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Convex Datacenter
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  • #37
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    04/08/2010
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    Motor Opala 4cc




    Parceiro, o motor é bom e forte com a transmissao e reforço original do jeep, porém como todo motor a gasolina não pode ver água.
    Valeeeeu!

  • #38
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    18/02/2006
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    De fato, motor de opala (4 ou 6 "canecos"") x motor Ap x motor BF 161 gera muita polêmica de qual é o melhor. Meu irmão tem dois CJ 5 nacionais (Brasil começou a fabricar o jeep em 1958) com o motor BF161, o meu é um CJ - 5 (1957 - EUA), o chassi todo cheio de remendos, devido a trincas, com motor de opala 4 canecos e caixa de C10. Prefiro mais o meu que os dois de meu irmão. Ou seja, motor por motor, depende muito do estado em que se encontra, do carburador usado, se ignição com platinado ou eletrônica, et.
    Estou provisoriamente em Natal-RN, e o uso o meu c-5 no dia a dia. Consumo médio de 5,6 km/l (na cidade). Os trecho que enfrento são ruas de subidas e descidas e com çalçamento em pedra e 2,5 km de asfalto, onde rodo a 60 km/h. Os pneus do meu jeep são goodyear 255/75R15 (rodão). E o motor empurra bem, principalmente nas subidas. O "chato" é ter paciencia com os 1.0 nas subidas. Não tenho nada contra eles, inclusive o meu (siena fire 2005, pasmem, 13.200 km rodados) tá aqui também, mas debaixo de uma capa. Caracteristicas do motor de meu CJ-5: 4 cilindros, motor a gasolina, ignição eletronica, pistãos de base lisa (usados para os motores a alcool), bloco encamisado para o padrão stander, tuchos hidraulicos - não travados, engrenagem de distribuição em alumínio, comando de válvulas bem conservado, isto é, sem desgaste dos cames, o eixo de "cambotas" está no segundo passo, o cabeçote é rebaixado de 1,2 mm e os guias de válvulas estão sem folgas para as válvulas de segunda sobremedida (0,25mm).
    Em síntese, meus caros colegas, "cada caso é cada caso" e cada motor tem suas particularidades. ...OiiiiiiO..

  • #39
    Citação Postado originalmente por chinelao4x4 Ver Post
    GM vs AP

    GM, 4CC eu acho o motor mais parecido com os originais de fabrica, tanto 6cc qut 4cc , em questao de giro, rpm, é um motor que trabalha bem em rotaçoes baixas, sem mandar muita potencia pras rodas, comsome muito combustivel, em relaçao á velocidade, nao importará em final, será o mesmo de sempre, pode por um v8 ,pois o que conta será seu conjunto de cambio e diferençial + motor


    AP - motor leve, manutençao barata, facil, pratico, nao se dá muito bem em terrenos onde precisa de giro , rpm ,baixo. ele despeja sua potencia rapidamente pras rodas, perdendo a aderencia facilmente, fica um jipe nervoso, ainda mais com uma turbina ! para cross acho um dos melhores, trilhas nem tanto... consumo de combustivel será um dos melhores, velocidade , como disse, nao importara´sendo tudo original...

    É A MINHA OPNIAO COMO ZÉQUINHA , JIPEIRO, MEXANICO E CURIOSO
    muito bom comentário
    só acrescentando, tenho o opala 4cil, ele é xoxo sim, e não muito economico, na cidade uns 6km/L, serve com a caixa original do jeep, não quebra, sobre a força, colocando uma turbina ja melhora muito, pq é um motor robusto, e bem mais leve que o 6zão

    Sobre o AP, por enquanto não andei, estava decidido a botar em outro jeep que montar, por ser um motor leve, não muito caro de manutenção, e principalmente mais economico, fica ótimo com relação 8x43 + cambio chevette, agora sobre o giro só testando mesmo... tem lugares q é meio dificil embalar pra subir giro, sobre subida de giro constante e aquecimento, penso a mesma coisa mas até hoje não vi dar problema na trilha...

