x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,659
    Agradecimentos: 51

    Munhão esquerdo, porque estraga tanto ?




    Boas galera,

    estou com uma rural de um cliente que era 4x2 e vamos transformar em 4x4, arrumei um diferencial dianteiro completo aqui no meu estoque mas não tinha munhão esquerdo, reviramos a sucata e encontramos 6 mas todos direitos.

    Um dos mecanicos que está cuidando da viatura foi dar uma verificada nas autopeças da cidade e chegou a encontrar em uma loja 9 munhões todos direitos.

    Bom, pra resumir munhão esquerdo novo não tem, e nos ferro velhos, na minha sucata e com amigos jipeiros os de lado esquerdo que encontramos estavam com o alojamento do terminal folgado, e tão folgados que não dá mais nem pra usar um terminal de cone mais grosso, no caso aqui vamos usar terminais do MB608 montados na parte superior do braço.

    Ainda não encontrei o munhão e resolvi criar esse tópico pra saber qual o mistério de estragar tanto o lado esquerdo

    []'s

  • #2
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Idade
    49
    Posts
    634
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Boas galera,

    estou com uma rural de um cliente que era 4x2 e vamos transformar em 4x4, arrumei um diferencial dianteiro completo aqui no meu estoque mas não tinha munhão esquerdo, reviramos a sucata e encontramos 6 mas todos direitos.

    Um dos mecanicos que está cuidando da viatura foi dar uma verificada nas autopeças da cidade e chegou a encontrar em uma loja 9 munhões todos direitos.

    Bom, pra resumir munhão esquerdo novo não tem, e nos ferro velhos, na minha sucata e com amigos jipeiros os de lado esquerdo que encontramos estavam com o alojamento do terminal folgado, e tão folgados que não dá mais nem pra usar um terminal de cone mais grosso, no caso aqui vamos usar terminais do MB608 montados na parte superior do braço.

    Ainda não encontrei o munhão e resolvi criar esse tópico pra saber qual o mistério de estragar tanto o lado esquerdo

    []'s
    Olá Elmer
    Uma teoria:
    O peso do motorista faz o lado esquerdo forçar sempre um pouco mais,( vide a maioria das suspensões originais com pouca manutenção sempre mais baixas do lado esquerdo) ...durante 30 , 40 ... 50 anos dá uma diferencinha...

    Se descobrirmos que na Inglaterra ( mão de direção direita) o desgaste ocorre mais do lado direito, fica comprovada a tese.

    abc
    4X4 Brasil Razão: errinho digitação

  • #3
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Bom, tenho duas teorias:

    Uma que a caixa de direção esta mais perto desta roda, a barra de direção fica um pouco menor e absorve menos impactos por flambagem. Dai o olhal estraga mais.

    Outra possibilidade (e talvez aliada a primeira possibilidade) é que, como é o lado do motorista e tem uma melhor visibilidade, é a roda que voce vai escolher para subir um degrau, transpor um buraco, etc. A gente nem repara, mas, é sempre de um determinado lado....Teria que pesquisar motoristas canhotos....Veja aquelas criaturas que insistem em passar em lombadas (quebra-molas) na diagonal...sempre vão atacar com uma determinada roda primeiro, é o habito.

  • #4
    Sou motorista canhoto, mas sempre que tenho q escolher, tá lá a roda esquerda no maior degrau....

    A propósito, também estou procurando um munhão esquerdo para substituir....

  • #5
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    50
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 24
    Já que comentaram, quando desmontei meu diferencial o olhal esquerdo tb estava folgado e o direito perfeito.
    Só comprova a teoria mas não explica o porque

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,659
    Agradecimentos: 51
    Legal, pensei que só acontecia aqui no Norte, hehehe.

    Mestre Leopoldoooooooooooooo, alguma outra teoria para o misterioso caso ?

    []'s

  • #7
    Eu também estou curioso..... Vou acompanhar de perto e revisar meu munhão esquerdo .

  • #8
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,894
    Agradecimentos: 3
    olha curiosidade ou não... o meu esquerdo tb estava moidaço... mas menos que o direito dos meus aintogos eixos...

    eitcha??
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #9
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,747
    Agradecimentos: 4
    Pensando um pouco mais, acho que é uma falha causada devido a construção do sistema de direção. Me refiro ao sistema original do jeep.

    Pode ser, posicionamento, ângulo da barra, comprimento, etc...não estou afirmando nada, apenas considerando algumas variáveis.

    sds,,
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #10
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,747
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Legal, pensei que só acontecia aqui no Norte, hehehe.

    Mestre Leopoldoooooooooooooo, alguma outra teoria para o misterioso caso ?

    []'s
    Opssssss, então Elmer já descobriu alguma causa real do munhão esquerdo?

    Leopoldo diga ai pra nois matar a curiosidade,

    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Não sou o Leopoldo mas também dou minhas cacetadas. O porque do problema também não sei dizer com precisão, acredito que todas as respostas acima sejam válidas, porém trocar o munhão somente pelo fato do olhal estar desgastado acho desperdício.

    Para resolver esse problema de maneira definitiva eu criei um sistema diferenciado. Fiz um novo olhal no torno e o soldei em uma chapa 1/2"polegada, em seguida dobrei essa chapa para que ela fizesse o contorno superior do munhão, fiz um furo e fixei um parafuso e no buraco do antigo olhal para o terminal original, fiz mais quatro furos e aparafusei a chapa sobre o 'taquinho' superior do munhão.

    É a solução definitiva para o problema. Inclusive pode-se utilizar quaisquer terminais q se quiser, eu optei pelos do trator massey fergusson 275 (durabilidade acima da média e preço muito abaixo dos terminais comerciais).

    Vamos tentar explicar melhor através de fotos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -s3010001.jpg   -s3010002.jpg   -s3010004.jpg   -s3010006.jpg   -s3010227.jpg  

  • #12
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,747
    Agradecimentos: 4
    Mauricio, blzzzzz...

    Seguinte acho que vi esse sistema seu no tópico sobre direção vw, mas vi também comentários de que os parafusos que seguram o pino do rolamento do munhão não aguentam o braço da direção ali, não sei se procede ou não;
    mas pergunto, e como fica a pré carga do rolamento do munhão?

    [ ],
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade