x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Agradecimentos: 0

Unhappy BF-161 Parafuso rachou o cabeçote, e agora?????

PessoALL, tive a alguns dias atrás a junta do cabeçote queimada (motor BF161), resolvi trocá-la então, juntamente com os parafusos, pois estes estavam bem velhos.
    Dei aperto de 70 lbs/pé em todos os parafusos, seguindo a sequência do manual. Depois coloquei para funcionar, e funcionou muito bem, diga-se de passagem . Com o motor quente, retirei os balanceiros e reapertei, novamente em 70 lbs/pé (tudo isso com aux de torquímetro).
    Daí minha surpresa em um dos parafusos: o cabeçote quebrou, bem no olhal do parafuso .
    O que fazer agora??? alguém já passou por isso???
    Dos 24 parafusos, 23 ficou bala!!! será que terei problemas com isso????
    Me ajudem, por favor!!!

Abraços,

Segue foto com detalhe da quebra...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cabecote.jpg  

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Já vi vários assim, não tem problema.

Sobre o aperto, na tabela que tenho o torque mínimo é de 8,10kg e o máximo 9,50kg.

70lbs/pé vai ser igual a 9,67kg e se ultrapassou isso pode ter ocasionado a rachadura.

[]'s

Citação Postado originalmente por LUC Ver Post
    PessoALL, tive a alguns dias atrás a junta do cabeçote queimada (motor BF161), resolvi trocá-la então, juntamente com os parafusos, pois estes estavam bem velhos.
    Dei aperto de 70 lbs/pé em todos os parafusos, seguindo a sequência do manual. Depois coloquei para funcionar, e funcionou muito bem, diga-se de passagem . Com o motor quente, retirei os balanceiros e reapertei, novamente em 70 lbs/pé (tudo isso com aux de torquímetro).
    Daí minha surpresa em um dos parafusos: o cabeçote quebrou, bem no olhal do parafuso .
    O que fazer agora??? alguém já passou por isso???
    Dos 24 parafusos, 23 ficou bala!!! será que terei problemas com isso????
    Me ajudem, por favor!!!

Abraços,

Segue foto com detalhe da quebra...
    Se não começar a vazar muita água, toca assim... No meu caso, espanei a rosca 2 parafusos para frente do seu, e mesmo sem o aperto nescessário a junta continua boa já fazem 2 anos, só pinga uma gotinha de água lá de vez enquando..
    Quando vc for retirar o cabeçote denovo, manda soldar esse olhal. É só usar solda usinável para fefo que fica novo. As varetas são bem caras, mas depois vc pode retrabalhar a solda excedente sem problemas.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    17/11/2009

Talking Valeu!!!

Elmer / Rafa, obrigado pelas dicas. Quando me deparei com este problema, quase tive um infarto, mas depois do que vocês relataram, me acalmei mais!!! É sempre bom poder contar com a experiência dos amigos dete fórum. Valeu, abraços!!!

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Bom dia !

Não teria sido falta das arruelas nos parafusos ? Ou no BF não vai arruela ? As vezes a cabeça do parafusos esfrega com tanta força contra o ferro fundido do bloco que engripa numa pontinha e ai racha.
    Sempre vi com arruela e ainda colocar uma gotinha de oleo entre a arruela e o bloco e entre a arruela e a cabeça do parafuso, assim o torque vai para o parafuso e não é "comido" pelo atrito entre a cabeça do parafuso e o bloco.

Edgar, se não me engano é sem arruela mesmo. Colocando-se arruela neste cabeçote, o torque deve mudar devido ao melhor deslizamento entre os materiais e deve aumentar o risco de vazamento pela arruela, visto que algumas roscas no bloco ficam dentro das galerias de refrigeração e a água sobe até a cabeça.
    Agora tem que olhar como é o encosto na cabeça sextavada do parafuso novo, para que as pontas da cabeça não cravem no fefo e estourem a carcaça como vc falou.
    Não posso afirmar, mas acredito que os parafusos originais possuam um pequeno rebaixe na parte interna da cabeça para evitar esse problema.

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Edgar e Rafa, no cabeçote não vai arruela devido a classe do parafuso (10.9 ou G8), pois as arruelas lisas comuns são dúcteis demais para este tipo de torque e aí acabaríamos "esmagando" a arruela contra o bloco, ocasionando um afruxamento constante. Pelo que observei nos novos parafusos, foi um pequeno resalto abaixo do sextavado, copiando um formato de arruela, porém muito menor.
    Mas retirando o uso ou não de arruela, certamente este atrito das bordas do sextavado contra o bloco contribui bastante para que ele acabe quebranmdo sim!!!!

