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  • #1
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    Motorização CHT




    Olá pessoal, tenho um motor CHT 1.6 em funcionamento atualmente montado em um Voyage CL 1994.

    Sei que existem CJ's calçados em motores AP 1.8, o "Ronaldo B." moderador, me disse que o CHT seria relativamente fraco devido ao peso potência do Jeep, mais algumas dúvidas ainda persistem e ele pediu pra que eu abrisse outro tópico. Então quem puder me ajudar vamos lá:

    1. O motor CHT é fraco suficiente para não ser indicado para nem um caso de uso? pois inicialmente a minha idéia seria um Cj (capota de fibra) para uso URBANO

    2. As dificuldades e facilidades de adaptação são semelhantes as do motor AP?

    3. Gostei das capotas de fibra de uma empresa (na qual não sei se posso citar o nome) que monta essas capotas em cima de vários chassis diferentes tais como da bandeirante, cj's, rural, etc. Alguém indica um chassi para melhor montagem do Jeep no MEU caso?

    Para efeito de informação:
    Eu fiz pesquisas sobre o CHT no fórum e realmente não achei... quem tiver links de tópicos posta ai que eu leio

    Pretendo gastar em tudo até 15mil.

    Não sou experiente mais tenho muita força de vontade e admiro este mundo jeepeiro a bastante tempo, gosto é gosto

    ajudem ai que isso pra mim é a realização de um sonho \o

  • #2
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    Vamos as suas duvidas:

    1- CHT é fraco demais e problematico, se fosse do XR3 pelo menos até ia, mas até nos carros originais dava muito problema, foi um motor abandonado pela ford rapidamente e vai ser fraco demais para levar o jeep, nÀo quer dizer que ele nào ande, andar vai andar, mas andar bem é outra historia e provavelmente sem força alguma.

    2- o CHT vai ser beeemmmm mais dificil de adaptar pois não há kits de adaptação de caixa seca no mercado para cambio clarck e etc... vc até monta mas 4x2 e vai fica ruma merda

    3- pode citar sim, as carrocerias de fibra é o que se tem de melhor no mercado hoje em dia e o mais durável, nào necessariamente é o mais leve quanto se imagina mas é o melhor


    Chassis vc pode comprar novo: www.chassisfortaleza.com.br ou compre um de jeep mesmo com documento (pois documentar um novo é meio complexo).

    com 15 mil vc comrpa algum jeep já pronto com motor de opala 4cc ou ap 1.8/2.0 que vais er melhor do que gastar dinheiro no cht que no final nào vai ficar bom e nem vai resolver seu problema.

    e com certeza pra te rum jeep hoje vai mais de 15 (montando vc)... comprar por ai sai mais em conta um pronto do que montar.
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #3
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    Boa tarde prezados ! para achar onde ha algum comentario sobre CHT em Jeep procure dentro das mensagens inclusive, muitas vezes o topico perde o foco no assunto inicial . . . lembro que eu mesmo elogiei o CHT enquando no Del Rey, no Jeep sei lah . . . mas ha relatos de alguem que tem um primo do tio do avo que fez e gostou . . . mas Jeep precisa de torque e o CHT nao eh o mais indicado, deixe ele no Voyage que vai ser melhor e pense em um 151 do Opala ou algo mais moderno, boa sorte e um abraco !

  • #4
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    Issae

    Queria agradecer "rubensx" e o "Jacimar" pelas respostas!

    Achei dois tópicos muito interessantes sobre o assunto, são eles na ordem cronológica:

    Este é mais novo, mais faz reviver uma discussão velha:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=25925

    Este é o velho, mas ressuscitado após a discussão do tópico anterior:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5048

    Li os dois agora vou dar uma estudada nos assuntos!
    assim que possível posto aqui ou no tópico já criado mais informações e dúvidas para quem quiser/precisar

    é isso ai, vamos ver se sai caldo dessa galinha!

