De fato, motor de opala (4 ou 6 "canecos"") x motor Ap x motor BF 161 gera muita polêmica de qual é o melhor. Meu irmão tem dois CJ 5 nacionais (Brasil começou a fabricar o jeep em 1958) com o motor BF161, o meu é um CJ - 5 (1957 - EUA), o chassi todo cheio de remendos, devido a trincas, com motor de opala 4 canecos e caixa de C10. Prefiro mais o meu que os dois de meu irmão. Ou seja, motor por motor, depende muito do estado em que se encontra, do carburador usado, se ignição com platinado ou eletrônica, et.
Estou provisoriamente em Natal-RN, e o uso o meu c-5 no dia a dia. Consumo médio de 5,6 km/l (na cidade). Os trecho que enfrento são ruas de subidas e descidas e com çalçamento em pedra e 2,5 km de asfalto, onde rodo a 60 km/h. Os pneus do meu jeep são goodyear 255/75R15 (rodão). E o motor empurra bem, principalmente nas subidas. O "chato" é ter paciencia com os 1.0 nas subidas. Não tenho nada contra eles, inclusive o meu (siena fire 2005, pasmem, 13.200 km rodados) tá aqui também, mas debaixo de uma capa. Caracteristicas do motor de meu CJ-5: 4 cilindros, motor a gasolina, ignição eletronica, pistãos de base lisa (usados para os motores a alcool), bloco encamisado para o padrão stander, tuchos hidraulicos - não travados, engrenagem de distribuição em alumínio, comando de válvulas bem conservado, isto é, sem desgaste dos cames, o eixo de "cambotas" está no segundo passo, o cabeçote é rebaixado de 1,2 mm e os guias de válvulas estão sem folgas para as válvulas de segunda sobremedida (0,25mm).
Em síntese, meus caros colegas, "cada caso é cada caso" e cada motor tem suas particularidades. ...OiiiiiiO..