Parafusos do cabeçote

Edgar e Rafa, no cabeçote não vai arruela devido a classe do parafuso (10.9 ou G8), pois as arruelas lisas comuns são dúcteis demais para este tipo de torque e aí acabaríamos "esmagando" a arruela contra o bloco, ocasionando um afruxamento constante. Pelo que observei nos novos parafusos, foi um pequeno resalto abaixo do sextavado, copiando um formato de arruela, porém muito menor.
    Mas retirando o uso ou não de arruela, certamente este atrito das bordas do sextavado contra o bloco contribui bastante para que ele acabe quebranmdo sim!!!!
    É comum a troca dos parafusos?
    Como e onde faço o pedido/compra, ou seja, a especificação desse parafuso do cabeçote?
    O colega falou em "10.9", isso é o material?

Me dêem um help pra não fazer besteira

Sds4x4,
    Julio

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Citação Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    É comum a troca dos parafusos?
    Como e onde faço o pedido/compra, ou seja, a especificação desse parafuso do cabeçote?
    O colega falou em "10.9", isso é o material?

Me dêem um help pra não fazer besteira

Sds4x4,
    Julio
    Olá Julio, não é necessário fazer a troca dos parafusos sempre que for desmontar o cabeçote por algum outro motivo, a não ser se este estiverem muito velhos e principalmente com sinais de alongamento no corpo (isso vc mesmo pode avaliar verificando se há uma redução da seção / afinamento do corpo do parafuso). Se houver troque por novos, pois estes já foram tracionados por apertos desnecessários em outras épocas. Avalie também a rosca se esta tudo certo, sem tricas e/ou filetes gastos ou oxidados demais.

Para o BF161 os parafusos são: 24 peças 7/16-14 x 4 (diametro 7/16 pol, 14 fios por pol, comprimento 4 pol).

A Classe deve ser no mínimo 10.9 devido à tração que o parafuso sofre. Que é o que interessa para nós, um parafuso que não "estique" tão fácil, de forma a soltar o cabeçote com os aquecimentos decorrentes do motor.

Sobre a classe, segue o que significa, conforme norma DIN-ISO 898 - Classe 10.9:
    10
    1040 N/mm² mínimo de resistência a tração
    .9
    90% da tração = limite de escoamento de 936 N/ mm²

Estes parafusos não são tão fáceis de encontrar, mas em algumas lojas de parafusos sempr tem um vendedor interessado em procurar, até porquê não são tão baratos (média de R$100,00 o jogo).

Lembre-se, depois de abrir o motor, aperte os parafusos na sequencia certa e no torque correto, coloque para aquecer e reaperte novamente seguindo os mesmos passos.

Espero ter lhe ajudado. Abraço

Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP

Estes parafusos não são tão fáceis de encontrar, mas em algumas lojas de parafusos sempr tem um vendedor interessado em procurar, até porquê não são tão baratos (média de R$100,00 o jogo).

Espero ter lhe ajudado. Abraço
    Pedindo no balcão realmente é dificil.. precisei de 2 parafusos meia polegada maior para poder prender o suporte da DH no meu Jeep, dificil a loja que tem pronta entrega pois alem de tudo a medida é em polegada e atualmente não se usa mais, consegui encomendar aqui numa casa de parafusos, paguei 12,00 reais cada um.

Troca dos Parafusos

Citação Postado originalmente por CJ 60 Ver Post
    Pedindo no balcão realmente é dificil.. precisei de 2 parafusos meia polegada maior para poder prender o suporte da DH no meu Jeep, dificil a loja que tem pronta entrega pois alem de tudo a medida é em polegada e atualmente não se usa mais, consegui encomendar aqui numa casa de parafusos, paguei 12,00 reais cada um.
    Tem uma loja de parafusos aqui em Niteroi que costuma ter bastante coisa, mas como o colega disse, é cada vez mais difícil encontrar qq material em polegadas. amanhã vou dar uma procurada nesses parafusos e,se encontrar beleza, mas se não vão esses mesmo.

Sds4x4,
    Julio

Encontrei essa orientação quanto à classificação dos parafusos:

"O que significa 8.8, 10.9 e 12.9. Quais as diferenças entre eles? Essa numeração representa a classe de resistência que o parafuso possui.
    8.8
    8
    800 N/mm² mínimo de resistência a tração
    .8
    80% da tração = limite de escoamento de 640 N/ mm²

10.9
    10
    1040 N/mm² mínimo de resistência a tração
    .9
    90% da tração = limite de escoamento de 936 N/ mm²

12.9
    12
    1220 N/mm² mínimo de resistência a tração
    .9
    90% da tração = limite de escoamento de 1098 N/ mm²

As diferenças são;
    Quanto menor for a classe de resistência do parafuso, maior será a sua ductilidade, porém menor será a sua capacidade de gerar força.
    Quanto maior for a classe de resistência do parafuso, menor será a sua ductilidade, porém maior será a sua capacidade de gerar força.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. não pague mico, ATUALIZE-SE !!!
      Por Tio Eddie no fórum Humor
      Respostas: 6
      Última resposta: 04/05/2010, 20:53

Permissões de Postagem