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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Ajuste de ponto, polias e ordem dos pistãos!




    Pessoal, estou aqui mais uma vez a recorrer aos amigos foristas. Já procurei em tudo quanto é lugar na net e não consigo achar nada a respeito que seja completo, ou seja, as informações estão incompletas.
    Eu sei que por aqui deve ter algum especialista em motores, oh se tem!!!!

    Estou com a suspeita que meu jeep saiu do ponto, ou seja, pulou algum dente da correia dentada, assim, fui verificar as informações.
    Quando abri as carenagens, estava da seguinte forma:
    - Eixo do volante na marcação OT e a polia do comando de válvulas não estava com a marcação na base do cabeçote, estava um pouco acima, então, fui colocar no lugar e me atrapalhei e acabei girando o volante com a chave sem apertar o esticador, ou seja, cerveja, perdi a referência e agora tenho que refazer todo o ponto.

    Sei que as referências são os pontos marcados nas polias, agora a minha dúvida qual a real posição das polias, pois até onde sei é assim:
    a polia do vira brequim deve estar alinhada com a polia do distribuidor nas suas respectivas marcações, uma de frente pra outra, e a polia do comando com a marcação na base direita do cabeçote.
    Mas acontece que essa posição não dá certo o comando bate alguma valvula em algum pistão, ou seja, eu não consigo colocar a polia do comando na posição que reza.

    Outra coisa essa posição OT no volante eu esqueço, ou utilizo somente ela, pois li em outra artigo que diz assim:
    - coloque o volante na posição OT, o distribuidor na posição do 1 cilindro, e a polia do comando na posição citada acima.
    Esta informação está batendo?

    Outra coisa eu não sei qual a ordem dos cilindros, até onde vi no meu jeep está assim, 1-4-3-2, mas li por aí que todo motor 4 cilindro é 1-3-4-2, com exceção do boxer (VW a ar), e outra coisa qual é o primeiro cilindro, o mais próximo ao volante ou não?

    Abraços e espero ajuda urgente, pois o bixim tá só esperando o socorro do dono...

    Agora se não der certo ver isso hoje, amanhã ele volta para o hospital.

    Motor AP 1.8 álcool com comando 049G.
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #2
    Usuário Avatar de Pedrão B.
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    Pablo,
    Como você perdeu a referência, o rotor do distribuidor não irá lhe ajudar.
    Você precisa deixar o primeiro cilindro no PMS entre compressão e explosão.
    Para isso tire a vela dele e coloque o dedo no orificio(uí!) da vela e virar a polia do vira até sentir uma compressão(sopro) forte, não confunda com escape!
    Você vai precisar ter um pouco de feeling para saber quando ele realmente estará no PMS depois é só começar a sincronização.
    Desculpe se o texto estiver uim, mas estou postando do celular!
    ()ls
    Ex-CJ5 '63
    Ex-Rural '67
    Gaiola '11 - Foi também...

  • #3
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    Primeiro cilindro !

    e outra coisa qual é o primeiro cilindro, o mais próximo ao volante ou não?
    Prezado, normalmente o primeiro cilindro é o mais próximo ao radiador
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #4
    Usuário Avatar de Carlos Alberto da Silva
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    Ola e o que fica proximo do radiador

  • #5
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Então, eu estou totalmente confuso...
    Pois ontem eu considerei como sendo o primeiro cilindro o mais próximo do volante, e pelo visto parece que vai dar certo, não pude confirmar pois a bateria não aguentou partir o motor.
    Mas fiz assim, soltei a correia dentada, coloquei a polia do comando alinhada com a marca na base do cabeçote do lado direito (essa todos sabem), aí por analogia coloquei o volante na posição OT, beleza! Aí eu coloquei do jeito que estava antes, ou seja, não mechi na ordem dos cabos de vela nem do distribuidor e levando em consideração que o primeiro cilindro é o mais próximo do volante, a ordem bateu com o que diz a regra, 1-3-4-2, e assim montei a correia dentada.
    Mais tarde se a clavícula deixar, pois quebrei a pouco tempo atrás e ontem senti um estalo (vou ao médico hoje ver o que foi), colocarei a bateria do carro da patroa pra ver se ele parte, se partir, beleza, estou certo, se não vou ver a posição, contando que o primeiro cilindro é o mais próximo ao radiador.

