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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de jfwebber
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    Troca de óleo BF 161




    Prezados.

    Tenho um CJ5 1959 com motor 6 canecos BF 161 (original).

    Está na hora de trocar o óleo e não sei a quantidade (litros) e qual o óleo usar, acho melhor óleo comum e não sintético, mas não faço idéia qual o "tipo" (40/30/20) de óleo a usar.

    Gostaria da ajuda e das experiências dos colegas de fórum.

    Moderadores: utilizei a pesquisa com os termos "troca de óleo BF 161" e não encontrei nemhum tópico sobre o assunto, por isto abri este, se me equivoquei, minhas escusas.

    Saudações!

    Webber

  • #2
    Caro amigo.

    No nosso BF 161, utiliza-se de 6 litros de óleo.........é tudo isso mesmo !!!

    Enquanto você deixa o óleo escorrendo pelo cárter, abra o reservatório de filtro de óleo e coloque o filtro usado em um recipiente. Aproveite e limpe todo o interior do alojamento do filtro de óleo, principalmente o fundo onde costuma juntar uma espécie de bôrra.

    Na hora de abastecer você pode começar pelo alojamento do filtro mesmo. Coloque 1/3 do volume do óleo novo e mergulhe o filtro novo. Depois vá despejando o restante desta 1ª garrafa de 1 litro até completar, coloque a tampa e aperte o parafuoso - cuidado como o anel de vedação, caso contrario dará vazamento.

    Os outros 5 litros vc coloca normalmente lá pela tampa de válvulas.

    Para o BF161, normalmente se usam óleos minerias para 5mil km, até porque os sintéticos são mais finos e indicados para os motores novos. Eu costumava usar o 20W40, e no inverno o 15W30 devido ao frio.

    Abraço,
    WILLYS CJ5 1959 - O Legendário Cremogema ! ! !
    GM151 S / BVM5 - Clarck CL2205D
    ** Jeep Willys: A lenda continua viva !!!

  • #3
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    As especificações do óleo, assim como informações sobre trocas e volume podem ser encontradas no manual do proprietário e no manual do mecanico do CJ, ambos disponíves na área de download do fórum.

    Manual do proprietário http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=110

    Manual do mecanico e vários outros manuais http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=69405

    []´s

  • #4
    Usuário Avatar de jfwebber
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    Prezados.

    Obrigado pelas respostas.

    Dúvidas supridas.

    Saudações.

    Webber

  • #5
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    Citação Postado originalmente por jfwebber Ver Post
    Prezados.

    Tenho um CJ5 1959 com motor 6 canecos BF 161 (original).

    Está na hora de trocar o óleo e não sei a quantidade (litros) e qual o óleo usar, acho melhor óleo comum e não sintético, mas não faço idéia qual o "tipo" (40/30/20) de óleo a usar.

    Gostaria da ajuda e das experiências dos colegas de fórum.

    Moderadores: utilizei a pesquisa com os termos "troca de óleo BF 161" e não encontrei nemhum tópico sobre o assunto, por isto abri este, se me equivoquei, minhas escusas.

    Saudações!



    Webber


    Boa noite prezado ! antes de trocar o oleo de uma pesquisada sobre o filtro de oleo, suas mazelas e seus macetes, o filtro eh o PL3 mas eh um saco para fechar a tampa, se nao encontrar eh soh falar porque muitos, inclusive eu jah penaram para conter vazamentos no recipiente do filtro ! boa sorte e um abraco !

  • #6
    aproveita tbm e limpa o carter.

    é uma operação simples e que evita de contamina o óleo novo com a sujeira que fica encrustrada no fundo do carter.
    Porque com o tempo cria uma borra no fundo do carter, fica parecendo uma pasta.
    O meu eu vo começa a limpa todo o ano, esse ano ja foi ^^
    E sobre aquele anel de vedação, se vc colocar o anel novo e vazar vc pode colocar o anel de vedação antigo do filtro. Isso so se o anel novo vazar após ser instalado.

  • #7
    Usuário Avatar de juleymar73
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    Ola amigos , voltando esse topico , eu fui trocar o oleo e o filtro do meu CJ5 , e constatei que não tinha elemento interno filtrante , qual problema isso pode trazer ao meu motor , e quando abri o carter o oleo do recipiente do filtro não desce , e assim mesmo,
    obrigado desde ja.

  • #8
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    Bom dia prezado ! sem filtro não pode ficar, a filtragem de óleo do BF é parcial e sem o filtro circula mais óleo nesse circuito, diminuindo a quantidade de óleo para outras partes do motor . . . mas se até hoje não deu problema, foi sorte ! quanto ao óleo descer, até desce mas demora mesmo, se for colocar o filtro original compre o PL3 ou equivalente, mas te sugiro aproveitar e colocar um filtro moderno como no tópico :

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...-parte-ii.html (Filtro de oleo CJ5 parte II)

    Abraço e boa sorte !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #9
    Usuário Avatar de eliasFerreira
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    O CJ-5 1963 de um amigo meu simplesmente não tem filtro de óleo!
    Ford CJ-5 1973 - Trovão Azul
    - "Eu vejo Jeeps..." - "Com que frequência?" - "O tempo todo..."

  • #10
    Usuário Avatar de Ian Jeep
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    Citação Postado originalmente por juleymar73 Ver Post
    Ola amigos , voltando esse topico , eu fui trocar o oleo e o filtro do meu CJ5 , e constatei que não tinha elemento interno filtrante , qual problema isso pode trazer ao meu motor , e quando abri o carter o oleo do recipiente do filtro não desce , e assim mesmo,
    obrigado desde ja.
    Bom dia,

    Semana passada eu troquei o óleo, filtro e dei uma geral no cárter. O óleo desceu normal, pode ser q tenha entupido o flexível ou a passagem de dentro do reservatório.

  • #11
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Sei de gente na nossa turma que anda sem filtro no bf ,o meu estava com filtro e quando troquei o óleo coloquei um novo e o mecânico que fez é meio da época dos carburadores ,e já teve jeep ,ele falou que na época era até comum deixarem sem o filtro ,já que ele filtra pouco mesmo.
    Quanto à colocar um filtro moderno com filtragem total(como falou o Jacimar) ,fico apenas pensando que a bomba foi feita para trabalhar fazendo uma determinada força(filtro parcial) e vai ter que fazer uma força maior para vencer o filtro total ,isso não poderia ocasionar um desgaste prematuro da bomba ,sei que já fizeram mas sei lá né.....
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Sei de gente na nossa turma que anda sem filtro no bf ,o meu estava com filtro e quando troquei o óleo coloquei um novo e o mecânico que fez é meio da época dos carburadores ,e já teve jeep ,ele falou que na época era até comum deixarem sem o filtro ,já que ele filtra pouco mesmo.
    Quanto à colocar um filtro moderno com filtragem total(como falou o Jacimar) ,fico apenas pensando que a bomba foi feita para trabalhar fazendo uma determinada força(filtro parcial) e vai ter que fazer uma força maior para vencer o filtro total ,isso não poderia ocasionar um desgaste prematuro da bomba ,sei que já fizeram mas sei lá né.....

    Boa noite prezado ! eu coloquei e na realidade a bomba trabalhou mais livre ! tanto que tive que bolar uma restrição na linha do filtro . . . tá lá naquele tópico que citei, não tenho nada a reclamar, ficou bom mesmo ! só quem pelejou com o PL3 sabe a trabalheira que dá ! abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

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