x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 15 de 15

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2



    Citação Postado originalmente por felipe kowalski
    isso quer dizer que o alternador mesmo que seja o mais fraco vai carregar a bateria de mais amperagem? mesmo que o alternador seja de 35 ah e a bateria seja de 170ah?
    Nao confunda Ampere com Amperehora! O correto e dizer alternador de 35A.
    Sim, o alternador ira carregar a bateria, independente da autonomia da mesma, sendo que o tempo necessario para a tarefa sera maior do que o normal.
    Citação Postado originalmente por felipe kowalski
    eu tenho um exemplo pratico, um onibus tem um alternador de 35 ah para carregar duas baterias 170 ah e ele anda o dia inteiro mas nao carrega mais que 35 ah! as baterias ficam fracas, e por exemplo nao conseguem manter as luzes e todos equipamentos eletricos(TV, DVD, bomba de agua, luzes internas etc...) do onibus ligados por muito tempo. um eletricista deu uma olhada, e disse que o alternador tem que ser da mesma amperagem da bateria e ate um pouco mais. ele estaria errado então?
    Nao se pode esquecer que o alternador deve carregar a bateria e fornecer corrente para todos os equipamentos instalados, sendo que isso ocorre simultaneamente. Pode ser que neste caso a carga instalada seja grande demais, consumindo grande parte da corrente fornecida pelo alternador, que neste caso e de 35 A. Assim sendo, a corrente de carga da bateria(s), torna-se baixa, necessitando-se mais tempo do que o normal. Tal fato ocorre devido a atuacao do regulador de corrente, que estara operando no limite. O controle da corrente fornecida a carga e realizado atraves da variacao da tensao de excitacao. Estando o alternador operando no limite, sua tensao de saida sofre um pequeno decrescimo.
    Neste caso, um alternador de maior capacidade e recomendavel.
    O alternador e dimensionado de acordo com a carga a ser alimentada e nao pela capacidade da bateria, embora a mesma seja parte da carga.
    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #2
    Pessoal,

    Para facilitar a compreensão é só fazer analogia com um circuito hidráulico, onde a corrente é relacionada ao fluxo d'água, a bateria a um reservatório (caixa d'água) e o consumo (equipamentos ligados) à torneiras, ficando para o gerador a correspondência com uma bomba d'água.

    Como todo mundo sabe, caixa d'água - e bateria de tabela - é um reservatório para uso específico, temporário, que serve para suprir o consumo quando a bomba está parada, e sua capacidade tem que ser de acordo com o consumo nesta condição de ausência de reposição.
    Se a caixa tiver uma capacidade de 50 litros e pelas torneiras fluem 50 litros por hora (50A/h) a autonomia da caixa será de 1 hora. Se pelas torneiras fluem 25 litros por hora (25A/h) a autonomia será de 2 horas, e assim por diante, ocorrendo exatamente o mesmo com a bateria, que em condições normais de uso não deve ser exaurida, caso contrário corremos o risco de ficar sem água (energia).

    A bomba (gerador) tem uma capacidade máxima de bombeamento, um limite de fluxo (limite de Ampéres) que tem que ser de acordo com o consumo máximo, e por consumo devemos entender não só as torneiras como também a reposição de água no reservatório (bateria).
    Caso o consumo seja superior à capacidade de bombeamento a diferença terá que ser suprida pelo reservatório. Débito maior que crédito e com o passar do tempo teremos falta d'água.
    Caso o consumo seja inferior à capacidade de bombeamento nenhum problema, mas também nenhum ganho, a não ser maior rapidez na reposição do reservatório, mas aqui fica uma diferença importante em relação a esta analogia, já que a bateria não pode ser recarregada acima de uma determinada corrente - via de regra em torno de 10% da sua capacidade nominal de descarga (em A/h) - sob risco de ter sua vida útil comprometida.

    Abraços,

  • #3
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Sukys,
    Boa explicacao, esta e uma analogia que funciona e facilita o entendimento aos colegas que nao conhecem eletricidade.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade