x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26

Amaciamento BF-161

Olá pessoal. Acabei de retificar por completo meu BF-161, não tem nem 50km rodados. Apesar de ter uma noção de amaciamento de motores e ter procurado em outros tópicos, as respostas mais me confundiram do que ajudaram visto que falava-se de vários tipos de motores. Por isso, gostaria da experiência de quem já amaciou um BF em específico, já que é um motor antigo e não me custou barato.
    Abraços,
    Paese.
    CJ-5 Militar M-520 1967 3 marchas
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Amaciamento BF-161-motor-l-dir.jpg  

Olá Paese.

Indiferente de ser um BF161, com folgas especificadas maiores em relação ao um motor de nova concepção, existem cuidados a ser tomados após uma retífica.

Um deles é o período de amaciamento, que nada mais é do que o assentamento ou conformação das peças metálicas móveis do motor, ou seja, pistão, anéis e camisas, válvulas, guias e comando, bronzinas de mancal / biela.

A recomendação é de que antes de sair com o veiculo, o mesmo seja aquecido em marcha lenta e durante a utilização (até os 500 km), não se atinjam altas rotações com o motor (acima de 3.000 rpm), mas vale lembrar que o BF não é um motor “girador”, tem maior potencia aos 4000rpms e maior torque aos 2000rpm, portanto é necessário um pouco mais de conservadorismo neste aspecto.

Além disto, muitas pessoas fazem a 1ª troca de óleo aos 1000km, uma boa pratica pois se eliminam possíveis limalhas provenientes da retífica ou do assentamento entre as peças.
    Sendo assim, após os 1000km, motor aquecido e novo óleo, já é possível ir aumentando gradativamente a rotação do motor, lembrando somente que não é interessante ainda impor longos percursos com o motor em altos giros até atingir os 3000km.

Bom, foi assim que fiz o amaciamento do meu motor, e não posso dizer que, conforme o mito, ele tenha ficado “amarrado”.

Abraço,
    WILLYS CJ5 1959 - O Legendário Cremogema ! ! !
    GM151 S / BVM5 - Clarck CL2205D
    ** Jeep Willys: A lenda continua viva !!!

ola..
    to trocando o bloco do bf e vou fazer a retifica ... gostaria de saber qto q ficou a obra no seu jeep?
    abraco
    Não sei onde eu to indo Mas sei que eu to no meu caminho

Olá Bender !!

Quando fiz a retífica do meu BF161 saiu incríveis R$ 3200,00 entre peças, retífica e mo. Acredito que hoje o custo gire nesta faixa de preço pra mais, dependendo da região.

AT +

entao meu mecanico talvez desmonte o motor para tirar medidas ainda essa semana , e me passe o valor ... mas segundo ele , esta nesta mesma faixa de preço... de 3000 a 3500..

e como q ta a viatura cm motorzao novo?
    abracs
    Não sei onde eu to indo Mas sei que eu to no meu caminho

Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Ola onde retificou qto pagou to com o mesmo motor precisando de retifica mas não consegui me comunicar no forum ainda não sei usar o site sou de sp moema ok agrardo resposta abraço

Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Não vale mais apena por outro motor? Pois alem de caro a retifica os motores bf dizem não ter boa fama eu tenho um jeep cj5 69 e so falta fazer o motor pra ficar em ordem ai penso em fazer retifica ou trocar pois dizem q as peças boas são metal leve e são dificeis d achar

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Fabiano Willys CJ5 1959 Ver Post

. . .

A recomendação é de que antes de sair com o veiculo, o mesmo seja aquecido em marcha lenta e durante a utilização (até os 500 km), não se atinjam altas rotações com o motor (acima de 3.000 rpm), mas vale lembrar que o BF não é um motor “girador”, tem maior potencia aos 4000rpms e maior torque aos 2000rpm, portanto é necessário um pouco mais de conservadorismo neste aspecto.

. . .

Bom, foi assim que fiz o amaciamento do meu motor, e não posso dizer que, conforme o mito, ele tenha ficado “amarrado”.

Abraço,
    Bom dia prezados ! realmente existia uma lenda de que o motor deveria ser amaciado no kct, se não ficaria preso, amarrado como disse o amigo, me vem uma dúvida a mente por que hoje em dia não existe tanto rigor no amaciamento dos motores modernos ? será que a metalurgia evoluiu tanto assim ? os óleos são melhores ? os fabricantes querem que você detone o seu motor logo ? ou o quê ?
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

Olá pessoal.
    Obrigado pelas dicas Fabiano. Resolvi retificar o meu BF por que no meu caso o Jeep é praticamente todo original, quase um placa preta, e o meu uso vai ser passeios e trilhas leves. Além do mais, era um motor standard, nunca tinha sido reformado, então aguentava bem uma retífica. O custo saiu uns R$ 2.000, retifica completa bloco + peças (pistões, anéis, rolamentos, válvulas...), retífica cabeçote (300,00), bomba d´água nova (R$ 180,00), velas, juntas, plarinado...etc.. + mão-de-obra (R$ 500,00) saiu pouco mais de R$ 3.000. Isso porque a mão-de-obra de desmontar, montar e regular foi feita por mim e meu irmão. Senão os custos chegariam fácil nos R$ 4.000. Mas ficou uma beleza. Nada como o ronquinho de um 6 cilindros girando redondo. Melhor que isso só o ronco de um V8 (na minha opinião). Quanto a fama do BF, que eu saiba sempre foi muito boa, claro não dá pra comparar com motores modernos de hoje.
    Abraço a todos.
    Paese

Usuário
    Entrada
    24/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Paes,

Seguem dicas preciosas.

