A caixa da reduzida do meu jeep estava remendada com cola plástica. Aproveitei e mandei fazer uma solda. O metal não é muito forte mesmo. Fez bem você de trocar por outra.
Versão Imprimível
Olá Osvaldo Fonseca. vc diz do desmanche do sr Pepe. sabe o endereço. Obrigado.
Flaiban! Como assim colado? Que loucura. Pensei em mandar soldar, mas como o preço da reduzida inteira deu para encarar, preferi trocar. Ficou boa sem vazamento?
Antonio! Fica no início da BR 116 (considerando SP/Paraná) altura do atual KM 271, antigo KM 16 - Tel. 4701-6141. É uma pessoa que me pareceu extremamente correta, fazendo questão de mostrar a qualidade da peça. Ele tem um pouco de tudo!
OK. Osvaldo obrigado pela informação, é que estou a reformar uma rural e uma f 75. e queria traçar uma das duas. pois as duas tem o eixo traçado, e como estou sem a reduzida no momento interessava comprar uma caixa inteira. então será que este senhor terá a dita cuja a um preço razoalvel ?
grato....
É meu caro, quando a gente compra, por mais cuidado que a gente toma, sempre passa alguma coisa. Mas nesses caso, a trinca ficava na parte superior da caixa da reduzida, difícil de ser avistada. E o remendo, embora "meia-boca" era eficiente. Não dava infiltração.
Mas como tive que mexer no câmbio, quando o mecânico desmontou a caixa é que vimos o remendo. Como o mecânico falou que a solda seria suficiente, acreditei. Não deu problema. Está legal. Hoje o jeep tá na oficina porque um retentor deu problema e deu vazamento. Mas a solda está legal, sequinha, sem infiltrações. Pelo que o mecânico me falou, era só o retentor mesmo.
Antonio! Consegui o endereço e o telefone de outro desmanche. Não o conheço, mas não custa ligar e verificar: - Br116, altura do KM 283, Tel>: 4704-6462 - Vasquez. Boa Sorte!
Flaibam! O meu não estava trincado e sim quebrado. Alguem no passado tentou soldar de qualquer jeito e por lá pingava óleo. Também estou trocando os retentores. Devo pegá-lo amanhã! Não vejo a hora de ver como ficou a transformação. Mais uma vez, obrigado pelas dicas e boa sorte com o seu. OBS - se vc precisar trocar a caixa ela está por R$ 250,00 lá no Sr. Pepe.
Flaibam. pergunto o seu esta trocando o retentor da caixa de reduzida. estamos com uma rural e não sei de onde tem vasamento. pois o assoalho está pulverizado de oleo de cambio. e olhando o nivel do cambio este está baixo, e a reduzida extravasa. por estar o cambio baixo colocamos no nivel do cambio. passado umas voltas e mede de novo. o cambio está baixo se por óleo acho que vasa. não sei de onde. vasa não pelo retentor da frange. de onde será que vasa ?
Osvaldo obrigado pelo telefone. mas será que é 0xx114704 6462. e outra coisa o valor da sua caixa é cheia ou vasia (sem engrenagens). grato..................
Antonio! O preço que falei era ela vazia. Creio que caso vc precise das engrenagens ele pode montar ou vende-las de forma avulsa. É bom dar uma ligada para ele. Boa sorte! Obs- Caso vc não esteja em São Paulo, o DDD é 11.
Antonio, ser ver fica difícil, pois existem vários pontos que podem originar vazamento.
Comece pelo mais simples: vá no cabo do velocímetro e veja se ele está bem preso e sem trincas. Às vezes, a gente rosqueia ele meio de lado, ele funciona normalmente, mas acaba vertendo óleo por ali.
Nas juntas é mais difícil, mas não é imossível.
Retentor tem vários, do câmbio normal, da reduzida, do cardã...
E, por fim, possibilidade de trincas.
Uma ideia que me surgiu agora - e pode parecer idiota -
Lave bem as caixas de câmbio (normal e reduzida) e seque.
Rode uns 10 minutos com o veículo, pro óleo dar uma aquecida e ficar mais fino.
Pare em casa, e lave novamente, enxugue e dê um banho de talco.
Mas passe bastante talco mesmo (ou outro pó fino - farinha de trigo...).
Fique observando pra ver onde vai melar primeiro.
Talvez não seja o melhor método, mas vai dar resultado.
É uma ideia meio absurda, mas funciona.
Flaibam. agora a rural está com o meu filho. vou mandar dar uma olhada. mas não sei como vai fazer, mas quando estava comigo, e com o nivel da caixa de cambio baixo. ou melhor quando montei deixei ambos no nivel. depois de andar a caixa de marchas baixou o nivel e subiu o da reduzida. deixando assim não tem vasado. mas acrescentando oleo na caixa de marchas aparece o tal vasamento. parece que tem que deixar o nivel da caixa de marchas baixo. assim não vasa. mas será que com o nivel da caixa de marchas um pouco baixo não prejudica o cambio ?
Antonio, se você imaginar que os retentores ficam à meia altura, ou seja, bem no meio da caixa, junto com os eixos entalhados, eixo piloto, ou até a na própria vedação do pino chorão (anel oring ou cola), tente verificar qual a altura do óleo no reservatório.
Se o nível estiver acima dos retentores, então o vazamento não é lá. Se estiver no nível ou abaixo, podem ser eles. Mas como eu disse antes, sem ver fica difícil dar um palpite. Você tem que ter paciência e ir eliminando as possibilidades.
Ou se preferir, compre um jogo de junta, rententores e troque tudo. O mais caro vai ser a mão de obra do mecânico - a não ser que se arrisque a fazer sozinho, mas precisa de espaço e ferramentas adequadas. Eu não faria.
Esqueci de dizer que o óleo de uma caixa (normal) passa para a reduzida.
Existem dois furos entre as caixas pelo qual o óleo passa.
No meu jeep mandei tapar os furos.
Mas eles não interferem muito, desde que você não faça trilhas.
Mesmo que o óleo passe de uma caixa para outra, não significa que vai dar vazamento. Vai baixar o nível, mas é só deixar o carro estacionado numa descida, de frente, de uma noite para outra que ele volta.
Quanto ao nível do óleo, ele prejudica as engrenagens com certeza se não for suficiente para lubirificá-las. Mesmos os mais modernos, que formam uma película de proteção no metal, precisam estar em quantidade suficiente para alcançar o ponto de atrito entre os metais.