-
Mais uma info.
O meu velho estava me explicando há pouco que muitas pessoas enriqueceram usando o Jeep como o meu primo o usa.
As pessoas que tinham o Jeep e o implemento, igual ao da foto, andavam c/ os jeeps nas roças debulhando feijão e para o serviço cobravam 10% sobre o total.
Ex:
Vc. tinha 100 sacas o cidadão ficava c/ 10 sacas pra ele.
O pai falou ainda que faziam 100 sacas em pouco tempo, ou seja, no final da colheita o cidadão tinha uma bela quantia de feijão pra vender....e, na maioria das vezes, também eram donos de roça.
É o jeep alimentando a economia nacional...
-
6 Anexo(s)
Apesar de já ter quase 3 anos , só li ele agora e quero dar os parabéns a vc amigo matrakaum pelo tópico aberto e pela discussão do assunto , apropriadamente aberto na seção "mecânica,ADAPTAÇÕES e soluções , e por difundir as inúmeras utilidades do nosso Jipão.
Isso é porque ninguém viu o carrão novinho que ele deve ter na garagem da sua casa lá no seu sítio,totalmente pago e ganho com o serviço dessa "lata velha" como ouvi alguém dizer um dia.
O lendário Jeep é do tempo que o homem não vivia de aparências mas se valorizava muito , o ser humano pelas suas atitudes , e não pelo que se tenta mostrar ou parecer ao próximo.
Também tenho minha opinião:
Afinal , pra que serve um Jeep forte , reduzido , 4x4 , com guincho mecânico , acessórios pra uso no mato e atoleiro, rodão alto e com pneu bruto , todo imponente , usado muitas vezes por pessoas que tem carteira de motorista mas não sabem e nem conseguem trocar um pneu furado , ou quando um desses jipes cheio de ferramentas é usado só pra ir no shopping como muitos por aí??
Gritem todos:
-" Eiiii , vejam todos , eu tenho um jipe , que bonitinho , ooollhaaaa.......!!!"
Será que alguém emprestaria um jipe bonitão , todo restauradinho pra instalar essa trilhadeira nele para esse colono , que mata nossa fome na cidade poder trabalhar ou alguém faria o favor e se prontificaria pra debulhar tudo no braço mesmo...???
Jeep foi inventado p/ uso na guerra e no final dela tiveram inúmeras utilidades para ele , e principalmente era usado na agricultura.
Conforto como direção hidráulica , bancos de couro , DVD , alarme com GPS , ar condicionado (imaginem) , geladeira pra cerveja , isso ninguém imaginava ter nos Jeep's de 70 anos atrás , onde uma capota de lona era opcional de luxo e que além de transporte de tropas , provavelmente alguns já puxavam arado ou carregavam algum implemento agrícola para o serviço.
Quem sabe nós é que estejamos confundidos usando os nosso Jeep's erroneamente para algo que eles não foram inteligentemente , no passado (pós guerra) aproveitados , e na nossa pequena e curta memória , que não consegue lembrar da história , acha que provavelmente estamos certos...
Quem sabe se os valorosos pioneiros que usaram os jipes antigamente para o trabalho , também não ririam de nós hoje , vendo os acessórios "modernos" e por vezes inúteis que as vezes "penduramos" nos nossos jipes de hoje , e pensamos estar "abafando" quando saímos passear na cidade e o que diriam eles , ao ver por onde andamos e como são usados os jipes por nós hoje!
Anexo 446714Anexo 446715Anexo 446716Anexo 446717Anexo 446718Anexo 446719
-
Xibiu,
Vc. tem razão no carro novo. E não é somente a Hylux do ano, tem caminhão, trator...mas, segundo ele, toda colheita adivinha quem é que vai pro pau!!!??? O velho e incansável Jeep.
Se eu conseguir, peço à Deus que me permita, voltarei lá este ano. Não com o Caroço pq. sei que ele não ficará pronto a tempo, mas, vou visitar este meu primo e trago novas fotos do velho guerreiro, não o meu primo, o Jeep....
Mesmo lá no Sertão eles estão ficando escassos, antes quando moleque, a gente via de monte. Tá ficando igual a carro-de-boi. Lembro que nos dias de feira era um monte que vinha chegando da roça com as mercadorias (milho, feijão, mandioca e por aí vai). Ficava no fundo da casa dos meus avós escutando a melodia do canto dos carros, eita que já me emociono só de lembrar. Hoje só se vê motos e camionetes...nem as velhas guerreiras C10 (quase todas movidas a Gás de Cozinha) se encontra mais.
Me chame de saudosista mas naquele tempo eu jogava bola na rua sem medo de ser atropelado, ou pior, assaltado, sequestrado.
Sim! Tenho saudades do Carro-de-Boi e dos Jeeps.... Pena que meu filho não poderá conhecer tudo isto...
-
Será que algum amigo tem, ou sabe de alguém que é proprietário de Jeep Willys, e ainda usa atualmente algum desses implementos agrícolas que aparecem nesse vídeo promocional da época em alguma propriedade rural?
Sempre fui muito interessado nesse tipo de equipamentos que eram usados nos Jeep's civis depois da 2° grande guerra.
1940s WILLYS JEEP PROMOTIONAL FILM -- THE JEEP FAMILY OF 4 WHEEL DRIVE VEHICLES 76174 - YouTube