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  • #1
    Usuário Avatar de AMGOLDONI
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    substituição da cruzeta jeep por outra mais forte




    ola amigos jeepeiros do brasil

    sou aqui do parana e nao aguento mais ter de trocar cruzetas ... quase todo fds fizemos trilhas fortes ...

    entao estou colocando aqui esse topico para ver se alguem conhece .. ou sabe de algo que possa fazer a subistituicao das nossas antigas cruzetas por algum cruzeta ou rolamento , que fiquei algo mais fote , pra guentar nossos pneu 33 e motores mais modernos .

    mesmo engraxando sempre antes de sair as cruzetas , os tal roletezinhos nao aguentam , na tracao dianteira ja troquei por kit ensimec que usa a hemocinetica de toyota pra parar de se encomoda.

    fico no aguardo de um amigo jeepeiro que possa ajudar

    a dar mais uma atualizada nos jeep

  • #2
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Quando estava montando os cardans do meu jeep o dono da loja de cardans me falou: Cruzeta é SPICER o resto é lixo....

  • #3
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Acho que já li por aqui que cruzeta da C10 é P&P no Jeep. Tem as mesmas dimensões, porém a da C10 é mais resistente.

    Seja lá de qual carro for a cruzeta, vá de SPICER!
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  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Não é que seja Plug & Play, é a mesma! A Dana 1-153X ou XS é a mesma para F1000, Jeep, A/C/D10;
    Com relação a lubrificação, pode estar lubrificada no entanto, se não for a graxa correta, já era! Não utilize graxa à base de sódio ou cálcio pois as mesmas são incompatíveis com água, dissolvem; Opte por graxas à base de lítio ou dissulfeto de molibdênio;
    Outro detalhe a ser considerado é o ângulo de trabalho das cruzetas e se as cruzetas estão em fase, quanto maior for o ângulo, maior é a solicitação aos roletes;

    Sds.
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  • #5
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    Não é que seja Plug & Play, é a mesma! A Dana 1-153X ou XS é a mesma para F1000, Jeep, A/C/D10;
    Já que é a mesma, o que faz com que ela seja mais resistente que a do Jeep?
    Eu li isso a um bom tempo no Fórum, e acho que foi o Elmer que falava sobre esse assunto..
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  • #6
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Já que é a mesma, o que faz com que ela seja mais resistente que a do Jeep?
    Eu li isso a um bom tempo no Fórum, e acho que foi o Elmer que falava sobre esse assunto..
    Até onde eu me lembre, a cruzeta da C10 tem os roletes mais finos, então consequentemente o diametro da cruzeta em si deve ser maior.

    A principal vantagem disso é que pode-se comprar essas cruzetas na maioria dos auto peças, facilitando eventuais manutenções e pagando perços sem o ágio de Jeep.

    Abraço
    Denis

  • #7
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Até onde eu me lembre, a cruzeta da C10 tem os roletes mais finos, então consequentemente o diametro da cruzeta em si deve ser maior.

    Acho que atualmente só se encontram as XS...

    Sds.
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  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Lucas, tá aí a resposta:

    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Até onde eu me lembre, a cruzeta da C10 tem os roletes mais finos, então consequentemente o diametro da cruzeta em si deve ser maior.
    E como bem lembrou o Alessandro, dependendo do ângulo as cruzetas acabam jogando a graxa pra fora, isso ja aconteceu comigo no ex CJ5 e tive que mudar o nivelamento do pinhão pra resolver pois uma das cruzetas sofria desgaste prematuro, e nao era por conta do cardan inclinado nao pois a de cima que ficava na saída da tcase tinha vida útil bem maior que a inferior apesar de trabalhar mais angulada.


    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Até onde eu me lembre, a cruzeta da C10 tem os roletes mais finos, então consequentemente o diametro da cruzeta em si deve ser maior.

