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  • #1
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Fótos Do Rolamento De Agulhas Para O Carretel Da Reduzida




    Olá pessoal,não sei se alguem ja colocou este rolamento no carretel da reduzida do jeep,eu estou colocando no meu jeep ,tb não sei se vai ficar bom,pois já não aguento mais ficar trocando os roletes do carretel.

    A cada duas viajens que faço ao Rio,eu tenho que trocar os roletese e o pino,e as veses até a engrenagem,por isso vou mudar .
    Cheguei a comprar aquele pino com rolamentos conico.mais quando eu vi o tanto que tem que tirar na engrenagem eu me assustei,pois acredito que com aqueles rolamentos conico,o primeiro tranco que eu der puxando outro jeep na trilha,é bem capas de estorar a engrenagem.

    Estou mandando as fótos para no caso de alguem querer fazer igual.

    Um abraço a todos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -s6001032a.jpg   -s6001033b.jpg   -s6001034c.jpg   -s6001035d.jpg   -s6001037f.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Valdir, boa tarde

    Vc relata que a cada viagem ao rio resulta em possível troca.

    A que vc atribui isto ?

    Antes de qualquer coisa, vc necessita determinar oque está ocorrendo:

    - falta de lubrificação adequada ?
    - lubrificante inadequado ?
    - peças de reposição de qualidade duvidosa ?
    - ajuste incorreto na montagem ?

    Quando vc afirma: vou mudar .... mudar oque e pelo que ?

    O uso de bucha de agulha como na foto, preserva a engrenagem mas ainda oferece o risco de dano ao eixo.

    O ideal é usar rolamento cônico. Porém, uma serie de fatores devem ser observados e um destes vc captou: a correta seleção de uma rolamento conico que não comprometa a integridade estrutural da engrenagem. Depois, tem a usinagem do alojamento no carretel. Depois, tem o aço, a espessura e o tratamento termico usado no eixo. Depois, a forma de pre-carga dos rolamentos e o travamento do eixo.

    Para uma pessoa que possui bons conhecimentos de mecanica e projetos, estes são fatores decisivos na aceitação de um produto à disposição nos balcões de lojas.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #3
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Valdir, boa tarde

    Vc relata que a cada viagem ao rio resulta em possível troca.

    A que vc atribui isto ?

    Antes de qualquer coisa, vc necessita determinar oque está ocorrendo:

    - falta de lubrificação adequada ?
    - lubrificante inadequado ?
    - peças de reposição de qualidade duvidosa ?
    - ajuste incorreto na montagem ?

    Quando vc afirma: vou mudar .... mudar oque e pelo que ?

    O uso de bucha de agulha como na foto, preserva a engrenagem mas ainda oferece o risco de dano ao eixo.

    O ideal é usar rolamento cônico. Porém, uma serie de fatores devem ser observados e um destes vc captou: a correta seleção de uma rolamento conico que não comprometa a integridade estrutural da engrenagem. Depois, tem a usinagem do alojamento no carretel. Depois, tem o aço, a espessura e o tratamento termico usado no eixo. Depois, a forma de pre-carga dos rolamentos e o travamento do eixo.

    Para uma pessoa que possui bons conhecimentos de mecanica e projetos, estes são fatores decisivos na aceitação de um produto à disposição nos balcões de lojas.

    Boa tarde Leopoldo,esperimenta viajar 6 horas direto,a uma velocidade media de 120 km por hora parando apenas para abastecer,e veja se a reduzida do seu jeep não começa a roncar,depois de fazer pelo menos umas treis vezes ésta viagem.

    O jeep foi feito para andar a 80 km por hora mais ou menos,e tem trechos da estrada que eu vou até a 130 por hora,para acompanhar os demais veiculos.

    Se vc tem um jeep ou teve vc deve saber que a caixa de redução do jeep,o que mais da problema é o pino e roletes do carretel.

    Agora me fale com certeza aonde vende péças originais para jeeps,mas originais mesmo.

    Quando vc me pergunta ,vou mudar o que pelo o que,releia o tópico mais uma vez.

    Eu não disse a cada viagem.

    A diferença do rolamento de agulhas é que eles trabalham dentro de uma gaiola,e o do jeep ,não sei se vc sabe eles trabalham solto, dando fólga entre eles,que eu acredito que é isso que faz com que o eixo se desgaste mais rapido.

