Obrigado a todos!
Vou seguir as sugestões e levar o carro a um especialista para ver se basta limpar as escovas ou se vai ser necessário troca-las.
Valeu! :D
Versão Imprimível
Obrigado a todos!
Vou seguir as sugestões e levar o carro a um especialista para ver se basta limpar as escovas ou se vai ser necessário troca-las.
Valeu! :D
eh bem isso que o Tio falou.Citação:
Postado originalmente por wladimircapelo
mas as escovas tem que ser trocadas. custam a extraordinaria fortuna de 7,00 (foi o que paguei nas minhas,arranque do maveco V8 )
a merda eh trocar, um saco.
quanto ao tec-tec bem provavel que seja isso mesmo ou mal contado devido a cabos zinabrados.
observem que no corpo do motor de arranque existe um orificio que DEVE ser lacrado pela sua borracha original (coisa impossivel de se achar) ou silicone industrial.
junto ao bico tambem, pois se entra agua , ou lama f#de tudo mesmo.
geralmente manutençao do arranque eh barata(buchas,bendix,escovas), agora se o negocio ta feio(induzido ou automatico) dependento do arranque eh de chorar mesmo.
no arranque do BF tem uma coifa de borracha que fica no braço do automatico (que empurra o bendix em direçao a cremalheira)
essa borracha eh muito dificil de achar, mas ajuda MUITO na conservaçao do arranque.
[]`s
:D Salve Galera!!!
:o O "Tec" é sintoma do automático. Andando em praia, deve-se redobrar o já triplicado cuidado com oxidação. :wink: Todos os terminais e cabos sofrem com isso. Não basta só vedar o motor de partida, é preciso vedar a capa-seca também, pois se entra água (barro/areia), a cremalheira se encarrega de espalhar tudo, levando para o motor de partida também...
Além da escovas, as molas devem estar OK, sem oxidação. Elas não possuem tratamento (zincagem) e facilmente enferrujam, perdendo a ação. Eu sempre deixava elas engraxadas... Uma vez trancou, pois resíduos dos carvões grudaram na graxa... É coisa chata mesmo, e dependendo do uso, só uma freqüente manutenção vai deixar sempre em ordem.
Outra coisa é a pista de rolagem das escovas, no induzido. Ela é um barramento, que não pode ter contato, um com outro. É preciso que esse espaço entre as barras esteja sempre limpo. Os resíduos dos carvões podem entupir e fazer o contato, o que faz o motor perder força (algum eletrecista poderia explicar isso em termos técnicos... :lol: ). Assim como um desgaste nesse barramento pode prejudicar o contato com as escovas. É possível dar um passe no torno, nesse barramento, como se faz com um freio, para que fique uniforme. Fiz isso e a mudança foi brutal! :wink:
[]'s
Fala Giovani!Citação:
Postado originalmente por Giovani
Vou tentar explicar de um modo bem resumido.
O barramento que voce se refere eh o chamado comutador de laminas, sendo que cada lamina esta conectada a dois terminais de bobina do induzido. O induzido, por sua vez eh composto de varias bobinas que no caso do motor de arranque, sao barras. De certa forma, pode-se considerar o induzido como um grupo de bobinas interligadas em serie. As escovas sao responsaveis por transmitir a passagem de corrente eletrica da fonte para as bobinas.
Quando ha acumulo de grafite (material base das escovas) entre as laminas, ocorre um pequeno curto-circuito entre elas, permitindo um caminho alternativo para a corrente eletrica que nao passara pela bobina do induzido (bobina curto-circuitada). desta forma, o campo magnetico para a interacao passa a ser afetado, refletindo em perda de torque do motor e gerando aquecimento no mesmo.
Pode-se dar um "passe" no torno, desde que nao seja muita coisa. Com a reducao do diametro do comutador, altera-se o tamanho (area superficial) de cada lamina.
Outra coisa que se deve observar eh para que se utilize as escovas adequadas bem como com a carga correta (pressao da mola). Existem escovas com diferenca de dureza, sendo que escovas macias em demasia liberam muito po e sujam todo o motor, comprometendo a sua isolacao (junto com agua eh uma festa !). Escovas duras tendem a "usinar" o comutador removendo material.
Saliento que na reposicao das escovas, deve-se tomar o cuidado para o assentamento das mesmas. Como as extremidades geralmente sao quadradas, apenas uma pequena parte mantem contato com a lamina. Faz-se necessario um pequeno arco na extremidade da escova(lembrando que o comutador eh cilindrico). Pode-se utilizar uma lixa para o ajuste inicial e depois alimentar o motor com tensao reduzida, para que funcione a vazio (se possivel). O detalhe a ser observado eh que deve haver uma boa area de contato para que a corrente flua.
Para nao ter problema sempre utilizem as escovas recomendadas pelo fabricante.
A dica vale para alternadores e dinamos tambem.
Sds.
Nos textos de cuidados pós trilha eu nunca vejo a revisão do motor de partida, pelo que percebi esse item entra bastante sujeira quando o barro+água chega nele... deveria existir um meio mais fácil de limpá-lo, vou desmontar o meu este final de semana com a ajuda do Pagani, e caso saia do ponto o towbar sempre está lá para me salvar... :mrgreen:
:D Boa explicação Alessandro Henrique!!!
:o O passe à que me refiro, é coisa de décimos de milímetro. :wink: Às vezes basta passar uma lixa fina...
