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Tópico: Motor não pega

  • #1

    Motor não pega




    Bom pessoal, blza??

    É o seguinte, no Tranquera eu tenho um motor de Opala 4cil, os meus cabos de vela estavam bem velhos e resolvi trocá-los por cabos novos de silicone, fiz a troca dos cabos e dei a partida, tudo certo, mas o motor estava falhando e resolvi fazer o teste pra ver se o problema estava em algum cilindro ou se era pq estava fora de ponto, quando tirei o cabo da vela começou a faiscar pela bobina, em todos os cilindros isso aconteceu, só q depois mesmo com tudo ligado continuou faiscando até q saiu várias faíscas e o motor morreu, resolvi voltar o cabo antigo pra ver o q acontecia, liguei todos os cabos mas aí o motor não pegou mais, encaixei bem todos os cabos mas mesmo assim não resolveu, o q pode ter acontecido??

    Depois disso coloquei a mão na bobina e ela estava fervendo, pode ser problema na bobina??
    Posso ter queimado o módulo da ignição eletrônica???

    Desde já agradeço a ajuda.

    []s
    Rafael Guazzelli da Silva
    Tranquera - CJ5 65
    Santo André - SP

  • #2
    Citação Postado originalmente por rguazzel Ver Post
    Bom pessoal, blza??

    É o seguinte, no Tranquera eu tenho um motor de Opala 4cil, os meus cabos de vela estavam bem velhos e resolvi trocá-los por cabos novos de silicone, fiz a troca dos cabos e dei a partida, tudo certo, mas o motor estava falhando e resolvi fazer o teste pra ver se o problema estava em algum cilindro ou se era pq estava fora de ponto, quando tirei o cabo da vela começou a faiscar pela bobina, em todos os cilindros isso aconteceu, só q depois mesmo com tudo ligado continuou faiscando até q saiu várias faíscas e o motor morreu, resolvi voltar o cabo antigo pra ver o q acontecia, liguei todos os cabos mas aí o motor não pegou mais, encaixei bem todos os cabos mas mesmo assim não resolveu, o q pode ter acontecido??

    Depois disso coloquei a mão na bobina e ela estava fervendo, pode ser problema na bobina??
    Posso ter queimado o módulo da ignição eletrônica???

    Desde já agradeço a ajuda.

    []s
    Se a bobina esquentou muito ela pode ter ido pro saco.
    Com a bobina fria, retira o cabo do meio do distribuidor, coloca a ponta dele perto da carcaça e tente dar a partida para ver se sai centelha.
    Caso elas não estejam pulando, tente trocar a bobina, e se mesmo assim não resolver, seu módulo deve ter se entregado ou o distribuidor não está mais mandando o sinal para chaveamento do módulo (fio quebrado, conector estragado ou com mal contato, bobina interna pifada..).
    Outro detalhe é a bobina. Se for a KW, tem que olhar se vc tem o pré-resistor, pois senão ela vai esquentar acima do normal.
    E por último, se a sua bateria estiver fraca e o motor girando pesado, a ignição INDUTIVA não consegue gerar a centelha, parecendo que a ignição está com problema.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Se a bobina esquentou muito ela pode ter ido pro saco.
    Com a bobina fria, retira o cabo do meio do distribuidor, coloca a ponta dele perto da carcaça e tente dar a partida para ver se sai centelha.
    Caso elas não estejam pulando, tente trocar a bobina, e se mesmo assim não resolver, seu módulo deve ter se entregado ou o distribuidor não está mais mandando o sinal para chaveamento do módulo (fio quebrado, conector estragado ou com mal contato, bobina interna pifada..).
    Outro detalhe é a bobina. Se for a KW, tem que olhar se vc tem o pré-resistor, pois senão ela vai esquentar acima do normal.
    E por último, se a sua bateria estiver fraca e o motor girando pesado, a ignição INDUTIVA não consegue gerar a centelha, parecendo que a ignição está com problema.
    Fala Rafamic...

