Então compra uma duzia delas e vende ai para o mecanico por R$ 500,00 cada uma, assim com o lucro vc compra esse jeep. rsrsrs...
abs.
Versão Imprimível
Ok Alisson, eu desconhecia que existem jeep nos dias de hoje, sem o numero do chassis no chassis, e sim só na plaqueta...
Me adimiro que os mesmo devem ter passado vistorias (desde troca da placa amarela para a de hoje, troca de proprietário, alteração de características e etc.) e continuam somente com o numero na plaqueta.
Só é muito estranho, que um amigo meu, foi legalizar seu jeep (colocou eixos de rural e queria andar na linha) e o jeep teve que passar por vistoria do Inmetro e o jeep foi avaliado como carro de passeio, tendo que estar dentro dos mínimo exigido na legislação de hoje (ruido escape, poluição e etc), não importava se o jeep lá em mil novecentos e outuro era diferente! precisava atender as exigências de hoje, pra se ter uma idéia, precisava ter até para-sol coisa que nunca vi em jeep, luz de ré, coisa que jeep não tem (original) e mais alguns detalhes que não me lembro bem...
Mas isso é Brasil, o que vale pra um não vale pra outro e assim por diante...
Forte abraço!
Tudo bem pessoal?
Pelo que percebemos existe de tudo um pouco, jeep passando de um jeito e outros de outro. Número gravado no chassi só a partir de 1967 o Jeep tinha. O que valia era o número do motor (no bloco e na plaqueta do motor) e a plaquetinha que tinha o número de série ia na lataria era diferente do n° do motor. Portanto plaquetinha não é obrigatória (não faz falta) , ainda mais aquela na lataria. Trocou de motor? Tem de ter esse n° no documento, ou se tiver chassi marcado vai o nº do chassi e o do motor eles deixam registrado no sistema. Essa foi a explicação do pessoal do Detran aqui do RS. No meu não tive problema porque é todo original. Como alguns trocam a carroceria, a plaqueta vai ter numeração diferente do motor e/ou chassi. Aí eles podem complicar. O melhor então é retirar a plaqueta. O problema é que nem todo fical do Detran sabe desses detalhes.
Abçs,
Alisson Paese
http://jeepguerreiro.blogspot.com
Cada Detran de cada estado e cada avaliador dizem uma coisa, o negócio é segurar na Mão de Deus e ir em frente! Na pura sorte.
Eu já legalizei um chassis que nem andava!
O meu jeep é 1976, portanto já tinha o número marcado no chassi.
Quando fui fazer a transferência para meu nome, em julho do ano passado, ele ainda não tinha o número do motor cadastrado no documento e tive que assinar uma declaração padrão me responsabilizando pela origem lícita do motor.
No processo de transferência ficaram anexadas fotos do motor, do chassi, (ambos nas partes onde estavam gravados os respectivos números), da plaqueta, e da trazeira do jeep com a placa anterior lacrada. A plaqueta estava coberta de tinta, tive que comprar removedor pastoso e deixá-la aparente para conseguir fazer a transferência. Meu município é Piracicaba SP.
Portanto, pelo menos em Piracicaba, a plaqueta é sim exigida, alias todo veículo tem obrigatoriamente a plaqueta, até as carretinhas de barco, moto, jet ski, etc.
Robertux, o vistoriador que analisou meu CJ fez curso de vistoria com o teu então.:mrgreen:
Pq o resto do pessoal diz que não precisa da plaqueta. Que eu sabia só não precisava de plaqueta os que têm o chassi marcado no proprio e constando ele nos documentos de rodar/transferir, ou seja, posteriores a 1966 ou anteriores (caso do meu) cujo dono e DETRAN providenciaram isto. Antigos não marcados/remarcados no chassi e não constando o número no docto de rodar/transferir precisam, pelo menos em POA e Piracicaba, deve ser pq os municípios começam com "P". Hehehehe:dance:
Detalhe, no CRVA que eu fui eles tinham um xerox do modelo de plaqueta adotado no respectivo ano e não adianta pôr outra mais moderna. :odedo:
Blz Leco, deixa então eu ver se entendi uma coisa...
Se o jeep não tem o numero do chassis no chassis, o mesmo também não consta no documento??? ficou confuso isso... que numero vai no documento??
No meu jeep, 1972, o numero consta no chassis e no documento, e não faço idéia se um dia ele teve a tal plaqueta, como os demais jeep aqui da minha cidade e na vistoria só é tirado decalque do numero do motor, no motor e numero de chassis no chassis... só isso, básico e padrão...
Até pode ser que do RS para SP haja diferença nos processos do DETRAN, mas aqui dentro do estado tanta diferença assim de uma cidade para outra ou é só POA???
É que o teu Cj já é do tempo do chassi gravado originalmente e plaqueta pra vcs não precisa ter e nem é exigida. Os de 67 (se não tô enganado) pra frente já tem o chassi gravado. Os anteriores à 1967 não tinham, o caso do meu e do que o pai do tópico ia/vai comprar, única razão pela qual deu um aviso pra ele, senão nem postava aqui e já ia direto falar na mecânica e outras coisas que todos achamos mais interessantes. O único lugar em que consta o n. do chassi dos "veinhos" é nesta plaqueta que está na parede corta fogo e em nenhum lugar mais (originalmente, claro). Ou seja, o Cj velho tem o n. só na plaqueta e com base nela é que o DETRAN vai autorizar a marcação dele no proprio chassi e colocar este n. no docto. O meu tinha placa cinza e a plaqueta e só nela estava o n. do chassi e em nenhum lugar mais. Hoje, com tudo acertado (n. do chassi gravado nele e inscrito na papelada), mesmo que me roubem a plaqueta não vão conseguir emplacar um clone, pois vai dar de cara no DETRAN que aquele chassi que está na plaqueta já foi "queimado" num documento e numa marcação "física" dum chassi. Mas o caso do "novos" é diferente. NO CRVA daqui me disseram (para o meu caso de CJ anterior a 67) sem a plaqueta não emplacam, mesmo que tenha CRLV preenchido e etc. Detalhe: O CRVA tinha uma xerox com os modelos de plaqueta usadas em cada ano e o meu não é nenhum dos que vendem no ML (não estou desfazendo aqueles) e mesmo que fosse eu não saberia o n. do chassi e como iria criá-lo? Xaropice, mas eu tava vendo o lado do novato que vai comprar um CJ e que nem sabe que existe a bendita plaqueta dos "antiguinhos", da qual eu tb quase fui vítima numa barbada de um CJ 1958 sem plaqueta bonitaço a R$9.000. Abs :mrgreen:
Até 1967/68 o jeep não tinha número no chassi, o que valia era o número do motor e o número de série que constava na plaqueta. O chassi era vendido em casa de autopeças e era possível comprá-lo novo e trocá-lo conforme a necessidade, inclusive eu vi aqui no Forum um relato de um colega que comprou um jeep com o chassi em mau estado e como não tinha número gravado ele achou um chassi zero km na Jipebrás, original da Willys, sem numeração, comprou e substituiu o dele.
Somente depois que a Ford comprou a Willys é que o número de série passou a ser gravado no chassi e passou a ser chamdo de número do chassi. Hoje o número do chassi é gravado também nos vidros dos automóveis, mas antigamente não eram e ningúem acha isso estranho. A numeração no chassi somente passou a ser exigida para evitar fraudes, com o aumento do roubo de automóveis, antigamente as pessoas eram mais honestas.
As plaquetas têm muito mais informações do que simplesmente o número do chassi, identificam a data da fabricação, o modelo, a cor, o número do chassi, o tipo de motor e combustivel, etc.
Todos os veículos têm essa plaqueta, que é obrigatória por lei, basta você abrir o cofre do motor de qualquer automovel recente que você achará uma plaqueta autocolante de alumíno com os códigos do veículo. Normalmente elas ficam ao lado da trava do capô, bem na frente.
Nossa cara, foi bom vc ter comentado esse lance da vistoria, pq tmb vou precisar mexer com o inmetro, aí vai complicar mais.rs. to com vontade de desistir.rsrs.
Me faça um favor, se não for incomodar muito: tem como ver tudo como foi feito pra regularizar esse jeep. tipo, o que precisou colocar a mais nele que é obrigatório hj, fora a luz de ré e o quebra-sol e onde foram feitas essas instalações, pq pra ir pro inmetro geralmente precisa da NF da peça e/ou serviço, etc. então gostaria de tirar essas dúvidas, pq o inmetro olha cada detalhe de segurança, tipo pneus, step, triangulo e por aí vai.
Desde já agradeço novamente a sua atenção.
Abs.
Alisson!
Amigos,
dizer que o INMETRO vai cobrar a luz de ré e outras coisas é precipitação, não vou afirmar que não
vão fazer, porem a coisa de 1 ano um amigo jipeiro colocou kit gaz e foi no INMETRO fazer a inspeção
e eles não exigiram essas coisas que não existiam nos jeeps da época, então estou achando que este
inspetor queria criar dificuldade para vender a facilidade.....
O Detran aqui do RJ foi o primeiro estado que deu inicio as vistorias anuais e são extremamente rigorosos,
e não houve nenhum problema na vistoria de troca de propriedade quando comprei o Engesa ainda este ano,
e o Engesa que é um carro mais novo não tem luz de ré.
È o mesmo caso dos carros antigos de só ter cinto abdominal, o Detran e o Inmetro não vão cobrar
a colocação de um cinto de 3 pontos.
abs.
Espero que não peçam mesmo. rs. vou ligar amanhã onde já fiz inspeção veicular pra ver o que me dizem, pq cada caso eles pedem uma coisa. tipo se vc colocar ou retirar GNV eles medem o nível de poluição, já em outras adaptações que não tem a ver com motor eles não pedem. vou ver isso tmb.
vlw por sua experiencia.
abs.