x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 23 de 23
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 11

Citação Postado originalmente por cristiano.attie
    ...... deve ter contaminado tudo, até os diferenciais...
    Dependendo da folga entre retentor e o pinhão, é possível sim, inclusive porque o lábio do retentor é todo ranhurado fazendo-se uma bomba, para evitar que o oleo saia da caixa.

No caso do seu motor, é o 5º ou 6º caso que conheço e que ocorre nas mesmas condições........água com lama. Pelo que eu ví nos casos anteriores, e eu ví o ocorrido em 2 motores de colegas em sampa, ( inclusive dava para tirar a terra de um dos motores com uma pá ) o mancal traseiro age como uma bomba puxando a lama que entra na caixa seca. O resfriamento do carter causado pela água fria da poça é fator que provávelmente piora a sucção.

Pelo visto, você ganhou uma retífica à frio feita com areia.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo, no meu motor ohc, quando retifiquei, coloquei um retentor na saida traseira, ao invés da “gracheta” original... Será que isso evita a entrada de liquidos nessas situações ou ao menos melhora a vedação do mesmo? Ou a sujeira não entra por ai?

E quanto ao tec tec, será que não é problema de tucho hidráulico mesmo? Pois algum não pode ter entupido e não consegue ser carregado novamente?

Abraço,

Vinicius!
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Mas Leopoldo, quando eu ligo ele demora uns 30 segundos para o barulho começar... e eu cheguei a estacionar o jeep e aparentemente está andando. Será que foi tão sério assim ? É claro que deve ter alguma coisa ruim... Eu parei logo que começou o barulho...

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Salvo engano meu, se fosse tucho, o barulho comecaria quando vc liga o motor e iria sumindo devagarinho, pois com a pressao da bomba de oleo o mesmo iria carregando...
    Entao, sinceridade, nao sei o que é... É barulho de motor "rajando"? Faz em alta ou em baixa rotaçao? Mudou a cor da fumaça?
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 51
    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge
    no meu motor ohc, quando retifiquei, coloquei um retentor na saida traseira, ao invés da “gracheta” original... Será que isso evita a entrada de liquidos nessas situações ou ao menos melhora a vedação do mesmo? Ou a sujeira não entra por ai?

Abraço,

Vinicius!
    Vinicius é aí mesmo que está o problema, se for gaxeta pior, adaptando retentor não muda muita coisa. Já passei por isso com um OHC de um cliente meu, mas já foi resolvido.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ghlight=gaxeta

[]'s

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 11
    O caso é o seguinte:

Uma vez que esteja constatado a presença de água barrenta dentro do carter, a possibilidade de mistura dela com o óleo do motor e da mesma ter sido puxada pela bomba de óleo - não esqueça que nesse caso, o óleo fica em cima , boiando, e a água barrenta em baixo - é muito alta. O filtro impede a passagem dessa mistura até que a válvula de alívio do filtro abre e então tudo vai pela tubulação, contaminando os mancais , lixando os mesmos e entupindo os tuchos.

Pelo que presenciei na desmontagem de 2 motores que foram pro prego num passeiozinho de fim de semana, passeio leve mesmo, e que por infelicidade entraram numa bela poça como a das fotos do Cristiano, a lama entra pelos mancais da frente e de trás, já lixando o virabrequim. Principalmente o de trás.

O dono do jeep falou: mas eu só acelerei um pouquinho, o jeep falhou e começou a fazer um barulhinho e depois parou e não pegou mais..............

É claro que se essa meleca entrou, o grau de dano depende de quanto tempo o motor tenha funcionado assim.

E sim, o barulho de tucho sumiria quando a pressão da bomba subisse. Isso com óleo. Com água eu não sei.

Quanto ao vedador tipo retentor ser mais seguro que a gaxeta, não sei dizer pois ninguém quer por motor para teste. MAs na minha opinião, tanto faz pois no retentor tem as ranhuras ............... e no girabrequim deste motor é capaz de ter também....... o segredo é fazer uma boa vedação da caixa seca !