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    E como bem lembrou o Alessandro, dependendo do ângulo as cruzetas acabam jogando a graxa pra fora, isso ja aconteceu comigo no ex CJ5 e tive que mudar o nivelamento do pinhão pra resolver pois uma das cruzetas sofria desgaste prematuro, e nao era por conta do cardan inclinado nao pois a de cima que ficava na saída da tcase tinha vida útil bem maior que a inferior apesar de trabalhar mais angulada.

    Certo!!!
    No meu CJ pretendo usar cardãs mais fortes (tubo de maior diâmetro, semelhante ao de pkps) e cruzetas da C10, por serem mais fortes que as do Jeep.

    Quanto ao pinhão, tanto o eixo traseiro quando o dianteiro será nivelado com a tcase, para evitar estrangulamento das cruzetas na hora que a suspa trabalhar. Lógico, o dianteiro terá aquela correção de cáster..

    Parece que estou no caminho certo, né?!
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  • #10
    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    Não é que seja Plug & Play, é a mesma! A Dana 1-153X ou XS é a mesma para F1000, Jeep, A/C/D10;
    Com relação a lubrificação, pode estar lubrificada no entanto, se não for a graxa correta, já era! Não utilize graxa à base de sódio ou cálcio pois as mesmas são incompatíveis com água, dissolvem; Opte por graxas à base de lítio ou dissulfeto de molibdênio;
    Outro detalhe a ser considerado é o ângulo de trabalho das cruzetas e se as cruzetas estão em fase, quanto maior for o ângulo, maior é a solicitação aos roletes;

    Sds.
    A. Henrique: Beleza e corretissima a sua informação. Parabens. Incluo ainda o cuidado com o alinhamento dos garfos, muitos emendam ou produzem cardans e o alinhamento fica obtuso, piorando ainda mais quando o angulo de trabalho e muito forte. Eu mesmo faço a lubrificação das castanhas das cruzetas, nos Postos nem sempre é perfeito, a graxa não entra nas castanhas para a graxa velha, e fica seca, com o esforço somado as outras situações acontece a quebra.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Certo!!!
    No meu CJ pretendo usar cardãs mais fortes (tubo de maior diâmetro, semelhante ao de pkps) e cruzetas da C10, por serem mais fortes que as do Jeep.

    Quanto ao pinhão, tanto o eixo traseiro quando o dianteiro será nivelado com a tcase, para evitar estrangulamento das cruzetas na hora que a suspa trabalhar. Lógico, o dianteiro terá aquela correção de cáster..

    Parece que estou no caminho certo, né?!
    Lucas,

    Nem sempre é vantajoso tubo de maior diametro para reforçar o cardan.

    Por experiencia propria, fiz 2 cardans de 3". O traseiro blz tá lá !
    Mas o dianteiro tive que "afinar" pq quando a suspensão articulava até o limite, ele batia no cárter do motor.

    Considere um cardan com parede mais espessa e menor diâmetro !



    []´s
    JCJ
    4X4 Brasil
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #12
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por JCJ Ver Post
    Lucas,

    Nem sempre é vantajoso tubo de maior diametro para reforçar o cardan.

    Por experiencia propria, fiz 2 cardans de 3". O traseiro blz tá lá !
    Mas o dianteiro tive que "afinar" pq quando a suspensão articulava até o limite, ele batia no cárter do motor.

    Considere um cardan com parede mais espessa e menor diãmetro !

    []´s
    JCJ
    X2 !

    Só para lembrar, os Cj´s mais antigos tinham o cardã dianteiro feito de um tubo de dia. externo bem menor do que o traseiro mas de parde mais espessa. Pra quem usa motores Gm o cardã passa a ser inimigo do motor de arranque, pois eles acabam alinhados nas maioria das adaptações.

    Além do mais, nem semrpe um cardã parrudão é vantagem, uma vez que é interessante que o mesmo desempenhe a função de "fusível" do sistema.

    ()´s
    Denis

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