1 - Verificar o nível de óleo diariamante antes de sair com a viatura.
    2 - Dar partida no motor sem acelerar, puxar ligeiramente o afogador, acionar a chave de partida e assim que o motor pegar va removendo o afogador lentamente.
    3 - Manter o motor em marcha lenta para pré-aquecer por apenas 5 minutos.
    4 - Sair com a viatura sem esticar as marchas ou passar de 60Km/h antes dos 500Km em terceira marcha. ( não é pra esticar a primeira ou segunda até 60Km/hora !!!!)
    5 - Não manter rotação constante no período de amaciamento, ou seja e bom variar a velocidade durante o deslocamento.. Por Exemplo, ande 10 Km a 50Km/hora depois mais 10Km a 60KM/hora volte para 50Km/h depois para 60km/h o importante não é a velocidade, mais sim evitar rotações constantes ( mesmo que baixas) por longos períodos de deslocamento durante esta fase de amaciamento.
    6 - Trocar o óleo e o filtro nos priomeiros 500km percorridos . Lembre-se que a filtragem de óleo neste motor é parcial.. o ideal( leia-se correto) é remover o cárter, e limpar ele completamente, pois haverá particulas metálicas por la... mesma coisa para o copo do filtro.
    7 - Segunda troca de óleo , com 1500Km e depois a cada 1500Km ou seis meses o que ocorrer primeiro....

Seguindo esta dicas, se seu motor foi bem feito, vc o terá ainda nesta condição para a sua segunda geração... filhos e quem sabe netos....

Não esqueça tambem de pedir o re-aperto do cabeçote se ja não foi feito! Outra coisa importante que muita gente deixa de lado... É importante limpar as roscas dos parafusos do cabeçote no bloco , com um macho de medida igual a do parafuso e bem como substituir todos os parafusos por novos de mesmo tipo e tamanho. Isto vale para qualquer motor / carro ( exceto o re-aperto do cabeçote que na maioria dos carros hoje ( modernos) é feita por torque + angulo) o que dispensa o re-aperto...

Abcs

E aí pessoALL !!

Bender.
    A viatura ficou muito legal de motor novo, ainda mais legal o roncão do dimensionado.
    Mas, como eu optei por dar umas brincadas mais fortes, acabei por retirar o BF este ano e colocar o de Opala. Confesso que a diferença é grande, mas da saudade do BF !!!

DCD
    Como havia comentado, a retifica, peças e MO saiu por volta de R$ 3200,00. Fui comprando as peças ao poucos e depois foi feita a retifica. Bom, no seu caso, deve decidir que tipo de uso vai fazer (trilha ou passeio) pra saber se compensa realmente trocar o motor. Dá uma consultada que existem varios topicos sobre o tema motorização do jipe.

Jacimar
    Na minha opinião, com certeza existe uma forte contribuição da metalurgia, lubrificantes e combustíveis. Na metalurgia, o CC (coefiente de cagaço ) foi deseverizado e as peças se tornaram mais justas, leves sem perder sua funcionalidade e sem contar a descoberta de novos materiais.
    Por sua vez, os lubrificantes melhoram muito sim, com viscosidades diferentes e a gasolina que proporcionava agressão aos materiais porque tinha chumbo antigamente, já não tem mais. Além disto, nos passado de nossos valentes jipes, alguém já ouviu falar que dono fazia a revisão (troca de óleo, filtro óleo e combustível , limpeza) periodicamente ? Tem gente que afirma que o motor BF é fraco, eu não acredito, justamente pelo que descrevi acima. Pra mim é um motor pra lá de valente e o segredo de sua longevidade esta justamente no amaciamento correto e troca de óleo.
    ( Ahhh, sobre os motores atuais, acredite, se fizer a revisão correta chegam facilmente aos 300kkm ).

Paese
    Parabéns pela viatura.
    Fico feliz em poder ter ajudado e gostei muito da comparação do ronquinho.
    Saudades da sinfonia do meu BF com dimensionado !!

Abraço à todos,

Alex,
    Valeu pelas dicas. O duro é que vai demorar pra amaciar, já que rodo pouco com a viatura (menos de 100km/mês), mas agora acho que já tenho desculpa pra patroa pra poder andar mais com o Jeep eheheh.
    Fabiano,
    Obrigado.

Abraços,
    Paese (escutando o ronquinho do 6 canecos...).

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem