x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 0

Volante Absorve Imperfeições da Pista, Não é Shimmy !!!!!

Colegas do forum, talvez um de vocês já tenha vivido o mesmo problema que eu.
    Tenho no meu jeep Willys, pneus 35" Mudzilla e caixa de direção de Santana ( não hidráulica ), amortecedor de direção de Toyota.
    Antes de instalar o amortecedor de Toyota meu jeep tinha Shimmy, com o amortecedor o shimmy parou porém agora eu sinto todas as insperfeições do asfalto no volante , dependendo do tamanho do buraco, o carro toma o volante da minha mão.
    Agradeceria se alguém do forum pudesse ajudar-me a obter uma solucão para meu problema.

Grande abraço,

Admilson

Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Agradecimentos: 5
    Eu já tive esse problema! No meu jeep era a barra de direção q liga a caixa ate a roda muito curta, a barra ia da caixa ate a roda do passageiro e a solução foi passar essa barra para o lado do motorista, para diminuir a inclinação dela.
    Tem um tópico q fala sobre isso:http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...recao-vw.html~

T+
    Murilo Beltrame

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Citação Postado originalmente por Admilson Ver Post
    Colegas do forum, talvez um de vocês já tenha vivido o mesmo problema que eu.
    Tenho no meu jeep Willys, pneus 35" Mudzilla e caixa de direção de Santana ( não hidráulica ), amortecedor de direção de Toyota.
    Antes de instalar o amortecedor de Toyota meu jeep tinha Shimmy, com o amortecedor o shimmy parou porém agora eu sinto todas as insperfeições do asfalto no volante , dependendo do tamanho do buraco, o carro toma o volante da minha mão.
    Agradeceria se alguém do forum pudesse ajudar-me a obter uma solucão para meu problema.

Grande abraço,

Admilson
    Admilson,

Amortecedor de direção não elimina shimmy, ele mascara o problema. Shimmy normalmente é originado por desgaste ou desajuste na suspensão. O problema que vc cita ao passar em buracos ou ondulações não é shimmy, ele é conhecido como bumpsteer e tem vários tópicos no fórum que explicam esse sintoma, suas causas e como solucionar, começando pelo link abaixo:

Bumpsteer - O Segundo da Série

[]´s

Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Citação Postado originalmente por Ronaldo B. Ver Post
    Admilson,

Amortecedor de direção não elimina shimmy, ele mascara o problema. Shimmy normalmente é originado por desgaste ou desajuste na suspensão. O problema que vc cita ao passar em buracos ou ondulações não é shimmy, ele é conhecido como bumpsteer e tem vários tópicos no fórum que explicam esse sintoma, suas causas e como solucionar, começando pelo link abaixo:

Bumpsteer - O Segundo da Série

[]´s
    Ronaldo,

Primeiramente obrigado por responder minha pergunta, a partir da sua resposta iniciei minha pesquisa e entendí realmente o problema do meu jeep, só não estou com a solução clara em mente.

Postei uma foto na ligação caixa/amortecedor/barramento, por favor, me diz o que você acha que está de errado nisso.

Se puder, envie uma foto de um exemplo de montagem.

Abraço.

Usuário Avatar de 4X4GARAGE
    Entrada
    08/08/2008
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    eu verificaria primeiro o caster do jeepao!
    []s

Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Ronaldo,

Obrigado pela informação, visitei o topico que vc indicou, sensacional.

Meu Jeep possui coluna de direção adaptada, quero dizer, a coluna entra pelo painel do carro obviamente sai dentro do cofre através da parede corta fogo.
    Um eixo sai praticamente da parede corta fogo e vai até a caixa de direção instalada lá na frente perto da grade dianteira.
    Esse eixo, com articulação nas duas extremidades está montado nem na horizontal como vertical ( +/- 45 graus ), será que é isso que faz absorver o movimento da suspenção e feixe de molas ?
    Sendo assim, o que é recomendado fazer, alterar a posição do eixo que vai da parede corta fogo até a caixa ?