    O eixo com rolamentos conicos para mim não vai aguentar na trilha.

    Montagem incorreta não tem jeito,desde que vc ajuste corretamente,a folga da engrenagem da reduzida.

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Temos uma discussão interessante aqui e compreendo que vc deve mesmo estar de saco bem cheio e frustrado com este projeto de 1940.



    Citação Postado originalmente por valdir rainer Ver Post
    1- viajar 6 horas direto,a uma velocidade media de 120 km por hora parando apenas para abastecer

    2- eu vou até a 130 por hora, para acompanhar os demais veiculos

    3- o que mais da problema é o pino e roletes do carretel

    4- aonde vende péças originais para jeeps, mas originais mesmo

    5- releia o tópico mais uma vez

    6- Eu não disse a cada viagem.

    7- A diferença do rolamento de agulhas é que eles trabalham dentro de uma gaiola,e o do jeep ,não sei se vc sabe eles trabalham solto, dando fólga entre eles,que eu acredito que é isso que faz com que o eixo se desgaste mais rapido.

    8- O eixo com rolamentos conicos para mim não vai aguentar na trilha.

    9- Montagem incorreta não tem jeito,desde que vc ajuste corretamente,a folga da engrenagem da reduzida.
    Caro Valdir,

    1 e 2 - Oque vc desenvolve, é equivalente a um teste de endurance dos componentes mecanicos. É equivalente a acelerar o processo de desgaste das peças, em relação aos jeeps que andam em menores velocidades medias. Uma viagem sua equivale a 3 ou 4 vezes os km rodados de outro semelhante que não a esta velocidade.

    Porém, guardadas as devidas proporções e a problemas inerentes à configuração da engrenagem/pino da transferência(eu também acredito nisto), vc pode ter resultados diversos devido a características como ajustes das peças, qualidade das peças, tipos de lubrificantes usados.

    3- Rolamentos e o carretel.

    4- Isso mata mesmo. Somado aos itens 1&2, o resultado pode ser desastroso. Vc está coberto de razão aqui.

    5- Relí e ainda não entendí específicamente a sua proposta. Para vc pode ter ficado claro pois é sua pessoa que expõe a ideia. Porém, para um leitor que não quer conjecturar..... Ou vc já tem esta configuração em gaiola e quer saber quem também tem e se funciona ou vc pretende ter, só comprou mas quer saber o mesmo.

    Não descarte os rolamentos conicos.

    6- Derrapei. Tinha pensado 2 por uma ida e uma volta.

    7- Sim, porém observe que o rolamento que se porpõe ser usado agora necessita ser qualificado para o uso. Oque é isso? determinar SE a opção DESTA específica gaiola PODE receber o torque e a rotação que o jeep fornece sem se desmanchar em 1 000, 3 000, ou 10 000 km. Ninguém quer modificar acreditando que vai dar certo e ver o jeep desmanchar. Existem métodos para determinar isto. Isto foi feito, ou é o caso do São Tomé ???

    Observe que se o poblema é devido a uma deficiente lubrificação em uso, a gaiola sofrerá o mesmo. Se os roletes são menores e em menor número, podera falhar ANTES que o previsto em relação ao original. O benefício é que só estraga os roletes a o eixo, preservando a engrenagem se a falha não for catastrófica para a carcaça.

    8- É uma alternativa sim. Aguenta sim desde que bem Dimensionado e Fabricado com materiais adequados e de boa procedência. Só que quem fornece ao público, deve assinar em baixo.

    Um belo eixo de SAE 4340 temperado, revenido, retificado e verificado quanto à fadiga com rolamentos xingpraládeling ou rolamentos SKF ou TIMKEN em cima de um eixo SAE1010 resultam em serviço PUERCO ao cubo .....e pior que o original.

    9- Desculpe ... sua frase foi ambivalente. Se está ajustado corretamente, diminui a chance de problema. Se está mau ajustado, vai dar problema. Só isso. A hipótese é levantar a possibilidade.
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por valdir rainer Ver Post
    Quando vc me pergunta ,vou mudar o que pelo o que,releia o tópico mais uma vez.

    Eu não disse a cada viagem.