    Vou fazer o teste q vc falou...
    A bateria está boa, o motor está girando normal, não sei dizer qual é a bobina, mas ela não é a vermelha q eu vi o pessoal comentando q tem q ser, e com certeza não tem o pre resistor, mas pelo menos isso nunca foi problema, rodo com ele faz muito tempo e nunca tive problemas quanto a isso, mas vou providenciar de instalar um pre-resistor pra realmente não ter problemas...

    Mas e quanto a sair faíscas pela bobina, isso é normal acontecer quando solta um dos cabos de vela, ou isso mostra q ela está realmente com problema??

    É isso ae..

    Valeu pela ajuda...
    Rafael Guazzelli da Silva
    Tranquera - CJ5 65
    Santo André - SP

  • #4
    Citação Postado originalmente por rguazzel Ver Post
    Fala Rafamic...

    Vou fazer o teste q vc falou...
    A bateria está boa, o motor está girando normal, não sei dizer qual é a bobina, mas ela não é a vermelha q eu vi o pessoal comentando q tem q ser, e com certeza não tem o pre resistor, mas pelo menos isso nunca foi problema, rodo com ele faz muito tempo e nunca tive problemas quanto a isso, mas vou providenciar de instalar um pre-resistor pra realmente não ter problemas...

    Mas e quanto a sair faíscas pela bobina, isso é normal acontecer quando solta um dos cabos de vela, ou isso mostra q ela está realmente com problema??

    É isso ae..

    Valeu pela ajuda...

    Se não for a KW, não coloca o resistor, pois senão a faísca vai ficar mais fraca.
    A questão de pular faísca da cabeça da bobina para o borne é normal se vc tiver um cabo desconectado, pois ela vai tentar achar outro ponto mais perto para descarregar (o borne de ligação), agora, se tratando de ignição eletrônica, eu não acho bom ficar forçando esta situação. O módulo deve ter proteção para isso, mas vai que dá uma zebra e vc queima ele.
    Dá uma olhada como está o estado do rotor e da tampa do distribuidor (veja se não perdeu o grafite que faz o contato entre a tampa e o rotor).
    Caso os contatos da tampa estejam muito queimados, vc pode dar lixada de leve neles, até abrir o brilho para quebrar o galho.

    Bom, mas antes de tudo, eu pegaria uma vela, engatava cabo por cabo nela, encosta ela em alguma parte metálica (menos no carburador pra não botar fogo no Jeep) e veja se a centelha pula.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Se não for a KW, não coloca o resistor, pois senão a faísca vai ficar mais fraca.
    A questão de pular faísca da cabeça da bobina para o borne é normal se vc tiver um cabo desconectado, pois ela vai tentar achar outro ponto mais perto para descarregar (o borne de ligação), agora, se tratando de ignição eletrônica, eu não acho bom ficar forçando esta situação. O módulo deve ter proteção para isso, mas vai que dá uma zebra e vc queima ele.
    Dá uma olhada como está o estado do rotor e da tampa do distribuidor (veja se não perdeu o grafite que faz o contato entre a tampa e o rotor).
    Caso os contatos da tampa estejam muito queimados, vc pode dar lixada de leve neles, até abrir o brilho para quebrar o galho.

    Bom, mas antes de tudo, eu pegaria uma vela, engatava cabo por cabo nela, encosta ela em alguma parte metálica (menos no carburador pra não botar fogo no Jeep) e veja se a centelha pula.
    Blza, valeu pelas dicas...

    Minha bobina realmente não sei qual q é, eu sei q ela é prata, mas marca e modelo não faço nem idéia...
    Não sabia q não é bom fazer esse tipo de teste com ignição eletrônica, bom saber, assim eu não forço mais esse tipo de situação...
    Vou fazer o teste com a vela, mas em todo caso já vou providenciar uma bobina nova dessa da bosch vermelha e um pré resitor...
    Espero não ter queimado o módulo da ignição...

    Sabe me dizer quanto vou gastar +/- se tiver q comprar um módulo novo??
    A bobina já vi comentários de q não é caro, saberia me dizer +/- quanto é tb??

    Estou preocupado com os valores pois como acabei de reformar o Tranquera ainda estou pagando as dívidas da reforma e não to podendo gastar muito... hehehe

    Valeu mais uma vez pela ajuda...

