Postado originalmente por
Pablo.pinto2007
Á todos os que acompanharam e deram sugestões, trocaram idéias, deram a maior força, meu muito obrigado!
Venho deixar aqui, como prometi o resultado do diagnóstico do jeep... como já esperava, o motor foi pro saco...
Incrívelmente ele deu um esquente, não sei por aí à fora, mas esquente por aqui é quando um motor superaquece e o cara num tá nem aí, continua andando... no meu caso eu nem percebi, pois era um barulho que ele já vinha apresentando fazia algum tempo, agravando somente na ocasião... e instantaneamente... ou seja, a junta do cabeçote torrou... mas me parece que está tudo bem com o cabeçote, estou esperando o orçamento da retífica. E outra coisa que aconteceu foi os casquilhos que ficaram rodando na biela e vira brequin, isso pra mim era novidade, mas não improvável, pelo barulho que ele já vinha fazendo e já havia apresentado antes (só que antes havia parado), o dito barulho era de ferro roçando com ferro, por isso não me espantei, mas o que me revolta é que um motor desses era pra durar para o resto da vida, pois aguenta mais de 100.000km de cacete, e pelas minhas contas não chegou nos 20.000km estourando, só pra se ter uma idéia, essa viatura é só para passeios com a família aos finais de semana pego uma praia perto de casa (25km estourando - ida e volta), passeios do nosso jeep clube, que a distância maior que fui foi de 320km pra ir e 320 para vir, então botando por cima, talvez não tenha chegado aos 20.000km....
E isso é de indignar qualquer um... pois fui eu quem comprei as peças na época em que fiz o motor (FEV/08, ou seja não fez nem dois anos), comprei da melhor marca, todas as peças novas, bomba de óleo, jogo de pistões com seguimentos, casquilhos, retífica dos eixos, tanto vira quanto do distribuidor, cabeçote com 4 valvulas novas das oito, as outras 4 estavam boas, juntas, etc, etc... fiz tudo pra ficar um motor 100% pro resto da vida....
Mas aí eu pergunto onde está o erro? Será que foi na retífica? que não colocaram nas medidas certas? ou foi aperto, ou melhor falha do mecânico na hora de montar que não deu o aperto necessário? Ou é os cacetes mesmo que dei nele?
Estou tentando colocar a "culpa" em alguém ou alguma coisa!!!
Me ajudem!!! (brincadeiras!!!)
Agora é só aguardar o orçamento da retífica, comprar as peças que serão necessárias, montar e partir pra outras, que aliás, estarei parando o velho por algum tempo, pois estou, nesse exato momento, com a clavícula quebrada e fazendo a caixa de fusíveis dele pra quando ele chegar da oficina, aprimorá-la e instalar a dita.
Abraços!