    Abraços e colocarei o resultado aqui amanhã.
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  • #6
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    Não conheço bem o motor AP ! os BF, GM250 , GM261 e Powertech que estou acostumado felizmente não tem correia dentada , se você não mexeu nos cabos de vela parece que vai dar certo, tenha atenção redobrada, pois um amigo levou um Corsa na autorizada e o mecânico fez uma bagunça com os cabos de vela, quando deram partida houve -provavelmente - ignição em um cilindro que estava em fase de admissão, a vareta de óleo saiu voando e atingiu o mecânico no rosto , como curiosidade já vi alguns motores diesel em que o primeiro cilindro é considerado o mais próximo ao volante, como você imaginava, só que a ordem de ignição e invertida também, ou seja, trocaram 6 por meia dúzia não sei o porque disso !
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  • #7

    Ponto AP.

    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Então, eu estou totalmente confuso...
    Pois ontem eu considerei como sendo o primeiro cilindro o mais próximo do volante, e pelo visto parece que vai dar certo, não pude confirmar pois a bateria não aguentou partir o motor.
    Mas fiz assim, soltei a correia dentada, coloquei a polia do comando alinhada com a marca na base do cabeçote do lado direito (essa todos sabem), aí por analogia coloquei o volante na posição OT, beleza! Aí eu coloquei do jeito que estava antes, ou seja, não mechi na ordem dos cabos de vela nem do distribuidor e levando em consideração que o primeiro cilindro é o mais próximo do volante, a ordem bateu com o que diz a regra, 1-3-4-2, e assim montei a correia dentada.
    Mais tarde se a clavícula deixar, pois quebrei a pouco tempo atrás e ontem senti um estalo (vou ao médico hoje ver o que foi), colocarei a bateria do carro da patroa pra ver se ele parte, se partir, beleza, estou certo, se não vou ver a posição, contando que o primeiro cilindro é o mais próximo ao radiador.

    Abraços e colocarei o resultado aqui amanhã.

    Seguinte: Coloca o vira brequim em 0T, o comando com o pontinho da polia alinhado a base direita do cabecote. Ok, agora veja como esta o distribuidor. Tirando aquela tampinha que vai embaixo do rotor, voce vai ver um risquinho na borda do distribuidor, onde essa tampinha acenta. Alinhe o risquinho do distribuidor com o risquinho que tem no meio do rotor. Pronto, eh so dar a partida. Desse jeito o ponto esta em 0 grau. Dai voce vai precisar por uma pistola de ponto e deixar no ponto desejado. Espero ter ajudado.

    Abracos.

  • #8
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por Minotauro Ver Post
    Seguinte: Coloca o vira brequim em 0T, o comando com o pontinho da polia alinhado a base direita do cabecote. Ok, agora veja como esta o distribuidor. Tirando aquela tampinha que vai embaixo do rotor, voce vai ver um risquinho na borda do distribuidor, onde essa tampinha acenta. Alinhe o risquinho do distribuidor com o risquinho que tem no meio do rotor. Pronto, eh so dar a partida. Desse jeito o ponto esta em 0 grau. Dai voce vai precisar por uma pistola de ponto e deixar no ponto desejado. Espero ter ajudado.

    Abracos.
    Amigo essa informação eu não tinha...
    Infelizmente estou desgostoso do jeep, primeiro me aconteceu uma queda de moto, por não ter escolhido o jeep para a aventura, resultado, quebrei a clavícula, e agora 50 dias depois, com o meu primeiro esforço quebro o "remendo" a placa de titânio tentando ajustar o jeep, aí já viu a desgraça está feita...
    Mas antes de saber que a placa havia quebrado, ajustei mais ou menos do jeito que falaram aí, falta só verificar a sua informação sobre essa marca que tem no distribuidor por dentro...
    E para o teste final trocar a bateria dele pela do carro da patroa... pra fazer o bixu pegar....
    Abraços! e se pegar postarei aqui e se não... vai ou pra oficina ou pro túmulo (garagem).
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  • #9
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Amigo essa informação eu não tinha...
    Infelizmente estou desgostoso do jeep, primeiro me aconteceu uma queda de moto, por não ter escolhido o jeep para a aventura, resultado, quebrei a clavícula, e agora 50 dias depois, com o meu primeiro esforço quebro o "remendo" a placa de titânio tentando ajustar o jeep, aí já viu a desgraça está feita...
    Mas antes de saber que a placa havia quebrado, ajustei mais ou menos do jeito que falaram aí, falta só verificar a sua informação sobre essa marca que tem no distribuidor por dentro...
    E para o teste final trocar a bateria dele pela do carro da patroa... pra fazer o bixu pegar....
    Abraços! e se pegar postarei aqui e se não... vai ou pra oficina ou pro túmulo (garagem).
    Não desanime não meu amigo. Tudo vai se resolver.

