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  • #1
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Ajuste de ponto, polias e ordem dos pistãos!




    Pessoal, estou aqui mais uma vez a recorrer aos amigos foristas. Já procurei em tudo quanto é lugar na net e não consigo achar nada a respeito que seja completo, ou seja, as informações estão incompletas.
    Eu sei que por aqui deve ter algum especialista em motores, oh se tem!!!!

    Estou com a suspeita que meu jeep saiu do ponto, ou seja, pulou algum dente da correia dentada, assim, fui verificar as informações.
    Quando abri as carenagens, estava da seguinte forma:
    - Eixo do volante na marcação OT e a polia do comando de válvulas não estava com a marcação na base do cabeçote, estava um pouco acima, então, fui colocar no lugar e me atrapalhei e acabei girando o volante com a chave sem apertar o esticador, ou seja, cerveja, perdi a referência e agora tenho que refazer todo o ponto.

    Sei que as referências são os pontos marcados nas polias, agora a minha dúvida qual a real posição das polias, pois até onde sei é assim:
    a polia do vira brequim deve estar alinhada com a polia do distribuidor nas suas respectivas marcações, uma de frente pra outra, e a polia do comando com a marcação na base direita do cabeçote.
    Mas acontece que essa posição não dá certo o comando bate alguma valvula em algum pistão, ou seja, eu não consigo colocar a polia do comando na posição que reza.

    Outra coisa essa posição OT no volante eu esqueço, ou utilizo somente ela, pois li em outra artigo que diz assim:
    - coloque o volante na posição OT, o distribuidor na posição do 1 cilindro, e a polia do comando na posição citada acima.
    Esta informação está batendo?

    Outra coisa eu não sei qual a ordem dos cilindros, até onde vi no meu jeep está assim, 1-4-3-2, mas li por aí que todo motor 4 cilindro é 1-3-4-2, com exceção do boxer (VW a ar), e outra coisa qual é o primeiro cilindro, o mais próximo ao volante ou não?

    Abraços e espero ajuda urgente, pois o bixim tá só esperando o socorro do dono...

    Agora se não der certo ver isso hoje, amanhã ele volta para o hospital.

    Motor AP 1.8 álcool com comando 049G.
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #2
    Usuário Avatar de Pedrão B.
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    Pablo,
    Como você perdeu a referência, o rotor do distribuidor não irá lhe ajudar.
    Você precisa deixar o primeiro cilindro no PMS entre compressão e explosão.
    Para isso tire a vela dele e coloque o dedo no orificio(uí!) da vela e virar a polia do vira até sentir uma compressão(sopro) forte, não confunda com escape!
    Você vai precisar ter um pouco de feeling para saber quando ele realmente estará no PMS depois é só começar a sincronização.
    Desculpe se o texto estiver uim, mas estou postando do celular!
    ()ls
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  • #3
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    Primeiro cilindro !

    e outra coisa qual é o primeiro cilindro, o mais próximo ao volante ou não?
    Prezado, normalmente o primeiro cilindro é o mais próximo ao radiador
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #4
    Usuário Avatar de Carlos Alberto da Silva
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    Ola e o que fica proximo do radiador

  • #5
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Então, eu estou totalmente confuso...
    Pois ontem eu considerei como sendo o primeiro cilindro o mais próximo do volante, e pelo visto parece que vai dar certo, não pude confirmar pois a bateria não aguentou partir o motor.
    Mas fiz assim, soltei a correia dentada, coloquei a polia do comando alinhada com a marca na base do cabeçote do lado direito (essa todos sabem), aí por analogia coloquei o volante na posição OT, beleza! Aí eu coloquei do jeito que estava antes, ou seja, não mechi na ordem dos cabos de vela nem do distribuidor e levando em consideração que o primeiro cilindro é o mais próximo do volante, a ordem bateu com o que diz a regra, 1-3-4-2, e assim montei a correia dentada.
    Mais tarde se a clavícula deixar, pois quebrei a pouco tempo atrás e ontem senti um estalo (vou ao médico hoje ver o que foi), colocarei a bateria do carro da patroa pra ver se ele parte, se partir, beleza, estou certo, se não vou ver a posição, contando que o primeiro cilindro é o mais próximo ao radiador.

    Abraços e colocarei o resultado aqui amanhã.
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  • #6
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    Não conheço bem o motor AP ! os BF, GM250 , GM261 e Powertech que estou acostumado felizmente não tem correia dentada , se você não mexeu nos cabos de vela parece que vai dar certo, tenha atenção redobrada, pois um amigo levou um Corsa na autorizada e o mecânico fez uma bagunça com os cabos de vela, quando deram partida houve -provavelmente - ignição em um cilindro que estava em fase de admissão, a vareta de óleo saiu voando e atingiu o mecânico no rosto , como curiosidade já vi alguns motores diesel em que o primeiro cilindro é considerado o mais próximo ao volante, como você imaginava, só que a ordem de ignição e invertida também, ou seja, trocaram 6 por meia dúzia não sei o porque disso !
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  • #7

    Ponto AP.

    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Então, eu estou totalmente confuso...
    Pois ontem eu considerei como sendo o primeiro cilindro o mais próximo do volante, e pelo visto parece que vai dar certo, não pude confirmar pois a bateria não aguentou partir o motor.
    Mas fiz assim, soltei a correia dentada, coloquei a polia do comando alinhada com a marca na base do cabeçote do lado direito (essa todos sabem), aí por analogia coloquei o volante na posição OT, beleza! Aí eu coloquei do jeito que estava antes, ou seja, não mechi na ordem dos cabos de vela nem do distribuidor e levando em consideração que o primeiro cilindro é o mais próximo do volante, a ordem bateu com o que diz a regra, 1-3-4-2, e assim montei a correia dentada.
    Mais tarde se a clavícula deixar, pois quebrei a pouco tempo atrás e ontem senti um estalo (vou ao médico hoje ver o que foi), colocarei a bateria do carro da patroa pra ver se ele parte, se partir, beleza, estou certo, se não vou ver a posição, contando que o primeiro cilindro é o mais próximo ao radiador.

    Abraços e colocarei o resultado aqui amanhã.

    Seguinte: Coloca o vira brequim em 0T, o comando com o pontinho da polia alinhado a base direita do cabecote. Ok, agora veja como esta o distribuidor. Tirando aquela tampinha que vai embaixo do rotor, voce vai ver um risquinho na borda do distribuidor, onde essa tampinha acenta. Alinhe o risquinho do distribuidor com o risquinho que tem no meio do rotor. Pronto, eh so dar a partida. Desse jeito o ponto esta em 0 grau. Dai voce vai precisar por uma pistola de ponto e deixar no ponto desejado. Espero ter ajudado.

    Abracos.

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