Seja bem vindo à comunidade !!!!
Pois bem, vou lhe passar minha experiencia com 4x4 (jipes e rural), certamente vc irá ouvir de tudo, mas vc terá que ir descubrindo aos poucos o que lhe cai melhor.
O que foi bom para mim, pode não ser para outros, mas vamos lá.
Eu tive um CJ5 por 7 anos, adquiri ele original e fui fazendo "up grade" sempre com peças da linha Willys.
Primeiro foi o cambio de 3m que troquei pelo de 4m, depois coloquei pneus AT Firestone 750x16 no lugar dos originais, por fim troquei o motor BF161 (2.600cc) por um BF184 (3.000cc).
No final troquei as rodas por outras de aro 15x8 para colocar os pneus Firestone MT 32".
Resumindo:
Para as trilhas pesadas que fizemos,o motor BF161 foi muito bem com os pneus AT Firestone 750x16, mas uma coisa que eu nunca abriria mão é de um guincho mecânico (Ensimec, Ekron, Bisseli, etc) o meu era Ensimec, nunca me deixou na mão.
Até salvamentos em domingo nos fizemos, senão os caras tavam até hoje no buraco do perci (SBC).
Depois que troquei as rodas por pneus mais largos, o motor se mostrou insuficiente, como tinha ganhado um BF184, resolvi retificalo por completo e colocar no lugar do BF161.
O jipe ficou muito esperto, até parecia um 6cil de opala......rsrsrsrs
Depois disto tudo eu acabei vendendo o jipe, tb tive uma rural bicuda ano 1959, que tb era show. Mas essa nunca coloquei na trilha.
Agora tô montando uma F-100, veja link.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=38493
Mas como te disse depende da finalidade vc terá infinitas opções, devido a grande variedades de motores Diesel, gasolina, 4, 6, 8 cilindros, injetados, carburados, em linha em V, etc....
Vai experimentando o que vc tem, que tb pode ser muito bom, dependendo da finalidade, vc tem inumeras relações de diferenciais para trocar até achar a mais adequada.
Lembre-se que um carro muito bom de "trilhas" pode ser uma lastima no asfalto.
Abs.
Wellington
PS. Seguem fotos dos meus brinquedos.