    []s
    Rafael Guazzelli da Silva
    Tranquera - CJ5 65
    Santo André - SP

  • #6
    Citação Postado originalmente por rguazzel Ver Post
    Blza, valeu pelas dicas...

    Minha bobina realmente não sei qual q é, eu sei q ela é prata, mas marca e modelo não faço nem idéia...
    Não sabia q não é bom fazer esse tipo de teste com ignição eletrônica, bom saber, assim eu não forço mais esse tipo de situação...
    Vou fazer o teste com a vela, mas em todo caso já vou providenciar uma bobina nova dessa da bosch vermelha e um pré resitor...
    Espero não ter queimado o módulo da ignição...

    Sabe me dizer quanto vou gastar +/- se tiver q comprar um módulo novo??
    A bobina já vi comentários de q não é caro, saberia me dizer +/- quanto é tb??

    Estou preocupado com os valores pois como acabei de reformar o Tranquera ainda estou pagando as dívidas da reforma e não to podendo gastar muito... hehehe

    Valeu mais uma vez pela ajuda...

    []s
    Olha, se a sua bobina ainda está faiscando, é sinal que o módulo ainda trabalha.
    Para ver se o problema está antes do distribuidor, retira o cabo do meio dele (que vem da bobina), coloca a ponta do cabo uns 5mm da carcaça e bate arranque. Se até ali gerar bem as centelhas, revise do distribuidor para frente (rotor, o grafite interno da tampa, contatos da tampa, cabos, velas...).

    Uma bobina KW deve estar na faixa de 70 a 80 pila, o pré-resistor de 20 a 25, e o módulo, já vi no Mercadolivre apartir de uns 50...

  • #7
    Já falaram tudo. Eu começaria verificando se o grafite da tampa do distribuidor por acaso está no lugar. Já apanhei uma vez por causa disso. Verifica também se o distribuidor esta bem firme no local pois as vezes ele pode dar uma pequena giradinha e então sai do ponto e por último que a rapaziada não citou porque já deve te conhecer e sabe que você é um cara safo: Você instalou os cabos na ordem sequencial de queima???? muitas vezes tiram-se todos de uma vez e na hora de botar os novos, erramos sem querer. Desculpe se não gostou dessa observação mas acho que devemos ver tudo né mesmo??? um abraço e depois posta pra gente o que conseguiu ok?

  • #8
    Citação Postado originalmente por ARINALDO ELOI Ver Post
    Já falaram tudo. Eu começaria verificando se o grafite da tampa do distribuidor por acaso está no lugar. Já apanhei uma vez por causa disso. Verifica também se o distribuidor esta bem firme no local pois as vezes ele pode dar uma pequena giradinha e então sai do ponto e por último que a rapaziada não citou porque já deve te conhecer e sabe que você é um cara safo: Você instalou os cabos na ordem sequencial de queima???? muitas vezes tiram-se todos de uma vez e na hora de botar os novos, erramos sem querer. Desculpe se não gostou dessa observação mas acho que devemos ver tudo né mesmo??? um abraço e depois posta pra gente o que conseguiu ok?
    Fala Arinaldo,

    Não tem problema isso q vc falou não, é uma informação importante, mas eu tomei bastante cuidado pra trocar um cabo de cada vez pra não errar a sequência de ignição...

    Mas então, eu fiz o teste da faísca q o Rafamic recomendou, a bobina estava gerando faísca sim, mas uma faísca muito fraca, era a mesma coisa q nada, fui na autopeças e como ia comprar a bobina nova, q infelizmente não encontrei a vermelha e peguei a KW12V mesmo, aproveitei e comprei a tampa do distribuido novo e tb o rotor novo, montei tudo e funcionou bem, inclusive já deixei montado com os cabos de velas novos, e tá funcionando, ainda está falhando, mas deve ser pq está fora de ponto...

    Valeu pela ajuda de vcs, foram muito bem vindas...