Você acha que se eu colocar direção hidráulica acabará com o Bumpsteer ? Os mecânicos que fizeram a adaptação não sabem o que fazer.

abraço,

Admilson

Admilson, o que o 4x4Garage falou é mais provavel, eu estive na estrada neste fim de semana e em muitos pontos de mini ondulações tipo batata Ruffles ia direto pro volante, mas não é shimmi. Uma coisa que eu faço é baixar a pressão do pneu um pouco, uso 17 a 18 libras na dianteira para pegar asfalto, estou com pneus 31" Firestone ATX. No meu caso ainda, recentemente mandei gabaritar o eixo dianteiro para diminuir o camber original dele onde a inclinação original do pino mestre é de 8°, ficou com uns 2 ou 3° agora e melhorou muuuuuito. Obviamente o shimmi também esta relacionado com o alinhamento já percebi se eu deixo mais ou menos fechado os pneus ele volta a dar. Terminais ruins, folga exagerada do rolamento de roda....

Citação Postado originalmente por Admilson Ver Post
    Ronaldo,

Obrigado pela informação, visitei o topico que vc indicou, sensacional.

Meu Jeep possui coluna de direção adaptada, quero dizer, a coluna entra pelo painel do carro obviamente sai dentro do cofre através da parede corta fogo.
    Um eixo sai praticamente da parede corta fogo e vai até a caixa de direção instalada lá na frente perto da grade dianteira.
    Esse eixo, com articulação nas duas extremidades está montado nem na horizontal como vertical ( +/- 45 graus ), será que é isso que faz absorver o movimento da suspenção e feixe de molas ?
    Sendo assim, o que é recomendado fazer, alterar a posição do eixo que vai da parede corta fogo até a caixa ?

Você acha que se eu colocar direção hidráulica acabará com o Bumpsteer ? Os mecânicos que fizeram a adaptação não sabem o que fazer.

abraço,

Admilson
    Será que o que vc está sentindo não é a diferença entre o jogo da carroceria / chassi?
    Quando montei meu setor do santana, comprei uma barra de direção telescópica (se não me engano era do corcel), pois assim, se existir algum jogo entre a carroceria e o setor, a barra absorve esse movimento axial.

Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Esse é o grande mistério, qdo passo em qualquer buraco, o volante gira de tomar ele da minha mão. Estou acreditando que é o tal do fenomeno BUMPSTEER.
    Vou conversar com os mecânicos para efetuar mais uma tentativa, agora acho que vou tentar mudar o angulo da barra que sai da caixa de direção para a roda, segundo um artigo do forum, esse angulo deve ser o menor possivel.
    Se alguem mais tiver idéias, favor postar.

Grande abraço.

Admilson

Se ele está girando, é sinal que alguma barra está formando uma alavanca quando a suspensão sobe/desce. Provavelmente com os amortecedores antigos (mais duros) a suspensão não jogava tanto e vc não sentia o problema.
    Coloca uma foto de como está a ligação entre o setor/munhões...

Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Vou postar fotos aqui, talvez alguém pode ajudar visualizando o que esta errado.

Usuário Avatar de vavarusso
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    JUAZEIRO/BA
    Agradecimento: 1
    Deixe eu dar meu pitaco: Acho que deve ser a angulação da coluna, os 45%. Aproveitando pra perguntar: No máximo qts cruzetas se pode usar numa coluna????

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Shimmy - Samurai
      Por Samambaia no fórum Suzuki
      Respostas: 43
      Última resposta: 20/08/2015, 19:57
    2. Shimmy no Samuca 97
      Por Roberto Miglioli no fórum Suzuki
      Respostas: 19
      Última resposta: 29/07/2009, 13:57
    3. Shimmy
      Por Lucianom38a1 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 0