x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 18

Hybrid View

Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1

Duvida aos mestres: Chassi

Vendo esse topico do Pirate sobre a reforma de uma Willys me veio a duvida:

http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=777868

Um chassi de construcao simples assim tem chances de dar certo?
    Pergunto isso porque ha tantos calculos e ensaios envolvendo a construcao de chassis como pontos sujeitos a trincas, torçao, fadiga do material, etc etc etc.
    E esse nao é o primeiro chassis com esse mesmo sistema de construcao que vejo.

O que os amigos mais experientes tem a dizer?
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
    Entrada
    14/08/2004
    Tem chance e não tem...(Daaahhh...)

Explicando melhor: depende basicamente da carga, tipo de suspensão e mecânica...não tem porque dar errado.

[]'s
    PS: da uma olhada no frota que tem um CJ3a, um CJ3b e próprio crocodilo do Elmer que tem chassi feito de perfil...

Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por GuTo_Cerulli Ver Post
    Tem chance e não tem...(Daaahhh...)

Explicando melhor: depende basicamente da carga, tipo de suspensão e mecânica...não tem porque dar errado.

[]'s
    PS: da uma olhada no frota que tem um CJ3a, um CJ3b e próprio crocodilo do Elmer que tem chassi feito de perfil...
    Entao Guto, segundo o dono ele usou aço 1020, porem eu acho o 1020 meio fraco, acredito que va entortar a toa, o estou falando bobagem?
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
    Entrada
    14/08/2004
    "pro que é", 1020 tá muito bom...a dimensão do perfil que vai usar é que manda...se usar tubo quadrado de "serralheria" com parede de folha sulfite vai dar merda certeza!

[]'s

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por GuTo_Cerulli Ver Post
    Guto, o perfil que usei era de chassi, do caminhão VW 3/4... as vigas tem 1/4 de espessura

Gostei do tópico, deu vontade de mexer no Jeep (que ta meio parado esse mês)

Dic, o chassi do cara tem tudo pra dar certo e se ele usou o material adequado as soldas e reforços ficaram muito bem feitos também:

Só acho que não ficou legal os suportes do feixe dianteiro, a "curva" do chassi poderia ter começado antes(mais pra frente) e o jumelo ficaria na parte mais baixa, daí na frente faria uma montanheira de tamanho adequado pra manter o nivelamento do feixe e com isso ganharia mais curso de suspensão.
    Também acho que faltou uma travessa mais forte no meio e eu faria uma ali nos suportes do motor passando por baixo do carter.

O Skull Crusher fez um chassi pra um CJ3, o cara entende de materiais e soldagem e o chassi está à venda nos classificados

[]'s

Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    As minhas cosiderações:

O aço 1020 tem boas caracteristicas para tal aplicação,se dimensionado corretamente as espessuras,larguras e abas no caso de uma viga "U",,se for um perfil quadrado ou retangular deve cuidar com a costura do mesmo.
    Prefira utilizar material trefilado,é bem mais regular,o lamidado é mais bruto.
    Na soldagem:eu usaria um processo tig,material de adição de 2.4 mm,a tig gera um uma ZTA (zona termica afetada) mais concentrada.Só existe o porem de ser meio caro o processo.a solda mig se assemelha muito a tig porem,não é tão estrutural assim,mas para o fim que estamos discutindo ela se enquadra muito bem.
    Eletrodo revestido,para contrução de um chassi eu não usaria.
    Apos td soldagem feita,é bom verificar tds os pontos e procurar falhas,em pontos mais solicitados fazer um liquido penetrante ao menos.
    Dependendo da aplicação que tera o chassi um alivio de tensões nos potos soldados ira garantir muito a segurança,pois o calor da solda (ZTA)muda a estrutura do material,e o alivoi de tensões trata de deixar a estrutura por igual novamente,inclusive nos cordoes de solda.

São algumas coisas que eu tomaria cuidado com respeito a material,não levei nd de dimensionamento em conta.

abraços
    Anderson

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Pra mim, chassi não tem que "trabalhar"!

Quem deve articular é o sistema de suspensão.

Chassi que articula, cria folga nos pinos de fixação, trincas...

É a minha opinião.

Então, observando o trabalho feito, vejo que, como dito, funcionará muito bem!!!!

Banido
    Entrada
    21/09/2007
    Local
    Jarinu/SP
    Agradecimentos: 0
    Só corrigindo o Grande Elmer, meu chassis que fiz para CJ3A foi vendido.

Abração Tio Elmer!

À dispoisição de todos

Renan

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem