x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    Socorro...explosão !!!




    Caros amigos,

    ao efetuar a troca da bomba de óleo (na garagem de casa é lógico), acabei girando ela mais do que deveria....conclusao, ao dar partida o motor nao pegou por 2 vezes...na terceira deu uma explosao......
    Segundo um amigo jeepeiro eu acabei tirando o motor do ponto.....como consertar isso ?

    Arrivabene

    CJ-5 Gemada 62
    CJ-5 Flecha de Prata 79
    Defender 110 2002 Caveirao
    Defender 90 2002 Branca de Neve

  • #2
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    51
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Estouro pelo escape é ponto adiantrado, estouro no carburador pode ser ponto atrasado.
    Larga centelha com valvula de escape aberta, tendo gasolina no sistema dá estouro pelo escape.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,321
    Agradecimentos: 2
    [QUOTE=Arrivabene;1057465]Caros amigos,

    ao efetuar a troca da bomba de óleo (na garagem de casa é lógico), acabei girando ela mais do que deveria....conclusao, ao dar partida o motor nao pegou por 2 vezes...na terceira deu uma explosao......
    Segundo um amigo jeepeiro eu acabei tirando o motor do ponto.....como consertar isso ?

    . . .

    Bom dia amigo ! qual é o seu motor ?
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,200
    Agradecimentos: 5
    Provavelmente é um BF, mas não importa.
    Ao trocar a bomba, se não prestou atenção que havia uma posição certa para a bomba entrar, ao reinstalar, virou o eixo do distribuidor.

    Com isso, o motor está completamente fora de ponto.

    Agora, há 2 opções:

    1- remover a bomba e reinstalar, colocando o distribuidor em fase, ou
    2- trocar a posição dos cabos e ver se o distribuidor cai em uma posição que dá regulagem.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Provavelmente é um BF, mas não importa.
    Ao trocar a bomba, se não prestou atenção que havia uma posição certa para a bomba entrar, ao reinstalar, virou o eixo do distribuidor.

    Com isso, o motor está completamente fora de ponto.

    Agora, há 2 opções:

    1- remover a bomba e reinstalar, colocando o distribuidor em fase, ou
    2- trocar a posição dos cabos e ver se o distribuidor cai em uma posição que dá regulagem.
    Sim, é um BF !!!
    Vou ficar com a alternativa 1 !!!
    Agora a questao é, como acertar o distribuidor, ha alguma marcacao ?

    Obrigado !!!

  • #6
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    67
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Também, foi mexer com bomba só podia dar em explosão. rs! rs!
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #7
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,321
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Arrivabene Ver Post
    Sim, é um BF !!!
    Vou ficar com a alternativa 1 !!!
    Agora a questao é, como acertar o distribuidor, ha alguma marcacao ?

    Obrigado !!!
    Eu faço da seguinte forma :

    1. Retire todas as velas para o motor ficar 'leve'
    2. Faça uma 'bucha' com uma sacola plástica de supermercado e introduza na rosca da vela do primeiro cilindro, vedando bem, o 1º cilindro é aquele mais próximo ao radiador
    3. Gire manualmente e devagar o motor pela correia, até ele cuspir a bucha para fora da rosca
    4. Quando isso acontecer, o primeiro cilindro está no tempo de explosão e o rotor do distribuidor está apontando para o 1º cilindro, agora é só fazer a distribuição 1, 5, 3, 6, 2, 4, lembrando que o rotor gira no sentido anti horário
    Existe também a forma científica que é através das marcas de polia etc, alguém do fórum poderia explicar como, seria bom aprender a fazer pelo manual . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #8
    Usuário Avatar de hurry-gurits
    Entrada
    28/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    389
    Agradecimento: 1

    Ajudando

    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Eu faço da seguinte forma :

