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  • #1
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    17/11/2009
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    Unhappy BF-161 Parafuso rachou o cabeçote, e agora?????




    PessoALL, tive a alguns dias atrás a junta do cabeçote queimada (motor BF161), resolvi trocá-la então, juntamente com os parafusos, pois estes estavam bem velhos.
    Dei aperto de 70 lbs/pé em todos os parafusos, seguindo a sequência do manual. Depois coloquei para funcionar, e funcionou muito bem, diga-se de passagem . Com o motor quente, retirei os balanceiros e reapertei, novamente em 70 lbs/pé (tudo isso com aux de torquímetro).
    Daí minha surpresa em um dos parafusos: o cabeçote quebrou, bem no olhal do parafuso .
    O que fazer agora??? alguém já passou por isso???
    Dos 24 parafusos, 23 ficou bala!!! será que terei problemas com isso????
    Me ajudem, por favor!!!

    Abraços,

    Segue foto com detalhe da quebra...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cabecote.jpg  

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Já vi vários assim, não tem problema.

    Sobre o aperto, na tabela que tenho o torque mínimo é de 8,10kg e o máximo 9,50kg.

    70lbs/pé vai ser igual a 9,67kg e se ultrapassou isso pode ter ocasionado a rachadura.

    []'s

  • #3
    Citação Postado originalmente por LUC Ver Post
    PessoALL, tive a alguns dias atrás a junta do cabeçote queimada (motor BF161), resolvi trocá-la então, juntamente com os parafusos, pois estes estavam bem velhos.
    Dei aperto de 70 lbs/pé em todos os parafusos, seguindo a sequência do manual. Depois coloquei para funcionar, e funcionou muito bem, diga-se de passagem . Com o motor quente, retirei os balanceiros e reapertei, novamente em 70 lbs/pé (tudo isso com aux de torquímetro).
    Daí minha surpresa em um dos parafusos: o cabeçote quebrou, bem no olhal do parafuso .
    O que fazer agora??? alguém já passou por isso???
    Dos 24 parafusos, 23 ficou bala!!! será que terei problemas com isso????
    Me ajudem, por favor!!!

    Abraços,

    Segue foto com detalhe da quebra...
    Se não começar a vazar muita água, toca assim... No meu caso, espanei a rosca 2 parafusos para frente do seu, e mesmo sem o aperto nescessário a junta continua boa já fazem 2 anos, só pinga uma gotinha de água lá de vez enquando..
    Quando vc for retirar o cabeçote denovo, manda soldar esse olhal. É só usar solda usinável para fefo que fica novo. As varetas são bem caras, mas depois vc pode retrabalhar a solda excedente sem problemas.
    4X4 Brasil

  • #4
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    17/11/2009
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    Talking Valeu!!!

    Elmer / Rafa, obrigado pelas dicas. Quando me deparei com este problema, quase tive um infarto, mas depois do que vocês relataram, me acalmei mais!!! É sempre bom poder contar com a experiência dos amigos dete fórum. Valeu, abraços!!!

  • #5
    Usuário Avatar de edgar
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    21/03/2005
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    Bom dia !

    Não teria sido falta das arruelas nos parafusos ? Ou no BF não vai arruela ? As vezes a cabeça do parafusos esfrega com tanta força contra o ferro fundido do bloco que engripa numa pontinha e ai racha.
    Sempre vi com arruela e ainda colocar uma gotinha de oleo entre a arruela e o bloco e entre a arruela e a cabeça do parafuso, assim o torque vai para o parafuso e não é "comido" pelo atrito entre a cabeça do parafuso e o bloco.

  • #6
    Edgar, se não me engano é sem arruela mesmo. Colocando-se arruela neste cabeçote, o torque deve mudar devido ao melhor deslizamento entre os materiais e deve aumentar o risco de vazamento pela arruela, visto que algumas roscas no bloco ficam dentro das galerias de refrigeração e a água sobe até a cabeça.
    Agora tem que olhar como é o encosto na cabeça sextavada do parafuso novo, para que as pontas da cabeça não cravem no fefo e estourem a carcaça como vc falou.
    Não posso afirmar, mas acredito que os parafusos originais possuam um pequeno rebaixe na parte interna da cabeça para evitar esse problema.

  • #7
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    17/11/2009
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    Edgar e Rafa, no cabeçote não vai arruela devido a classe do parafuso (10.9 ou G8), pois as arruelas lisas comuns são dúcteis demais para este tipo de torque e aí acabaríamos "esmagando" a arruela contra o bloco, ocasionando um afruxamento constante. Pelo que observei nos novos parafusos, foi um pequeno resalto abaixo do sextavado, copiando um formato de arruela, porém muito menor.
    Mas retirando o uso ou não de arruela, certamente este atrito das bordas do sextavado contra o bloco contribui bastante para que ele acabe quebranmdo sim!!!!