    []s
    Rafael Guazzelli da Silva
    Tranquera - CJ5 65
    Santo André - SP

  • #9
    Usuário Avatar de Edemar
    Entrada
    07/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
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    299
    Agradecimento: 1
    Bobinas vermelhas só prá praticar arremesso de peso à distância. Já tive varios problemas com está @#$%¨&*(*&¨%$+),em outro carro. Quando comprei o Jeep em Julho, por conta de uma droga destas passei grande ódio na rua. Troquei por uma BOCH prateada e de boa qualidade e não me imcomodo mais. Para quem é de Curitiba ou conhece a cidade, levei 3 horas e meia para ir do Bacacheri ao Pilarzinho por conta de problema com bobina. sem contar os transtornos que fui obrigado a cusar ao trânsito em final de tarde ..
    Suzuki VITARA metal TOP - 1994 - AP - 1.8

  • #10
    Citação Postado originalmente por rguazzel Ver Post
    Fala Arinaldo,

    Não tem problema isso q vc falou não, é uma informação importante, mas eu tomei bastante cuidado pra trocar um cabo de cada vez pra não errar a sequência de ignição...

    Mas então, eu fiz o teste da faísca q o Rafamic recomendou, a bobina estava gerando faísca sim, mas uma faísca muito fraca, era a mesma coisa q nada, fui na autopeças e como ia comprar a bobina nova, q infelizmente não encontrei a vermelha e peguei a KW12V mesmo, aproveitei e comprei a tampa do distribuido novo e tb o rotor novo, montei tudo e funcionou bem, inclusive já deixei montado com os cabos de velas novos, e tá funcionando, ainda está falhando, mas deve ser pq está fora de ponto...

    Valeu pela ajuda de vcs, foram muito bem vindas...

    []s
    Amigo, só verifica na carcaça da bobina se ela pede o pré resistor de 0,8 ohms. A KW é vermelha por causa do adesivo grudado nela (a carcaça é de alumínio).
    Normalmente a KW tem que trabalhar em 8V, e se vc largar 12V nela, vai acabar aquecendo mais que o normal e poderá comprometer a vida util dela.
    Tenta pegar um multimetro e medir a tensão DC entre o borne + da bobina e a carcaça do Jeep com a chave acionada e o motor desligado. Se estiver dando 8V, provavelmente o fio que vc tem instalado já é resistivo e não vai precisar colocar o pré resistor.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Amigo, só verifica na carcaça da bobina se ela pede o pré resistor de 0,8 ohms. A KW é vermelha por causa do adesivo grudado nela (a carcaça é de alumínio).
    Normalmente a KW tem que trabalhar em 8V, e se vc largar 12V nela, vai acabar aquecendo mais que o normal e poderá comprometer a vida util dela.
    Tenta pegar um multimetro e medir a tensão DC entre o borne + da bobina e a carcaça do Jeep com a chave acionada e o motor desligado. Se estiver dando 8V, provavelmente o fio que vc tem instalado já é resistivo e não vai precisar colocar o pré resistor.
    Fala Rafamic,

    Cara, eu não entendi direito o q vc quiz dizer...
    A bobina q eu comprei foi a KW12V, ela é prata e tem o adesivo vermelho colado nela, essa bobina não precisa de pre resistor não é isso??
    A q precisa de resistor é a bobina da Bosh q é toda vermelha??
    Q pelo q eu vi aqui pela net na etiqueta já diz q precisa de resistor e essa prata q eu comprei não fala nada na etiqueta...

    É isso mesmo???

    Mais uma vez obrigado..

    []s
    Rafael Guazzelli da Silva
    Tranquera - CJ5 65
    Santo André - SP

  • #12
    Citação Postado originalmente por rguazzel Ver Post
    Fala Rafamic,

    Cara, eu não entendi direito o q vc quiz dizer...
    A bobina q eu comprei foi a KW12V, ela é prata e tem o adesivo vermelho colado nela, essa bobina não precisa de pre resistor não é isso??
    A q precisa de resistor é a bobina da Bosh q é toda vermelha??
    Q pelo q eu vi aqui pela net na etiqueta já diz q precisa de resistor e essa prata q eu comprei não fala nada na etiqueta...

    É isso mesmo???

    Mais uma vez obrigado..

    []s
    Normalmente as KW precisam de resistor. Veja se ela tem algum código embaixo da carcaça e posta aqui. Na etiqueta não diz nada?
    No catálogo da Bosch deve mostrar a tensão que a bobina tem que trabalhar, mas tem que ter o código dela...

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