Pessoal,
No feriado do Carnaval, tive uma experiência não muito boa, vai aqui a dica prá se alguém passar pelo mesmo problema ou algo semelhante.
Estava indo para Barra do Ribeira, litoral sul de SP quando logo após sair da BR116 e pegar a SP222 começou a chover, liguei o limpador do parabrisa e não funcionou. Pensei que fosse o fusível queimado, porque quando fiz a reforma da parte elétrica, o mecânico refez quase toda a fiação e colocou uma caixa com 8 fusíveis, divididos um duas linhas.
Parei o jeep no acostamento e aí foi que eu vi o tamanho da merd@#$%. Não funcionava o limpador, a luz do freio, a seta, e se pisasse no pedal do freio, os marcadores de temperatura e de combustível (Cronomac) caiam para zero e se os faróis estivessem acesos ao acionar o freio eles apagavam... ou seja, virou uma zona total, além de várias luzes acesas na sinaleira (Cronomac também).
Como não era possível ter certeza se o alternador estava ou não carregando porque todas as luzes da sinaleira piscavam aleatóriamente e no acostamento com chuva não dava prá fazer muita coisa (estavamos eu e minha esposa somente no jeep) e eu não queria ficar parado no acostamento sozinho, resolvi ir até Iguape ou até parar, o que ocorresse primeiro. Depois de rodar uns 45 km cheguei em Iguape e fui procurar um eletricista.
Prá encurtar a conversa, passei por 3 eletricistas que tiveram a mesma atitude, depois de olhar o problema a sugestão era deixar o jeep prá desmontar a fiação do painel e chave de seta porque deveria estar em curto e a minha resposta para o 3 foi igual.... deixa quieto que vou assim mesmo, afinal o receio do alternador não estar funcioando não tinha mais o menor fundamento depois de eu ter rodado mais de 40km.
Chegando na Barra do Ribeira, não consegui descobrir qual era o defeito, não tinha nenhum fuzível na caixa queimado e nem tinha achado nenhum fio quebrado ou em curto, e como o problema parecia que era causado por alguma falta de aterramento ou retorno de alimentação indevida, resolvi desligar tudo que fosse possível e fazer uma ligação "alternativa" (gambiarra mesmo) prá fazer funcionar pelo menos o essencial. Feito isso fiquei com a luz de freio, faróis, pisca alerta e os instrumentos do painel funcionando, consegui rodar durante o carnaval e voltar sem problemas.
Ao chegar em SP, liguei para o mecânico e ao contar o problema ele disparou na bucha ..... " isso é um fusível que está debaixo do painel que está queimado, é só trocar que vai funcionar tudo de novo".
Como quase toda a parte elétrica tinha sido refeita e colocada a caixa de fusiveis no cofre no motor, nem pensei que ainda existissem os fusiveis originais do jeep em baixo do painel, mesmo porque, eu mexi embaixo do painel prá verificar se havia algum fio em curto ou quebrado e não ví os porta fusíveis que para evitar curto ou mau contato estavam bem presos isolados, mas o mecânico deixou lá porque estavam funcionando bem e é uma proteção a mais.
Como somente ontem tive tempo de olhar o defeito, procurei o fdp do fusível e o problema era lá mesmo, porém o fuzível não estava queimado, tinha deformado a ponta do porta fusível, provavelmente por calor devido a mau contato interno e isso gerou uma perda de contato, ou seja, nem a porr@@#$$ do fusível queimou. !!!
Resolvido o problema do porta fusíveis, tudo voltou a funcionar perfeitamente, porém, agora sem porta fusível debaixo do painel !!!!
Vivendo e aprendendo !!!!!
[]´s