    1. Retire todas as velas para o motor ficar 'leve'
    2. Faça uma 'bucha' com uma sacola plástica de supermercado e introduza na rosca da vela do primeiro cilindro, vedando bem, o 1º cilindro é aquele mais próximo ao radiador
    3. Gire manualmente e devagar o motor pela correia, até ele cuspir a bucha para fora da rosca
    4. Quando isso acontecer, o primeiro cilindro está no tempo de explosão e o rotor do distribuidor está apontando para o 1º cilindro, agora é só fazer a distribuição 1, 5, 3, 6, 2, 4, lembrando que o rotor gira no sentido anti horário
    Existe também a forma científica que é através das marcas de polia etc, alguém do fórum poderia explicar como, seria bom aprender a fazer pelo manual . . .
    Cara apanhei pacas com isso, mas achei bastante material no forum, foi certinho, como dica, para girar mais facil a polia e colocar em pms, põe no macaco e levanta uma das rodas trazeiras e gira até o pto do motor.

    (Como não conseguia fazer a polia da arvore girar coloquei ele engrenado em 3º e fui empurrando no plano até conseguir o pms...., depois usei a massa cinzenta e aprendi a levantar ele é muito, mas muito mais inteligente, mas as 3 da matina foi a solução)
    Cj5-"TRANQUEIRA" XingLing 12.000 "Se não puder ajudar,Atrapalhe,o importante é participar"
    Tracker09 "MUD"ficado KM2 225/75r16 - Lift 2"

  • #9
    Desligue o tubo do avanço a vácuo.
    - Instale a lampada de ponto sincronoscópica (estroboscópica), seguindo as instruções do fabricante.
    - Ponha o motor a trabalhar em marcha lenta (600rpm). - Aponte a lampada de ponto na polia do virabrequim e verifique se a seta esta marcando 5o antes do ponto morto alto na escala gravada na polia.
    - Se as marcas não coincidirem, mova o distribuidor, girando a base para a direita ou para a esquerda, até obter a coincidência.
    - Aperte o parafuso de fixação do distribuidor. Verifique novamente o ponto.
    - Ligue o tubo do avanço a vácuo

  • #10
    Com o motor parado, a polia na marca 5, o rotor do distribuidor tem que estar apontando para o primeiro cilindro.

  • #11
    Amigos Jeepeiros...

    após apanhar um pouco...resolvi colocar o que aprendi na teoria em pratica !!!
    Levando em consIderacao que a polia nao apresenta marcas e nem tem o triangulo com a marcacao....
    Retirei a vela do primeiro cilindro...achei o ponto da compressao (utilizei uma estopa) e coloquei o contato do cabo de vela do primeiro cilindro com o rotor do distribuidor....ate ele travar.....como estava quase querendo pegar, atrasei um cabo de vela de cada cilindro....ai pegou !!!
    Agora resta ajustar o ponto pois esta fumaceando .... agora é mais facil !!!
    Ah, terei q trocar a correia do alternador....acabei afrouxando ela....fica berrando rsrs

    OBRIGADO A TODOS PELAS DICAS !!!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,321
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por RBM Ver Post
    Desligue o tubo do avanço a vácuo.
    - Instale a lampada de ponto sincronoscópica (estroboscópica), seguindo as instruções do fabricante.
    - Ponha o motor a trabalhar em marcha lenta (600rpm). - Aponte a lampada de ponto na polia do virabrequim e verifique se a seta esta marcando 5o antes do ponto morto alto na escala gravada na polia.
    - Se as marcas não coincidirem, mova o distribuidor, girando a base para a direita ou para a esquerda, até obter a coincidência.
    - Aperte o parafuso de fixação do distribuidor. Verifique novamente o ponto.
    - Ligue o tubo do avanço a vácuo
    Prezado RBM, existe uma maneira mais 'elegante' ( que o método da bucha ) de colocar o motor para funcionar ? levando em conta que o motor esteja completamente fora do ponto, sem o distribuidor por exemplo ? a marca da polia ajuda, mas ela passa 2 vezes pelo PMS e dificulta a sincronização, se fosse um motor com correia dentada seria fácil . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade