x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Roda com folga

Usuário Avatar de fbmiguel4x4
    Entrada
    26/01/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Roda com folga

De volta da última trilha notei que uma das rodas dianteiras estava ligeramente torta, levatei a viatura e constatei que existe um jogo (folga)relativamente grande. Pergunto pode ser algum problema com os rolamentos? (para folgas pequenas aperto nos rolamentos resolve-certo?). Tirei a tampa da roda livre, agora como eu saco aquela meia porca meia ruela que fica no centro do cubo?
    F75 - 1975 Original
    7 Encontro Nacional de Rural e F75
    www.ruralef75.com.br

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Qq é isso , 1/2 porca , 1/2 arruela ???
    Miguel , pra tirar a roda livre vc usou um alicate de anel trava AA (aperta abre) certo , tem outro anel trava depois desse , aí tem a arruela trava que vc tem abrir a "orelha" que trava a porca , tirar ela e tirar outra arruela que tem aba que fica na chaveta do eixo , saca essa porca tbm e veja o estado do rolamento .
    Se andou muito tempo com folga provavelmente a pista interna esta rodando sobre a luva , se a pista interna sair com facilidade é sinal de folga .
    Se tiver tudo OK , aproveita e trtoca a graxa , encosta a porca até o talo com uma talhadeira , solta e encosta na mão e monta como desmontou , verifica a folga depois ...

[]s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de w@ldo
    Entrada
    24/01/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Eu estava com problema na roda parecendo que a cambagem estava positiva, coisa que não existe no Jeep, verifiquei os munhões e rolamentos e o problema persistia, inclusive o sintoma era um chiiming (não sei se é assim que se escreve) enorme, que resultou com a quebra da caixa de direção e do suporte do amortecedor, o problema foi resolvido analisando a carcaça do eixo e verificando que a mesma estava empenada, trocada a carcaça, problema resolvido.

Usuário Avatar de Duda Lopes
    Entrada
    21/01/2004
    Local
    Guarulhos/SP
    Senhores,

Se puderem me ajudar, a roda dianteira direita da minha Viatura esta com folga também, o que pode ser? Rolamento?

Apesar de gostar de mecânica, não tenho muita experiência, será que sozinho eu consigo resolver o problema? Ou melhor nem me atrever e mandar para o mecânico?

[] e obrigado.

Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Duda Lopes Ver Post
    Senhores,

Se puderem me ajudar, a roda dianteira direita da minha Viatura esta com folga também, o que pode ser? Rolamento?

Apesar de gostar de mecânica, não tenho muita experiência, será que sozinho eu consigo resolver o problema? Ou melhor nem me atrever e mandar para o mecânico?

[] e obrigado.
    Duda até onde sei, ou melhor, onde vivi. Eu mandei revisar o meu jeep e depois de três dias foi que por coincidencia vi que a roda estava com uma folga, pensei, vou levar lá de volta, assim o cara constatou que era folga no rolamento do munhão, assim, ele levantou a roda, desmontou a cabeça onde pega o rolamento do munhão superior e calçou com os calços de ajuste, assim resolveu o problema, agora a folga era no sentido vertical, ou seja, dava pra sentir a folga quando eu empurrava a roda de cima para baixo. Agora quando a folga é no outro sentido, ou seja, no sentido horizontal, eu acho que se caracteriza com o próprio rolamento de roda dianteira, assim, é bem difícil desmontar e consertar é claro, tem que demontar tudo como citou o colega em cima.
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por fbmiguel4x4 Ver Post
    1- Pergunto pode ser algum problema com os rolamentos?
    2-como eu saco aquela meia porca meia ruela que fica no centro do cubo?
    A roda só pode girar e não bambolear.

1- Se há folga na roda, e isso vc percebe levantando o eixo no macaco (nunca pelo diferencial) e com uma mão em cima e outra em baixo, ao chacoalhar a roda ele mexe, então é folga no ajuste dos rolamentos.

2- A porca lisa indica que seu jeep está ou esteve equipado com roda livre automática AVM. Para chegar ao rolamento da roda, vc necessita remover essa porca lisa. Para isso, NUNCA use talhadeira. Existe uma ferramenta especial para isso. Ou, se vc não tem a ferramenta, 99% dos casos, tem que fabricar uma. Esse é um dos poucos casos de serviço especializado e com ferramentas e tecnicas especiais.

Na foto lado esquerdo, roda livre auto; lado direito, as outras.

Um exemplo de feramenta:

Nesse tópico vc econtra as informações necessárias para o ajuste:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de Duda Lopes
    Entrada
    21/01/2004
    Local
    Guarulhos/SP
    Pablo,

Muito obrigado pelas informações e dicas.

Mestre Leopoldo,

Como sempre, suas dicas são de grande valia.

Obrigado a todos.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem