Postado originalmente por
Rodrigo Baratti
Fala Flavio,
Vamos tentar ajudar.
Olhe os catalogos anexos
Eu já tinha da Fabrini. Da Obenaus ainda nao e tb vai ajudar.
Use um prumo de ponta e marque no chassi antes de desmontar, assim não tem erro.
Tarde demais... já desmontei tudo e retirei praticamente todos os suportes. Sobrou apenas dos amortecedores.... Pergunto se o batente de borracha serve de referencia pois lembro que antes de tirar, não estava exatamente centralizado em relacao ao meio do feixe e na linha do eixo. A impressao é que, com o movimento do eixo para cima, a diferenca se compensaria, acertanto exatamente no batente de borracha. Logo, não daria para tomar o batente como base para alinhamento. Mas vou pesquisar outra forma pratica de alinhar o feixe no centro. Estou querendo evitar o monta desmonta carroceria, fixacao provisoria do feixe, etc.
No meu alonguei na frente e atras, mas acho que cabe sim na dianteira.
Esse é ponto chave... ALGUEM colocou os feixes dianteiros da Toy em CJ3 sem alongar e sem furar a mola para tirar do centro ?
Quase certeza que não cabe, se não quer alongar o chassi prenda o mais na ponta possivel e altere o furo da mola, seu eixo vai ficar um pouco descentralizado em relação a mola, mas na mesma posição que o original.
A questão é : empurrar mais o eixo para uma extremidade do feixe, ao inves de deixar no centro, não afeta siginificativamente o trabalho e resistencia da mola ? Quanto a refurar e até a mudança na inclinacao do eixo em relacao ao cardan, nao tem problema que eu vou ter de soldar novos pontos de fixacao dos feixes no eixo mesmo....
Nos anexos deve ter, senão use o google que vc acha facil.
Pesquise no Forum que tb deve ter coisas a respeito, já vi jeeps com esses feixes, mas minha sugestão é não inventar moda, use as receitas comuns que será mais facil dar certo.
Pois é... acho que já li tudo sobre isso, inclusive nos topicos sobre o tema, mas na pratica, não vi ninguem fazer o que quero : colocar molas de Toy no CJ3a sem alongar o chassis e descentralizar o furo das molas. Se fosse CJ5, já teria feito....!
[]'s