  • #8
    Henrique, se for igual ao do BF161, só encontrei na Agromotor. R$9,00 cada. Comprei 24 essa semana. Segundo o vendedor, são originais. Os que tinham na Jipebrás estavam com problema na rosca eles iam pedir um lote novo. O preço é o mesmo. Parabéns pela reforma do seu Jeep. Vi no tópico do forum Frota4x4. Abraço, Humberto

  • #9
    Usuário Avatar de HenriqueRS
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    Citação Postado originalmente por Humberto Barbosa Ver Post
    Henrique, se for igual ao do BF161, só encontrei na Agromotor. R$9,00 cada. Comprei 24 essa semana. Segundo o vendedor, são originais. Os que tinham na Jipebrás estavam com problema na rosca eles iam pedir um lote novo. O preço é o mesmo. Parabéns pela reforma do seu Jeep. Vi no tópico do forum Frota4x4. Abraço, Humberto
    Pois é, acho que são iguais sim, só que no meu caso o problema não foram os parafusos que cederam, aparentemente ainda estão bons. O que cedeu foi a rosca do bloco, que começou a espanar em 2 parafusos antes das 65lbft, parei de apertar antes de espanar completamente. Desapertei na sequencia inversa e removi os parafusos que começaram a espanar. A rosca deles continua boa, só pode ter sido a do bloco (até porque o parafuso é de aço e o bloco é de ferro fundido, mais fraco).
    Aí minha idéia foi usar parafusos mais compridos, de 5" ao invés de 4", que pegassem mais rosca do bloco, que tem a maioria dos furos passantes com rosca até o final. Não tinham esses parafusos, e eles teriam que ser feitos por encomenda, por isso tão caro

    Mas valeu a dica, não sabia que ainda vendiam parafusos específicos pro cabeçote dos Jeeps
    Willys Overland 1953
    "Quando vou de Jeep, acabo pegando o caminho mais longo..."
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=78743

  • #10
    Usuário Avatar de gmr66
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    Luc,
    Passei por isso hoje e já estava desanimado. Resolvi trocar a junta do meu Bf184 e no reaperto a quente(10 kl, segundo a embalagem da sabó) um dos alojamentos simplesmente quebrou, diferentemente do seu que apenas rachou!!! Mas olhando os posts fiquei um pouco mais tranquilo!!!
    Um grande abraço a todos


    Citação Postado originalmente por LUC Ver Post
    PessoALL, tive a alguns dias atrás a junta do cabeçote queimada (motor BF161), resolvi trocá-la então, juntamente com os parafusos, pois estes estavam bem velhos.
    Dei aperto de 70 lbs/pé em todos os parafusos, seguindo a sequência do manual. Depois coloquei para funcionar, e funcionou muito bem, diga-se de passagem . Com o motor quente, retirei os balanceiros e reapertei, novamente em 70 lbs/pé (tudo isso com aux de torquímetro).
    Daí minha surpresa em um dos parafusos: o cabeçote quebrou, bem no olhal do parafuso .
    O que fazer agora??? alguém já passou por isso???
    Dos 24 parafusos, 23 ficou bala!!! será que terei problemas com isso????
    Me ajudem, por favor!!!

    Abraços,

    Segue foto com detalhe da quebra...

  • #11
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Minha historia foi parecida.. com a adaptação da DH, o suporte utiliza 2 parafusos do começo do lbloco ou seja ficaram curtos, eu encomendei numa casa de parafusos 2 com 1 pol maior e resolveu o problema, (sim parafusos de aço na espec do q o cabeçote precisava) nao sei se a sorte é q temmos aki na cidade uma fábrica de parafusos entao ficou mais facil..

    abç
    =======
    Wilson

  • #12
    Usuário Avatar de HenriqueRS
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    Putz, esqueci de postar como resolvi o problema Malz
    Bom, na verdade os parafusos originais do Hurricane 4 não tem 4", tem um pouco mais, 4 5/16" ou algo assim. Os parafusos originais do motor do meu Jeep estavam com a rosca da ponta corroida, aí já pegavam pouco no bloco, passaram a pegar menos ainda, resultado espanaram 6 roscas do bloco (reapertei os parafusos com o torque máximo antes de levar na tornearia, pra, se estourasse mais um, eu não ter que levar o bloco de novo).
    Ok, levei o bloco pra lá e descobri que é um problema frequente nesses motores antigos e inclusive eles já tinham as buchas prontas pra colocar no bloco, inclusive com um batente pra não rosquear mais depois de instaladas, só tinha que fazer o furo interno 7/16".
    Depois de embuchado, levei o bloco pra casa e tentei remontar. Deu problema de novo. Espanou a parte de cima da bucha, o parafuso tava muito curto... Já louco da vida, decidi gastar um pouco mais e poupar dor de cabeça futura, encomendei os parafusos na Pombão Parafusos. Não evitei a dor de cabeça porque os parafusos vieram errados e eu tive que levar eles de volta. Depois recebi os parafusos re-usinados e aí o acabamento ficou uma m3rd@, pois já tinham dado o tratamento térmico no aço. Mas mesmo assim, consegui dar o aperto e os parafusos aguentaram perfeitamente.

    Como o parafuso que eu tava usando antes era muito curto, eu nem precisei trocar a bucha que espanou, porque não chegou a danificar muito a rosca, e ainda consegui dar o aperto que precisava.

    No fim, eu usei a mesma junta. Conversei com alguns mecânicos e todos concordaram que não seria necessário trocar a junta, até porque eu não tinha chegado no aperto final, que é dado depois do motor aquecer.

    Só quem já fez esse serviço sabe o medo que dá apertar esses parafusos, hahaha

    Quanto aos prisioneiros, é uma boa idéia, vai resolver o problema da fragilidade da rosca do bloco e também não precisa mais se preocupar com água subindo por esses parafusos. Eu até pensei em colocar prisioneiros também, mas ai, como todos os parafusos estavam críticos, eu teria que por em todos, e ai acho que complica a montagem (se tiver algum deles levemente desalinhado já era) e a desmontagem (como aconteceu num Hurricane 4 que desmontei, tinha 1 prisioneiro, acho que apertaram demais a porca, sei la, só sei que formou rebarbas no furo do cabeçote e travou no prisioneiro, pra puxar o cabeçote pra fora eu tive que usar um pé de cabra como alavanca. Uma arruela deve resolver esse problema).

    Boa sorte ai, poste novidades
    Willys Overland 1953
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