    A diferença do rolamento de agulhas é que eles trabalham dentro de uma gaiola,e o do jeep ,não sei se vc sabe eles trabalham solto

    fala Valdir,

    deixa eu te apresentar:

    esse é o mestre Leopoldo, estava sumido, talvez por isso voce, mesmo sendo "master", não o conheça.

    acredite, dificilmente voce irá encontrar fera maior. o homem sabe tudo de engenharia.

    abraços leopoldo.

    no que se refere ao assunto, posso adiantar que recentemente troquei roletes originais do meu jeep por rolamentos cônicos. faz pouco tempo, mas até agora não deu problemas espero que aguente.

    pra finalizar, manera o pé! não queremos perder nenhum membro do nosso cículo de jeepeiros.

    120 ou 130km/h no bom e velho jeep é demais.

    abraços.

  • #6
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Valdir , como parece que vc usa AP que anda prá cacete, eu tentaria utilizar um oleo mais fino , tipo 80 .
    outra solução seria colocar uma tábua(limitador) embaixo do pedal do acelerador...kkk

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Rogério Tortato Ver Post
    ...sabe tudo de engenharia

    Muito obrigado mas, a afirmação é exacerbada. Só tenho um pouco mais de experiência em algumas coisas pq já me estrepei muito
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  • #8
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Citação Postado originalmente por Rogério Tortato Ver Post
    fala Valdir,

    deixa eu te apresentar:

    esse é o mestre Leopoldo, estava sumido, talvez por isso voce, mesmo sendo "master", não o conheça.

    acredite, dificilmente voce irá encontrar fera maior. o homem sabe tudo de engenharia.

    abraços leopoldo.

    no que se refere ao assunto, posso adiantar que recentemente troquei roletes originais do meu jeep por rolamentos cônicos. faz pouco tempo, mas até agora não deu problemas espero que aguente.

    pra finalizar, manera o pé! não queremos perder nenhum membro do nosso cículo de jeepeiros.

    120 ou 130km/h no bom e velho jeep é demais.

    abraços.
    Olá Rogerio,é um prazer conhecer vc e o Leopoldo,peço desculpa a ele se eu fui rude nas palavras.

    Rogerio não é facil vc andar na via Dultra devagar,ainda mais sabendo que tenho quase 500 km para percorrer,e vendo os automoveis andando nessa velocidade.

    Um abraço.

  • #9
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Valdir , como parece que vc usa AP que anda prá cacete, eu tentaria utilizar um oleo mais fino , tipo 80 .
    outra solução seria colocar uma tábua(limitador) embaixo do pedal do acelerador...kkk

    Olá João ,no meu cj3 eu uso motor de opala 4cil a alcool,cambio 5 marchas com diferencial 9x44,e pneus 33,por isso da aquela cocerinha no pé direito e não da para andar devagar,sabe como é né,quando vc ve um carro querendo te empurrar não da para ficar só olhando ele te dar tchau.
    Como minha mãe mora no Rio,não posso deichar de ir visita-la.

    Um abraço.

  • #10
    Usuário Avatar de Zepi
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    óleo mais fino???

    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Valdir , como parece que vc usa AP que anda prá cacete, eu tentaria utilizar um oleo mais fino , tipo 80 .
    outra solução seria colocar uma tábua(limitador) embaixo do pedal do acelerador...kkk
    Fiquei curioso...um óleo mais fino daria uma vida mais longa aos roletes?
    Bem se funcionar acho que vai perder em vazamentos....


    abs

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Se for assim, use um 75W-80 sintetico.

    Valdir, não foi rude, só impreciso.

    ZEPI, oleo mais fino vaza mais fácil e a vida dos roletes está em 1º lugar, relacionado aos calculos de dimensionamento que resultaram naqueles diâmetros que existem lá . Em segundo lugar, relacionado ao óleo correto para a folga rolete/carretel e faixa de temperatura em funcionamento, do calculado em 1º.
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  • #12
    Usuário Avatar de Zepi
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    Olá Leopoldo!
    Então realmente um óleo mais fino na t-case daria uma vida maior aos roletes quando fizer um uso contínuo em rotações mais altas?

    Poxa interessante...
    Faço muitas viagens longas com a minha Rural.

    Mas faço outra pergunta:
    Isso vale também para quem colocou rolamentos cônicos?
    Digo com o uso do kit de substituição do pino "chorão",esse óleo traria também a mesma vantagem?


    Abs

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