Tenho no meu jeep Willys, pneus 35" Mudzilla e caixa de direção de Santana ( não hidráulica ), amortecedor de direção de Toyota.
    Antes de instalar o amortecedor de Toyota meu jeep tinha Shimmy, com o amortecedor o shimmy parou porém agora eu sinto todas as insperfeições do asfalto no volante , dependendo do tamanho do buraco, o carro toma o volante da minha mão.
    Agradeceria se alguém do forum pudesse ajudar-me a obter uma solucão para meu problema.

    Grande abraço,

    Admilson

  • #2
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    09/08/2010
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    SP & Franco da Rocha./SP
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    Eu já tive esse problema! No meu jeep era a barra de direção q liga a caixa ate a roda muito curta, a barra ia da caixa ate a roda do passageiro e a solução foi passar essa barra para o lado do motorista, para diminuir a inclinação dela.
    Tem um tópico q fala sobre isso:http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...recao-vw.html~


    T+
    Murilo Beltrame

  • #3
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    26/09/2004
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    Citação Postado originalmente por Admilson Ver Post
    Colegas do forum, talvez um de vocês já tenha vivido o mesmo problema que eu.
    Tenho no meu jeep Willys, pneus 35" Mudzilla e caixa de direção de Santana ( não hidráulica ), amortecedor de direção de Toyota.
    Antes de instalar o amortecedor de Toyota meu jeep tinha Shimmy, com o amortecedor o shimmy parou porém agora eu sinto todas as insperfeições do asfalto no volante , dependendo do tamanho do buraco, o carro toma o volante da minha mão.
    Agradeceria se alguém do forum pudesse ajudar-me a obter uma solucão para meu problema.

    Grande abraço,

    Admilson
    Admilson,

    Amortecedor de direção não elimina shimmy, ele mascara o problema. Shimmy normalmente é originado por desgaste ou desajuste na suspensão. O problema que vc cita ao passar em buracos ou ondulações não é shimmy, ele é conhecido como bumpsteer e tem vários tópicos no fórum que explicam esse sintoma, suas causas e como solucionar, começando pelo link abaixo:

    Bumpsteer - O Segundo da Série

    []´s

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Ronaldo B. Ver Post
    Admilson,

    Amortecedor de direção não elimina shimmy, ele mascara o problema. Shimmy normalmente é originado por desgaste ou desajuste na suspensão. O problema que vc cita ao passar em buracos ou ondulações não é shimmy, ele é conhecido como bumpsteer e tem vários tópicos no fórum que explicam esse sintoma, suas causas e como solucionar, começando pelo link abaixo:

    Bumpsteer - O Segundo da Série

    []´s
    Ronaldo,

    Primeiramente obrigado por responder minha pergunta, a partir da sua resposta iniciei minha pesquisa e entendí realmente o problema do meu jeep, só não estou com a solução clara em mente.

    Postei uma foto na ligação caixa/amortecedor/barramento, por favor, me diz o que você acha que está de errado nisso.

    Se puder, envie uma foto de um exemplo de montagem.

    Abraço.

  • #5
    Usuário Avatar de 4X4GARAGE
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    eu verificaria primeiro o caster do jeepao!
    []s

  • #6
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    07/01/2012
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    Ronaldo,

    Obrigado pela informação, visitei o topico que vc indicou, sensacional.

    Meu Jeep possui coluna de direção adaptada, quero dizer, a coluna entra pelo painel do carro obviamente sai dentro do cofre através da parede corta fogo.
    Um eixo sai praticamente da parede corta fogo e vai até a caixa de direção instalada lá na frente perto da grade dianteira.
    Esse eixo, com articulação nas duas extremidades está montado nem na horizontal como vertical ( +/- 45 graus ), será que é isso que faz absorver o movimento da suspenção e feixe de molas ?
    Sendo assim, o que é recomendado fazer, alterar a posição do eixo que vai da parede corta fogo até a caixa ?

    Você acha que se eu colocar direção hidráulica acabará com o Bumpsteer ? Os mecânicos que fizeram a adaptação não sabem o que fazer.

    abraço,

    Admilson

  • #7
    Admilson, o que o 4x4Garage falou é mais provavel, eu estive na estrada neste fim de semana e em muitos pontos de mini ondulações tipo batata Ruffles ia direto pro volante, mas não é shimmi. Uma coisa que eu faço é baixar a pressão do pneu um pouco, uso 17 a 18 libras na dianteira para pegar asfalto, estou com pneus 31" Firestone ATX. No meu caso ainda, recentemente mandei gabaritar o eixo dianteiro para diminuir o camber original dele onde a inclinação original do pino mestre é de 8°, ficou com uns 2 ou 3° agora e melhorou muuuuuito. Obviamente o shimmi também esta relacionado com o alinhamento já percebi se eu deixo mais ou menos fechado os pneus ele volta a dar. Terminais ruins, folga exagerada do rolamento de roda....

  • #8
    Citação Postado originalmente por Admilson Ver Post
    Ronaldo,

    Obrigado pela informação, visitei o topico que vc indicou, sensacional.

    Meu Jeep possui coluna de direção adaptada, quero dizer, a coluna entra pelo painel do carro obviamente sai dentro do cofre através da parede corta fogo.
    Um eixo sai praticamente da parede corta fogo e vai até a caixa de direção instalada lá na frente perto da grade dianteira.
    Esse eixo, com articulação nas duas extremidades está montado nem na horizontal como vertical ( +/- 45 graus ), será que é isso que faz absorver o movimento da suspenção e feixe de molas ?
    Sendo assim, o que é recomendado fazer, alterar a posição do eixo que vai da parede corta fogo até a caixa ?

    Você acha que se eu colocar direção hidráulica acabará com o Bumpsteer ? Os mecânicos que fizeram a adaptação não sabem o que fazer.

    abraço,

    Admilson
    Será que o que vc está sentindo não é a diferença entre o jogo da carroceria / chassi?
    Quando montei meu setor do santana, comprei uma barra de direção telescópica (se não me engano era do corcel), pois assim, se existir algum jogo entre a carroceria e o setor, a barra absorve esse movimento axial.

  • #9
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    Esse é o grande mistério, qdo passo em qualquer buraco, o volante gira de tomar ele da minha mão. Estou acreditando que é o tal do fenomeno BUMPSTEER.
    Vou conversar com os mecânicos para efetuar mais uma tentativa, agora acho que vou tentar mudar o angulo da barra que sai da caixa de direção para a roda, segundo um artigo do forum, esse angulo deve ser o menor possivel.
    Se alguem mais tiver idéias, favor postar.

    Grande abraço.

    Admilson

  • #10
    Se ele está girando, é sinal que alguma barra está formando uma alavanca quando a suspensão sobe/desce. Provavelmente com os amortecedores antigos (mais duros) a suspensão não jogava tanto e vc não sentia o problema.
    Coloca uma foto de como está a ligação entre o setor/munhões...

  • #11
    Usuário
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    07/01/2012
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    Vou postar fotos aqui, talvez alguém pode ajudar visualizando o que esta errado.

  • #12
    Usuário Avatar de vavarusso
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    01/06/2011
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    JUAZEIRO/BA
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    Deixe eu dar meu pitaco: Acho que deve ser a angulação da coluna, os 45%. Aproveitando pra perguntar: No máximo qts cruzetas se pode usar numa coluna????

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