  • #40
    Citação Postado originalmente por junior marcal Ver Post
    Parceiro, o motor é bom e forte com a transmissao e reforço original do jeep, porém como todo motor a gasolina não pode ver água.
    Valeeeeu!

    Concordo, mas nada que um DIS não resolva, ou até mesmo a velha panela de pressão

  • #41
    Usuário Avatar de Dic3
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    Citação Postado originalmente por coelhofilho Ver Post
    De fato, motor de opala (4 ou 6 "canecos"") x motor Ap x motor BF 161 gera muita polêmica de qual é o melhor. Meu irmão tem dois CJ 5 nacionais (Brasil começou a fabricar o jeep em 1958) com o motor BF161, o meu é um CJ - 5 (1957 - EUA), o chassi todo cheio de remendos, devido a trincas, com motor de opala 4 canecos e caixa de C10. Prefiro mais o meu que os dois de meu irmão. Ou seja, motor por motor, depende muito do estado em que se encontra, do carburador usado, se ignição com platinado ou eletrônica, et.
    Estou provisoriamente em Natal-RN, e o uso o meu c-5 no dia a dia. Consumo médio de 5,6 km/l (na cidade). Os trecho que enfrento são ruas de subidas e descidas e com çalçamento em pedra e 2,5 km de asfalto, onde rodo a 60 km/h. Os pneus do meu jeep são goodyear 255/75R15 (rodão). E o motor empurra bem, principalmente nas subidas. O "chato" é ter paciencia com os 1.0 nas subidas. Não tenho nada contra eles, inclusive o meu (siena fire 2005, pasmem, 13.200 km rodados) tá aqui também, mas debaixo de uma capa. Caracteristicas do motor de meu CJ-5: 4 cilindros, motor a gasolina, ignição eletronica, pistãos de base lisa (usados para os motores a alcool), bloco encamisado para o padrão stander, tuchos hidraulicos - não travados, engrenagem de distribuição em alumínio, comando de válvulas bem conservado, isto é, sem desgaste dos cames, o eixo de "cambotas" está no segundo passo, o cabeçote é rebaixado de 1,2 mm e os guias de válvulas estão sem folgas para as válvulas de segunda sobremedida (0,25mm).
    Em síntese, meus caros colegas, "cada caso é cada caso" e cada motor tem suas particularidades. ...OiiiiiiO..

    Ja que voce tocou nesse assunto Coelho uma duvida em relacao a engrenagem do distribuidor.
    Quando a minha engrenagem gastou eu troquei por outra original (de ferro) paguei coisa de 9,00. Porem achei pra vender essa em aluminio ou em bronze por precos que chegam a R$160,00. O que essa engrenagem muda no comportamento do motor pra diferenca de preco ser tao expressiva?
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #42
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    DIC3
    A questão do material usado na distribução tem haver com o desgaste pelo atrito. Há materiais, que se desgastam mais que outros para a mesma aplicação. Se você observar o nosso motor GM 4 ou 6 cilindros vai ver que bronzinas (casquilhos para alguns)) ou são em ligas de alumínio ou de bronze. Se observar as engrenagens da caixa de câmbio, vai ver que as de boa qualidade são encamisadas com bronze, bem como os aneis sincronizadores. Da mesma forma são as mangas do eixo dianteiro. O bronze resiste melhor ao atrito. Só para concluir, as chaves e fechaduras de marcas famosas tem tento o miolo como a chave confecciondos em bronze.

  • #43
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    Dic3
    Ainda tem mais, se entrar água no carter, caixa de cambio, manga do eixo, a possíbilidade de emperramento das peças móveis por conta da ferrugem será maior. Também devemos atentar para nosso combustível, com um certo teor de alcool que na combustão também libera moleculas de água que pode contaminar o óleo. E quanto mais desgastadas as camisas dos cilindros e anéis dos pistões maior será a contaminação do óleo pelo combustível. Assim, nem sempre, dizer que o carro não baixa o nível de óleo, serve para atestar a saúde do motor.

  • #44
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    São em situações assim: [ame]http://www.youtube.com/watch?v=kF2s6u8RF3A&feature=related[/ame] que podem fazer a grande diferença depois.

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