    O problema é o seguinte: Quando você mexe na correia dentada, você tira do lugar o eixo que toca a bomba de combustível, que é o mesmo eixo que toca o distribuidor(eixo loco), aquele que tem uma polia igual a do comando e fica um pouco abaixo do esticador da dentada. Então você pode acertar o eixo de forma que os dois risquinhos(no distribuidor) que lhe falei fiquem alinhados ou pode mexer no distribuidor(como se tivesse acertando o ponto) para que também eles fiquem alinhados. É só você olhar o distribuidor de cima e alinhar bem, apontando o rotor bem no meio desse risco.

    Torço para que dê certo e que resolva o seu problema da clavícula.

    Abraços.

  • #10
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por Minotauro Ver Post
    Não desanime não meu amigo. Tudo vai se resolver.

    O problema é o seguinte: Quando você mexe....... meio desse risco.

    Torço para que dê certo e que resolva o seu problema da clavícula.

    Abraços.
    Amigo agradeço os votos de melhoras e é isso mesmo, eu saquei bem como se regula o tal ponto, essa não é a primeira vez que tento, sendo que da primeira eu não sabia realmente, eu não conhecia o fórum 4x4, faz algum tempo, hoje, com mais conhecimentos e com o auxílio dos amigos do fórum, também não deu em nada, pois o tinhoso não quis pegar nem a pau, coloquei a sua informação em prática e nada, ele não pegou, mas me parece que não é por causa do erro de ponto, eu tenho quase certeza que foi o cabeçote que foi pro espaço... estou torcendo pra que não seja, mas como o que conta é a experiência...
    Agora ele já foi para a clínica, e amanhã vou passar lá pra ver o resultado da análise do mecânico... tomara que eles descubram, pois se não vou ter que chamar a "mãe Tereza", pra botar um baralho pra advinhar onde é o problema...

    Abraços e quando o meca tiver o diagnóstico posto aqui...
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  • #11
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Á todos os que acompanharam e deram sugestões, trocaram idéias, deram a maior força, meu muito obrigado!
    Venho deixar aqui, como prometi o resultado do diagnóstico do jeep... como já esperava, o motor foi pro saco...
    Incrívelmente ele deu um esquente, não sei por aí à fora, mas esquente por aqui é quando um motor superaquece e o cara num tá nem aí, continua andando... no meu caso eu nem percebi, pois era um barulho que ele já vinha apresentando fazia algum tempo, agravando somente na ocasião... e instantaneamente... ou seja, a junta do cabeçote torrou... mas me parece que está tudo bem com o cabeçote, estou esperando o orçamento da retífica. E outra coisa que aconteceu foi os casquilhos que ficaram rodando na biela e vira brequin, isso pra mim era novidade, mas não improvável, pelo barulho que ele já vinha fazendo e já havia apresentado antes (só que antes havia parado), o dito barulho era de ferro roçando com ferro, por isso não me espantei, mas o que me revolta é que um motor desses era pra durar para o resto da vida, pois aguenta mais de 100.000km de cacete, e pelas minhas contas não chegou nos 20.000km estourando, só pra se ter uma idéia, essa viatura é só para passeios com a família aos finais de semana pego uma praia perto de casa (25km estourando - ida e volta), passeios do nosso jeep clube, que a distância maior que fui foi de 320km pra ir e 320 para vir, então botando por cima, talvez não tenha chegado aos 20.000km....
    E isso é de indignar qualquer um... pois fui eu quem comprei as peças na época em que fiz o motor (FEV/08, ou seja não fez nem dois anos), comprei da melhor marca, todas as peças novas, bomba de óleo, jogo de pistões com seguimentos, casquilhos, retífica dos eixos, tanto vira quanto do distribuidor, cabeçote com 4 valvulas novas das oito, as outras 4 estavam boas, juntas, etc, etc... fiz tudo pra ficar um motor 100% pro resto da vida....
    Mas aí eu pergunto onde está o erro? Será que foi na retífica? que não colocaram nas medidas certas? ou foi aperto, ou melhor falha do mecânico na hora de montar que não deu o aperto necessário? Ou é os cacetes mesmo que dei nele?