  • #5
    Usuário Avatar de Flaibam
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    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    ...
    1- CHT é fraco demais e problematico, se fosse do XR3 pelo menos até ia, mas até nos carros originais dava muito problema, foi um motor abandonado pela ford rapidamente e vai ser fraco demais para levar o jeep, nÀo quer dizer que ele nào ande, andar vai andar, mas andar bem é outra historia e provavelmente sem força alguma.
    .........
    e com certeza pra te rum jeep hoje vai mais de 15 (montando vc)... comprar por ai sai mais em conta um pronto do que montar.
    Discordo e concordo com o Rubens.
    O CHT bem cuidado é um bom motor, de fácil manutenção e econômico. Já era utilizado pelos Gordinis na década de 60 e 70 e teve mais de 40 anos de utilização. Então, não foi abandonado tão rapidamente assim.
    Mas é motor para carro de passeio.
    Pode até servir razoavelmente bem num jepp com pneus finos.
    Realmente não vai ter força para pneus maiores e nem as adaptações de câmbio...
    E o Rubens está coberto de razão: com 15 mil compra um bom jeep. O motor de Opala é mais barato e de fácil manutenção, com fácil adaptação de câmbio 5 marchas para rodar tranquilo na cidade. Ou um motor OHC, para 4 marchas e uso misto, com mais possibilidades off-road.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #6
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    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Vamos as suas duvidas:

    1- CHT é fraco demais e problematico, se fosse do XR3 pelo menos até ia, mas até nos carros originais dava muito problema, foi um motor abandonado pela ford rapidamente

    QUACK !

    Esse motor "rapidamente abandonado" equipou desde Gordini até Fiesta e Ka 1999 (um 1.3 então denominado ENDURA, com injeção eletrônica).

  • #7
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Já vi motor CHT 1.6 álcool original ( 78cv se não me engano ) turbinado e é o bicho, dando 190cv no dina de bancada. Agora tem que reforçar algumas partes mas em termos de CHT, é barato de se mexer.

    AGORA, só presta mexer nos CHT de 1990 pra frente, os antigos não aguentam nada de sobrepotência não, mas continuam sendo motores honestos e duráveis SE BEM CUIDADOS.

    Se for pra colocar no Jeep, eu colocaria ele turbinado. Aspirado nem pensar...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #8
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    O CHT tb chamado de C3L equipou os Renault Clio e Renault 19 nos anos 90 até comecinho de 2000. Um CHT modernizado, diga-se...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #9
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    calma calma

    rapidamente abandonado do jeito que era, sem evoluções, o OHC mesmo só foi abandonado no brasil por exemplo e teve vida curta aqui mas lá fora equipou rangers por anos até dar lugar ao duratec é outro motor, o endura tb é outro motor completamente diferente

    é o mesmo que o EA-111 vc dizer que é o AP e não é

    Apesar do nome ser igual dos gordinis CHT é algo completamente diferente em todos os casos... senão podemos chamar de OHC da ford e do monza/kadet a mesma coisa tb o que não procede...

    nesse texto explica bem o que foi o CHT do gordini/dolphini e o que foi da ford e endura que são sim diferentes (o endura nem tanto):

    "Vamos pensar diferente: Um motor de 4 cilindros em linha , com bloco de ferro fundido e eixo comando de válvulas no bloco do motor ( usando uma corrente para acoplamento ) e com acionamento dos balancins por tuchos mecânicos.... é uma descrição genérica e que se voce for analisar direito vai encontrar mais de uma dezena de motores que se enquadram nesta descrição !!

    E tanto os motores Renault que equipavam os Gordinis e os Ford Corcel de 40 anos atrás , como os CHT da Ford que equiparam os modelos da Autolatina ( Gol, Saveiro, Escort, etc) e também os contemporãneos Endura que equiparam os primeiros KA e Fiesta , se enquadram perfeitamente nesta descrição !!!

    Mas, tenha certeza que embora a descrição genérica seja a mesma os CHT ja são motores modernos, com tecnologia de vanguarda e portanto em nada se comparam aqueles Renault dos anos 60 !!

    Pra começar o bloco foi totalmente reprojetado e passou a usar 5 mancais no virabrequim ( eram 4 no Renault ), o esticador da corrente passou a ser feito por um dispoditico mecânico com catraca e auto ajustável, os pistões perderam as "saias", enfim, muita engenharia foi aplicada para que os CHT se transformassem em modelos mais potentes e econômicos.

