Postado originalmente por
MMesiano
Jacimar,
Depois de alguns meses descobri o que estava acontecendo, mas vou contar uma pequena história do que aconteceu:
Bem, depois desses tópicos todos, resolvi comprar a tampa e o rotor. Fui na JAP aqui no RJ e me ofereceram um rotor e tampa da marca Olympic. Percebi nos dois componentes que eram de péssima qualidade como eles são fabricados, os 2 possuiam rebarbas de plásticos internamente e eram de tamanhos diferentes do que estavam no meu jeep. Note que o meu distribuidor é WAPSA e a tampa tb era. Mesmo sendo para WAPSA o rotor não era da mesma forma do que eu tinha. Ou seja, era bem similar, mas não era igual. Então após uma pesquisa na Internet descobri que a marca Autolight é que tem melhor qualidade, ou da própria Wapsa. A principal diferença no rotor para distribuidor WAPSA entre as marcas é: Uma tem o rebite que prende a lamina pequeno(olympic) e a outra tem o rebite mais largo. E na tampa, uma tem o acabamento bom interno e a outra possuí rebarbas de plástico e a tampa externamente não é tão bem acabada.
Descoberto isso fiz uma compra na Tratorgama, liguei para lá e eles confirmaram que tinham a marca e a descrição que eu havia solicitado..........então como o pedido foi próximo ao carnaval, demorou quase 1 mês para chegar. Fiquei impressionado com a desorganização lá. E quando chegou, advinha, eram de outra marca que não era nem uma e nem outra, mas acho que era similar a Olympic. Bem, demorou mais 2 meses para eles mandarem outro da marca que eu havia solicitado. Então instalei no jeep. Realmente fez uma diferença, mas não resolveu o problema.
Foi ai que comecei a examinar tudo, desde do acelarador até o motor. Então achei uma folga grande no acelerador que não dava para ver, pois tinha que perder um tempo olhando. Acertado isso o jeep ficou outro, mas ainda não estava com a força que ele tinha, eu achava que faltava algo ainda. Então examinei as velas, e elas estavam bem sujas e desgastadas..........eu acho que achei o problema...........enfim......mas ainda não tive tempo de comprar velas novas .................
Mas é isso ai, tenho certeza que muitas pessoas aqui que tem um motor BF161 e tem os mesmos problemas, ficam aí as dicas de ir melhorando o rendimento dele. A colocação de produtos com marcas melhores como foi o caso do rotor, certamente faz diferença. Cabos, velas, platinado e bobina. Tudo tem especificação correta e marcas boas para serem aplicadas, e o preço muitas vezes é igual ou menor. Temos ainda bons fabricantes para peças para nossos motores, o importante e ter cuidado e saber fazer a manutenção corretamente.
Um abraço,