    Estou tentando colocar a "culpa" em alguém ou alguma coisa!!!
    Me ajudem!!! (brincadeiras!!!)

    Agora é só aguardar o orçamento da retífica, comprar as peças que serão necessárias, montar e partir pra outras, que aliás, estarei parando o velho por algum tempo, pois estou, nesse exato momento, com a clavícula quebrada e fazendo a caixa de fusíveis dele pra quando ele chegar da oficina, aprimorá-la e instalar a dita.


    Abraços!
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  • #12
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Á todos os que acompanharam e deram sugestões, trocaram idéias, deram a maior força, meu muito obrigado!
    Venho deixar aqui, como prometi o resultado do diagnóstico do jeep... como já esperava, o motor foi pro saco...
    Incrívelmente ele deu um esquente, não sei por aí à fora, mas esquente por aqui é quando um motor superaquece e o cara num tá nem aí, continua andando... no meu caso eu nem percebi, pois era um barulho que ele já vinha apresentando fazia algum tempo, agravando somente na ocasião... e instantaneamente... ou seja, a junta do cabeçote torrou... mas me parece que está tudo bem com o cabeçote, estou esperando o orçamento da retífica. E outra coisa que aconteceu foi os casquilhos que ficaram rodando na biela e vira brequin, isso pra mim era novidade, mas não improvável, pelo barulho que ele já vinha fazendo e já havia apresentado antes (só que antes havia parado), o dito barulho era de ferro roçando com ferro, por isso não me espantei, mas o que me revolta é que um motor desses era pra durar para o resto da vida, pois aguenta mais de 100.000km de cacete, e pelas minhas contas não chegou nos 20.000km estourando, só pra se ter uma idéia, essa viatura é só para passeios com a família aos finais de semana pego uma praia perto de casa (25km estourando - ida e volta), passeios do nosso jeep clube, que a distância maior que fui foi de 320km pra ir e 320 para vir, então botando por cima, talvez não tenha chegado aos 20.000km....
    E isso é de indignar qualquer um... pois fui eu quem comprei as peças na época em que fiz o motor (FEV/08, ou seja não fez nem dois anos), comprei da melhor marca, todas as peças novas, bomba de óleo, jogo de pistões com seguimentos, casquilhos, retífica dos eixos, tanto vira quanto do distribuidor, cabeçote com 4 valvulas novas das oito, as outras 4 estavam boas, juntas, etc, etc... fiz tudo pra ficar um motor 100% pro resto da vida....
    Mas aí eu pergunto onde está o erro? Será que foi na retífica? que não colocaram nas medidas certas? ou foi aperto, ou melhor falha do mecânico na hora de montar que não deu o aperto necessário? Ou é os cacetes mesmo que dei nele?

    Estou tentando colocar a "culpa" em alguém ou alguma coisa!!!
    Me ajudem!!! (brincadeiras!!!)

    Agora é só aguardar o orçamento da retífica, comprar as peças que serão necessárias, montar e partir pra outras, que aliás, estarei parando o velho por algum tempo, pois estou, nesse exato momento, com a clavícula quebrada e fazendo a caixa de fusíveis dele pra quando ele chegar da oficina, aprimorá-la e instalar a dita.


    Abraços!

    Olá amigo. Que estrago hein????

    As bronzinas rodaram por que, provavelmente, ouve uma falta de lubrificação nas mesmas. Pode ser por um problema na bomba de óleo, um top muito íngrime que você pegou e o pescador não conseguiu pescar o óleo, ou qualquer outro motivo que tenha ocorrido para que a pressão do óleo tenha baixado. Faltando lubrificação, as bronzinas, aquecem e se fundem ao vira brequim e rodam, fazendo um estrago mais ou menos. As bielas podem ter azulado e o vira também. Daí ja era, so trocando mesmo. Mas vamos torcer pra que tenha rodado pouco e não tenha condenado essas peças.

    Abraços.

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