    Quando a Autolatina foi desfeita ( ainda bem!! ) a Ford buscou novamente o apôio da engenharia e equipou os Ford Ka e Fiesta com o motor Endura que foi desenvolvido a partir dos CHT e foi o resultado de muita tecnologia : os modelos de 1998 ja sairam de fábrica com injeção eletrônica multiponto, gerenciamento do ponto de ignição através de sensor de detonação, redução da massa girante em 25% ( bielas mais leves, pistões mais curtos e mais leves, e com isso se reduziu o ruído e a vibração e ganhou-se mais potência e melhor torque em baixo regime de rotação fazendo deste motor o complemento adequado para os carros que estavam sendo lançados.

    A partir de 1999, - aí sim - o Projeto foi totalmente reforrmulado com o lançamento dos ZETEC ROCAM, estes sim, motores com "tecnologia de ponta", e totalmente diferentes dos seus antecessores !"



    Ou seja CHT de gordini e dolphini é uma coisa, CHT de escort, del rey e autolatina é outra, e endura é outra coisa... tecnologias diferentes e sistemas diferentes...

    no caso do mustang/ranger o OHC era o mesmo, mudava apenas a falta de distribuidor e o cabeçote diferente com 2 velas por cilindro apenas nas rangers, sendo no mustang era tudo exatamente igual (claro que na versão 2.5 pistões diferentes, mas ai é o mesmo que falar AP 1.6 e ap 1.8". Ou seja até as peças do OHC e do motor da ranger são intercambiáveis a prova disso são o uso de coletores, e algumas partes do miolo no meu motor OHC.

    Antes de analisar um motor e simplesmente dizer que é igual pela aparencia ou mesmo pelo nome é necessário analisar sua concepção...


    Por isso o CHT não é o mesmo
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
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    Saindo um pouco da discussão sobre o quanto ou como o motor foi usado, bem como sua nomenclatura.

    Tudo isso é válido, pois o que aprendemos, ninguém nos tira.

    Mais sobre a utilização de tal motorização num jeep.

    Se for somente uso on-road, passear com a molecada, não vejo o por que.

    Somente fique ciente, que terá um veículo "calmo", somente para passeios.

    Conheci um 51 com a mecânica do chevette, suspensão dianteira, motor, cambio e diferencial.

    Usava somente para andar com os netinhos!

    Alegria total da meninada!!!!!!!!!!!!!1

    Se vai te fazer feliz, estude bem a colocação e manda bala!

    Abraços.

    Kim.

  • #11
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Bem galera, como o Jacimar citou, tenho um amigo que "usou", em seu Cj3 um motor CHT que era de um passat...

    Bem não vou falar se o motor é bom ou não, mas vou relatar que, na mão de um "esmeril" o motor durou muito tempo e no Cj3 foi muito bem em trilha, claro ate fundir, mas isso porque o cara era um "esmeril"...

    Quem sabe pra anda normalmente num jeep de passeio o motor sirva e muito bem, só não sei quanto a economia e manutenção, muito menos adaptação, mas já que o motor ta bom e dando sopa...

    Que sirva aquele ditado... "só tem tu, vai tu mesmo"

    Agora só não entendi um coisa, o Guilherme tem o jeep ou não??? pretende gastar 15 conto em que????
    Christian Ullmann


  • #12
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Eu só sei duma coisa.... depois que aquele bixim morde ele, ele nunca mais quer saber de andar devagarinho... bonitinho.... com motorzinho.... na cidade.... e por aí vai... não gostaria de entrar no quesito motor, se ele é bom ou não... o problema é a facilidade, se você pode colocar um CHT, pode colocar também um AP e se tratando de AP é muito mais fácil devido a quantidade de kits no mercado... agora que com 15 pilas dá pra fazer... não dá... é gostoso fazer? é! mas você vai começar, o dinheiro vai acabar... o seu sonho não vai se realizar... e aí vai ficar na pendenga... faz isso esse mês e pára, faz isso no outro e pára... e a vontade de andar fica só pairando no ar.... e dependendo da tua insistência quando terminar a montagem, foi um monte de dinheiro em cima do jeep, e muitas vezes o tesão de andar já foi pro saco... então pra ser feliz... pega esses 15 conto e investe num jeep já montado com bom motor, boa caixa, tracionado (pois o bixim vai te morder), e seja feliz... e aos poucos, se o jeep não está do seu jeito perfeito, você vai modificando ele pro seu gosto, tipo pintura... pneus... aros... capota... acessórios... e dando manutenção é claro....

    É essa a mensagem!!!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

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