O BF tem torque de 19mKgf. Um motor desses deve ter por volta de 50 a 55mKgf. Na hora que voce forçar esse conjunto na trilha levanta as pernas porque a alavanca do cambio vai girar junto

Para um motor diesel vc tem que usar cambio e t-case diesel desenvolvidos para tanto. Se vc tem o cambio do mercedes 608, joia, mas aí seu ponto fraco vai ser a T-case. Então a saida é botar a T-case da Bandeirantes (ou de alguma picape diesel).
Mas... Mas voce vai ter que mexer tambem nos diferenciais. Motor a gasolina trabalha a 2500 RPM. Motor Diesel a menos de 1500... Então a relação do diferencial é diferente já que o giro do motor condiciona a velocidade final. Ou seja, o diferencial diesel é mais alongado. O diferencial pra gasolina é mais curto. Motor diesel + diferencial para motor a gasolina = lesma manca

Bicho, não sou muito bom de macanica automotiva não, pode ser que eu tenha cometido algum erro, mas tudo que te falei aí foi o que eu apreni nesses meus 3 anos de jipeiro. Tambem é possivel que a lista de limitações/modificaçoes seja ainda mais longa...
[]os