Postado originalmente por
Fabiano Willys CJ5 1959
E aí pessoALL !!
Bender.
A viatura ficou muito legal de motor novo, ainda mais legal o roncão do dimensionado.
Mas, como eu optei por dar umas brincadas mais fortes, acabei por retirar o BF este ano e colocar o de Opala. Confesso que a diferença é grande, mas da saudade do BF !!!
DCD
Como havia comentado, a retifica, peças e MO saiu por volta de R$ 3200,00. Fui comprando as peças ao poucos e depois foi feita a retifica. Bom, no seu caso, deve decidir que tipo de uso vai fazer (trilha ou passeio) pra saber se compensa realmente trocar o motor. Dá uma consultada que existem varios topicos sobre o tema motorização do jipe.
Jacimar
Na minha opinião, com certeza existe uma forte contribuição da metalurgia, lubrificantes e combustíveis. Na metalurgia, o CC (coefiente de cagaço ) foi deseverizado e as peças se tornaram mais justas, leves sem perder sua funcionalidade e sem contar a descoberta de novos materiais.
Por sua vez, os lubrificantes melhoram muito sim, com viscosidades diferentes e a gasolina que proporcionava agressão aos materiais porque tinha chumbo antigamente, já não tem mais. Além disto, nos passado de nossos valentes jipes, alguém já ouviu falar que dono fazia a revisão (troca de óleo, filtro óleo e combustível , limpeza) periodicamente ? Tem gente que afirma que o motor BF é fraco, eu não acredito, justamente pelo que descrevi acima. Pra mim é um motor pra lá de valente e o segredo de sua longevidade esta justamente no amaciamento correto e troca de óleo.
( Ahhh, sobre os motores atuais, acredite, se fizer a revisão correta chegam facilmente aos 300kkm ).
Paese
Parabéns pela viatura.
Fico feliz em poder ter ajudado e gostei muito da comparação do ronquinho.
Saudades da sinfonia do meu BF com dimensionado !!
Abraço à todos,