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Dúvidas específicas (Carter, Filtro de óleo, vazamento bomba gasolina e cabeçote)

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  • 11/02/2011, 07:09
    Jacimar
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Jedi Diego Ver Post
    Primeiramente, mais uma vez, obrigado à todos pela ajuda, numa coisa "simples", que para mim, está se tornando uma saga épica!!!:parede:

    uma entrada eu definitivamente encontrei que é aquela, nas minhas fotos, onde está o "pressostato" perto da bomba de gasolina. OKKK

    Já a segunda entrada não consegui encontrar, mesmo com as fotos de vcs, ela não está lá aHHHHHHHHHHH:twisted:, ja passei a mão por tudo quanto foi lugar no motor e nada do buraco, hahaha

    falando serio, o Ian colocou uma foto, que está anexada abaixo, que mostra perfeitamente a entrada que está faltando no meu motor... é essa entrada, que não estou achando no meu motor.... não sei se é incompetencia minha ou não está (já fazem dois dias que a procuro)... mas não está lá....

    pra ter certeza, e não continuar torrando a paciência de vcs, vou desmonstar toda frente do carro amanhã, para de fato acabar com isso!!!


    grato!8)


    Bom dia prezado ! alguém que tem BF184 poderá tirar uma foto do retorno do óleo, se é que existe, pois se for de filtragem total . . . em últmo caso você pode utilizar aquele da tampa de válvulas . . . tenho uma Chevrolet Brasil que está em reforma que também não tem filtro de óleo ( motor 261 ), o interessante é que é o mesmo motor da minha C-10 que tem filtro de óleo, acho que houve uma época em que era opcional ou achava-se que não era importante fazer a filtragem do óleo, na foto em anexo o filtro ficaria nos 3 pontos logo abaixo da descarga, veja que o bloco foi fundido assim ! no futuro, se não for trocar o motor vou fazer um sistema de filtragem, mesmo que parcial, um abraço e boa sorte !
  • 11/02/2011, 09:06
    antonio umino
    Jedi no post 23 na foto 1 onde esta marcado é o lugar onde termina o flexivel de óleo (curto) saida do oleo. não tem erro é o mesmo que está colocado na foto do post 21. aquela tampa chama-se tampa do comando de valvulas. e oleo cai bem em cima da engrenagem do comando. é isso.
    Jacimar tenho um chevrolet brasil 3.100 do ano de 1961, e o filtro da maneira dos bf é ligado atraves de mangueiras, e o filtro está colocado na tubagem de admissão. E tal qual vc já fez no jeep com filtro blindado, é possivel faze-lo. qualquer coisa tiro fotos e passo por aqui. oK.
    a todos abraços.
  • 11/02/2011, 13:44
    Jedi Diego
    2 Anexo(s)
    Jacimar e Antonio,

    valeu pelas informações, gostaria de perguntar à vocês se há algum problema em eu adaptar a filtragem do óleo do motor dessa forma;

    colocar a mangueira de saída do óleo do motor para o filtro, a partir do ponto da foto 1, entrando pelo buraco lateral do caneco e direcionar a mangueira da saída de baixo do caneco para entrar no ponto indicado na foto 2.

    Por fim, posso fazer isso e haveria problema em "jogar" o óleo encima das valvulas??!!?!

    Muito obrigado!
  • 11/02/2011, 13:54
    antonio umino
    Como o local onde vai ser drenado o oleo do motor após a filtragem, acho que tanto faz, ser na tampa de valvulas. ou na tampa do comando. Mas penso que seria melhor aproveitado se o dreno saisse sobre a engrenagem do comando. no sistema antigo. Apesar que no motor Bf 184, do maverick. a filtragem do óleo é total, e no caso dos Bf 161 a filtragem é parcial. isto é não é filtrado todo o oleo que circula no motor. Com certeza a bomba de óleo do seu motor é dos grandes.
    ah. outra coisa, se vc levar a saida do óleo para a tampa de valvulas, é como se fosse repor o oleo do motor. pois a lubrificação dos balancins se faz atraves de pressão da bomba. e esta entrada (saida) de oleo do filtro apenas volta para o carter, e no comando de valvulas,; acaba lubrificando a engrenagem do comando e a engrenagem do virabrequim antes de retornar ao carter é isso aí..
  • 11/02/2011, 14:30
    Jedi Diego
    1 Anexo(s)
    Então, pelo que o pessoal me ajudou, parece que o meu motor é o BF 184, que como você disse tem filtragem do óleo total.

    Uma dúvida, não tenho essa peça na bomba de óleo, como mostra a foto anexa, posso usar o caneco de óleo do motor BF 161(aquele que parece um copo) adaptado com mangueiras, no lugar desse ai, ?!?!

    Grato!
  • 11/02/2011, 15:14
    antonio umino
    3 Anexo(s)
    filtro de oleo de caneca original.
    Bom se o seu motor for o do maverick tinha o filtro de óleo total, mas como está colocado no jeep não foi possivel colocar o filtro então foi colocado a bomba de oleo maior sem o filtro de oleo,. Agora para voltar ao original do jeep. tem que fazer todas as etapas ai descritas no topico. ou deixar sem o filtro mas acho que prejudica o motor. mas os passos já te passaram aí em cima Inclusive tem uma foto em que a bomba de óleo com o filtro colocado e tem um desvio na descarga do escapamento na bomba de óleo. Veja as fotos nos post anteriores. Ok. espero ter te ajudado.

    JACIMAR. segue as fotos do filtro de óleo do motor GM. chevrolet brasil 3.100 do ano de 1961. na foto está bem destacado as ligações do filtro com o motor. e a ultima foto é do motor mais moderno onde o filtro está instalado no bloco do motor. Ok..
  • 13/02/2011, 12:21
    tecnica
    Diego,

    Deixa eu dar o meu palpite aqui. Tenta achar a bomba original dele. Se o filtro nao couber, instala um kit de realocacao de filtro de oleo, vc encontra nas lojas de preparacao de motor, e ja coloca tb um radiador de oleo ;)

    A bomba original do Maveco é de fluxo total e a original do BF161 é parcial, vc ganha em capacidade de filtragem e refrigeracao

    Mas é so um "parpite"
  • 13/02/2011, 14:03
    reslima
    É o BF 184 sim, deem uma olhada na foto 5 do post #12, tem uma mangueira d´água que sai do primeiro ao sexto cilindro, presente nos BF184. E na foto 5 do post #23 da pra perceber tbem, através da distância entre o coletor de escape e o cabeçote, que no caso dos BF 161, é menor.
    Abraço
  • 13/02/2011, 16:02
    Jedi Diego
    Citação:

    Postado originalmente por tecnica Ver Post
    Diego,

    Deixa eu dar o meu palpite aqui. Tenta achar a bomba original dele. Se o filtro nao couber, instala um kit de realocacao de filtro de oleo, vc encontra nas lojas de preparacao de motor, e ja coloca tb um radiador de oleo ;)

    A bomba original do Maveco é de fluxo total e a original do BF161 é parcial, vc ganha em capacidade de filtragem e refrigeracao

    Mas é so um "parpite"


    muito obrigado:palmas:, agregando todos os posts e com a confirmação no seu post agora, consegui identificar o motor e a bomba de óleo....

    eh, por inesperiência :mrgreen:, tenho duas dúvidas no que você falou:parede:;

    1-) Andei procurando a bomba original de óleo e não encontrei... mas vou continuar caçando, embora vc pode me explicar melhor sobre o "kit de realocacao de filtro de oleo"? Existem kits especificos para cada caso ou ele é universal, é só comprar e adpatar...?

    2-) sobre o "radiador de óleo", existe algum modelo que se adapta melhor no jeep... no meu caso...!??!?

    Grato!
  • 04/10/2011, 00:43
    cangu
    Citação:

    Postado originalmente por Jedi Diego Ver Post
    Hoje, retirei o carter para limpá-lo e desamassar, seguindo esse manual que você indicou, já tinha lido o mesmo, muito bom!

    Pessoal, com relação à outra entrada do filtro de óleo no motor, aquela "perto do alternador", NÃO CONSEGUI ENCONTRAR... mesmo com uma foto perfeita, (em outro post) de um caro colega, indicado anteriormente...


    mas tenho um palpite, embaixo do alternador, há dois buracos ocupados com dois parafusos que estão junto a um suporte, como está na foto 1, é um desses dois “buracos”?!?!

    Caso não seja, onde está essa bendita entrada no meu motor?!?! (até onde eu sei, ele é um BF-161 como está no manual e como o antigo dono "disse", agora não sei!?!?)

    coloquei mais fotos para ajudar?!?!?!

    Muito grato!!!



    a saida do filtro vai na tampa que fica traz da polia
  • 04/10/2011, 00:58
    cangu
    manda uma foto do coletor de admição se tiver escrito ford é 184 se jeep aida existe duvida pra mim ta cum kra de gambi pois pode ser 161 com tampa de engrenagem de 184 pra quem furou tampa de valvulas espero tudo!!!
  • 22/02/2012, 22:40
    Willys51or
    Filtro no cj3
    Boa noite. Eu tenho um CJ3 51 go devil e está sem o filtro de óleo. Está difícil de achar o suporte. Posso colocar o suporte ou caneca do BF no go devil ? Alguém sabe ou já fez isso ?
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