Recentemente lembro de alguém ter comentado algo a respeito de um motor ter ido pras cucuias aqui pelos tópicos.... da mesma forma.

Cristiano, se você VIU marca de água na vareta , tenha certeza que ela não entrou sózinha, afinal, por infelicidade cê não tava atravessando um rio cristalino.

Assim, drenar e remover o carter, remover o filtro de óleo e inspecionar, é a 1º coisa a ser feita.

Se o carter estiver limpo, sem sedimentação de terra, sorte sua.

Agora, tentar rodar o motor sem ter certeza do que tem lá dentro........é procurar a sarna.

E tem mais: pagar pra ver.............você vai pagar de qualquer jeito.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge
    Salvo engano meu, se fosse tucho, o barulho comecaria quando vc liga o motor e iria sumindo devagarinho, pois com a pressao da bomba de oleo o mesmo iria carregando...
    Entao, sinceridade, nao sei o que é... É barulho de motor "rajando"? Faz em alta ou em baixa rotaçao? Mudou a cor da fumaça?
    O barulho começa, para um pouco, depois começa... parece que está batendo ferro com ferro (e está)... O barulho acontece na marcha lenta, não tive coragem de acelerar muito... E não está soltando fumaça...

Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Cristiano,
    A luz da pressão de óleo apaga logo (como antes do afogamento) ou está demorando um pouco mais p/ apagar?
    Se o motor fosse meu eu não o ligaria mais, retiraria a tampa de válvulas e o cárter e verificaria se não há terra ou areia dentro.

Leopoldo,
    Foi no meu carro que ocorreu o mesmo no final do ano passado. Uma mangueira do respiro na tampa de válvulas se soltou e aspirou lama p/ dentro do motor.
    O óleo manteve a mesma aparência (não parecia ter água misturada) mas a pressão de óleo foi diminuindo rapidamente. O motor não bateu nada, mas todas as bronzinas e a bomba de óleo foram p/ o vinagre...
    Quando retirei o cárter, havia quase um copo de areia no fundo...e o filtro de óleo estava totalmente entupido.
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Agradecimentos: 8
    Complementando, Cristiano, quando for atravessar na água, é impossível ela entrar pelo escapamento com o motor ligado.. SE o motor morrer, NÃO LIGUE dentro da água, saia rebocado ou no guincho, porque se ligar o motor depois de mergulhado e desligado aí sim tem grande probabilidade de beber lama. Com o motor funcionando a água não entra pelo escape nem a pau.

[ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

"Hold my beer and watch this"

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Acabo de voltar do mecânico, teve que ser trocado duas "castanhas" do tucho... acho que é o mesmo que balancim, eu não entendi muito bem porque eles estragaram, vou perguntar mais quando for pegar... Acho que desliguei o motor prontamente e por isso não aconteceu nada mais sério...

Eu acho que a junta do diferencial dianteiro já estava ruim, e quando misturou com a água simplesmente vazou todo o óleo... claro que num intervalo de quase 3 semanas que ele ficou parado, ficou uma poça...

Aproveitei para trocar a cebolinha do óleo porque tava vazando...

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Lições aprendidas:

1) Se você quer se arriscar ao menos vá com um pessoal que consiga te rebocar, no meu caso o Samurai não deu conta.
    2) Entrou na lama (até a metade?) não tente funcionar para ajudar a sair, resolva o item 1.
    3) Tire imediatamente a vareta para verificar se entrou água, na espere dar algum barulho (como eu )
    4) Vá sempre com amigos dispostos para entrar no barro junto contigo, mesmo se eles falaram para você não entrar.
    5) Deixe a preguiça de lado e faça os respiros dos diferenciais e cambio, só nessa brincadeira eu vou morrer em 7 litros de óleo SAE 90.
    6) Vá com aquele tenis que você ia jogar fora, assim você não fica com pena de entrar no barro para verificar o local que vai passar.

Abraço!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem