Indiferente de ser um BF161, com folgas especificadas maiores em relação ao um motor de nova concepção, existem cuidados a ser tomados após uma retífica.
Um deles é o período de amaciamento, que nada mais é do que o assentamento ou conformação das peças metálicas móveis do motor, ou seja, pistão, anéis e camisas, válvulas, guias e comando, bronzinas de mancal / biela.
A recomendação é de que antes de sair com o veiculo, o mesmo seja aquecido em marcha lenta e durante a utilização (até os 500 km), não se atinjam altas rotações com o motor (acima de 3.000 rpm), mas vale lembrar que o BF não é um motor “girador”, tem maior potencia aos 4000rpms e maior torque aos 2000rpm, portanto é necessário um pouco mais de conservadorismo neste aspecto.
Além disto, muitas pessoas fazem a 1ª troca de óleo aos 1000km, uma boa pratica pois se eliminam possíveis limalhas provenientes da retífica ou do assentamento entre as peças.
Sendo assim, após os 1000km, motor aquecido e novo óleo, já é possível ir aumentando gradativamente a rotação do motor, lembrando somente que não é interessante ainda impor longos percursos com o motor em altos giros até atingir os 3000km.
Bom, foi assim que fiz o amaciamento do meu motor, e não posso dizer que, conforme o mito, ele tenha ficado “amarrado”.
Abraço,