:D Fala Cristriano!!!Citação:
Postado originalmente por cristiano.attie
:o Não vê nos cuidados pós trilha, pq está nos cuidados pré-trilha... :lol:
:D Tem que vedar o motor de partida e a capa seca antes da trilha. :wink: Fazendo isso, vc só mexe nele se der problema. Ou antes de fazer uma viagem mais longa, só por garantia, caso tenha feito algumas trilhas antes...
[]'s
Grande Giovani, entendi que voce se referiu a decimos, eh que alguns acham que podem tirar cerca de 1mm, para remover os sulcos criados pelas escovas... :DCitação:
Postado originalmente por Giovani
Sds.
bom, falando em vedar a caixa seca... vou perguntar aqui. vedei com silicone aquela borracha por onde entra o cabo da embreagem, e agora lá não entra nada de pó nem barro, mas em cima da caixa seca, perto do cambio tem uma entrada tb... é preciso vedar toda a caixa seca??????
ficando só aquele buraquinho em baixo como respiro!????
outra, como faço para vedar o motor de partida!????
só com silicone mesmo!??? poderiam me mandar uma foto dele vedado para eu ter idéia do que fazer!??
abraços
Otávio
:D Fala Otávio!!!Citação:
Postado originalmente por tavio_g
:D É pra vedar tudo mesmo!!!! Inclusive o buraquinho de baixo... Ooooops... :lol: Vede toda ela, deixe só o debaixo aberto, enquanto vc roda por aí... Antes da trilha, tasca silica nele! Depois da trilha, remova o slicone, para deixar ela "respirar"... :wink:
O motor de partida deve ter todas as junções vedadas. Se estiver tudo em ordem, ele deve ter borrachinhas por tudo. Se vc ver algum buraco, tape com silicone. Retire ele do motor para fazer isso. Na montagem, passe silicone entre ele e a capa seca também. Use silicone Cooper da Loctite, usado em juntas de motores. É da cor laranja escuro, mais caro um pouco, mas resiste à óleo, graxas, etc e não é ácido. Com silicone comum, vc pode observar uma oxidação nas peças, depois que ele seca... :roll: Além de se soltar com relativa facilidade...
Não use cola de junta da 3M, aquela nhaca preta! :P
[]'s
ok. fecharei todos os buracos de lá.
mas me pergunto se a rotação da embreagem lá dentro não fará uma expulsão do ar de lá pra fora? então será q esse buraquinho de baixo(ops!) não poderia ficar aberto!??? hummm... hehe
bom, estou fechando td qto é buraco do jeep. distribuidor já tá vedado, agora capa seca, motor de partida, acho que vou comprar um magic-pack e enrolar nele inteiro embaixo! hehe fica mais fácil.
mas falando sério agora. e mudando um pouco de assunto.
já fiz snorkel pro cambio e diferencial, modulo da ignição eletronica está alto e vedado também. Já fiz td isso q escrevi aí em cima, vou colocar silicone no encaixe do carter com a caixa seca para não entrar barro por alí. O que mais eu tenho que fazer para protejer as outras peças.
O que sobrou, o alternador, que agora estou colocando o do tempra de 90a. tem algo a mais que eu esquecí!? ahh não vou fazer snorkel pro filtro pq ele já tá alto embaixo do capô e se eu entrar numa água que chegue alí, vou estar com água na cintura dentro dele.
mais alguma dica!?
valeu Giovani!!!
:D Não é pra tanto... Como eu disse, deixe aberto para ventilar, quando em uso urbano. Na trilha (1 ou 2 dias) pode e deve lacrar.Citação:
Postado originalmente por tavio_g
Posso perguntar como vc fez isso??? Cuidado para não cair na tentação de passar silica na borda da tampa do distribuidor... Condensa água no 1º choque térmico...Citação:
distribuidor já tá vedado,
Nesse não tem muito à fazer... Ou melhor, nada! Se pegar só uma água, sem problema. Pode vir a oxidar contatos com o tempo... O problema é se pegar lama grossa. Daquela que entope tudo... Aí é revisão mesmo...Citação:
O que sobrou, o alternador, que agora estou colocando o do tempra de 90a.
:o Não vai nessa... Vc pensa que vai submergir em câmera lenta??? E com o jeep na horizontal??? Água que cobre o eixo já voa pra todo lado! Às vezes vc mergulha toda a fente na água, para então, quando a traseira desce, nivelar pelo estribo... E se pegar água na hélice, já era, molha tudo embaixo do capô! Uma simples poça d'água de 15cm dá um banho no jeep, se passar em alta velocidade...Citação:
ahh não vou fazer snorkel pro filtro pq ele já tá alto embaixo do capô e se eu entrar numa água que chegue alí, vou estar com água na cintura dentro dele.
E água na cintura é normal... :lol: Não esqueça de deixar uns furos no assoalho para escoar... :lol:
[]'s
sobre o buraco, entendido.
sobre o distribuidor, vedei com silica sim. mas furei a tampa e coloquei um cano até debaixo do painel, assim não pega água de jeito nenhum e libera o ar para evidar a condensação. funcionou muuuuuiiittttoooo bem... pq posso pegar qq água q não dá nada.. nem uma falhadinha nem nada... do jeito q entra sai.
bom, sobre o alternador, blz.. entendí.
falando do snorkel. preciso colocar um cano alongando a entrada de are jogado ela pra lateral assim como são os suzukis. achei interessante mais por segurança masmo, pq as trilhas q pegamos aqui são mais erosão e barro mesmo. difícil pegar uma água profunda. se bem q eu já cubri os faróis do meu jeep e passou na boa...
mas valeu pelas dicas, agora é mãos a obra.
brigadão!