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  • #1
    Usuário Avatar de Rafael SM
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    CJ5 só pega no tranco, bateria nova




    Pessoal, to com um probleminha no meu CJ: Quando viro a chave, o arranque gira, gira e o motor não pega de jeito nenhum. Aí é só dar um leve tranco e ele pega de primeira. A bateria é nova, o arranque gira normalmente, as velas, cabos, platinado e condensador trocados recentemente. O que pode ser? Se puderem ajudar o novato aqui, agradeço.

  • #2
    Tentou medir a tensão na bobina quando está dando a partida na chave?
    Faz um teste simples, coloca um fio direto do positivo da bateria até o + da bobina e um fio do negativo da bateria até a carcaça do distribuidor (fixa em algum ponto metálico na carcaça para fornecer um bom aterramento) e depois dá a partida na chave.
    Se funcionar, é falta de alimentação positiva na bobina ou aterramento do próprio motor.
    Pelo que vc descreveu, parece que o motor de arranque está roubando a energia da bobina durante a partida, e quando vc faz pegar no tranco, não existe esse consumo adicional.

    Abçs

  • #3
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Tentou medir a tensão na bobina quando está dando a partida na chave?
    Faz um teste simples, coloca um fio direto do positivo da bateria até o + da bobina e um fio do negativo da bateria até a carcaça do distribuidor (fixa em algum ponto metálico na carcaça para fornecer um bom aterramento) e depois dá a partida na chave.
    Se funcionar, é falta de alimentação positiva na bobina ou aterramento do próprio motor.
    Pelo que vc descreveu, parece que o motor de arranque está roubando a energia da bobina durante a partida, e quando vc faz pegar no tranco, não existe esse consumo adicional.

    Abçs
    caramba aqui é uma coleção de Rafaeis ?

    O que o nosso chará ai em cima esta falando é o que acontece em 90% dos casos, ou seja o motor de arranque gasta toda a energia do carro para virar e não deixa nada para a bobina gerar faísca, inclusive se ele estiver virando bem rápido e se o carro estiver bom de pegar experimente dar na chave por uns 5 segundos direto e depois soltar a chave, o arranque para de gastar energia a bobina passa a gerar faisca e por estar embalado ele pega

    mas o melhor mesmo é levar num auto elétrico de confiança, e se não tiver nenhum, vai num desconhecido mas já fala que sabe o que esta acontecendo


    abrass

  • #4
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    Prezado,

    Va ate um bom eletricista e peça a ele para verifcar se existe " o cabo" negativo ligado entre o motor/caixa de mudanças, próximo ao motor de arranque e conectado a carroceria/chassis ele deve estar ou faltando ou ruim... se elestiver ok, seu probelma pode ser baixa tensão na bobina...

    Abcs

    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Tentou medir a tensão na bobina quando está dando a partida na chave?
    Faz um teste simples, coloca um fio direto do positivo da bateria até o + da bobina e um fio do negativo da bateria até a carcaça do distribuidor (fixa em algum ponto metálico na carcaça para fornecer um bom aterramento) e depois dá a partida na chave.
    Se funcionar, é falta de alimentação positiva na bobina ou aterramento do próprio motor.
    Pelo que vc descreveu, parece que o motor de arranque está roubando a energia da bobina durante a partida, e quando vc faz pegar no tranco, não existe esse consumo adicional.

    Abçs

  • #5
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    No motor de arranque do Opala, tem um fio que sai do motor de arranque e é ligado no "+" da bobina, a função dele é justamente garantir a alimentação da bobina durante a partida, principalmente se vc empregar o Pré resitor, q baixa a voltagem q entra na bobina para 8V, com este arficio durante a partida, a voltagem da bobina passa a ser de 12V, o que deixa a faisca bem mais forte - veja o esquema no anexo.

    Confere se no seu motor tem esse fio, e se ele está bem conectado.

    Bobina velha (queimada) tbm faz isso, se vc puder trocar de bobina pra experimentar seria bom.

    Obviamente td oq os amigos acima falaram tbm tem lógica.

    boa sorte!!!!!
    Imagens Anexas
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    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

  • #6
    Usuário Avatar de Flaibam
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    Se for motor OHC existe um pequeno truque, que é trabalhar com o motor fora de ponto, um pouco atrasado. O meu demorava pra pegar até que um eletricista disse para o mecânico "atrasar" o motor. Nunca mais deu problema.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #7
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    Citação Postado originalmente por Flaibam Ver Post
    Se for motor OHC existe um pequeno truque, que é trabalhar com o motor fora de ponto, um pouco atrasado. O meu demorava pra pegar até que um eletricista disse para o mecânico "atrasar" o motor. Nunca mais deu problema.
    No Opala é mesma coisa, com o ponto adiantado a partida fica pesada, parece que a bateria ta fraca.
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  • #8
    Da uma olhada no carburador, o meu Jeep estavaassim, só no tranco, mandei arrumar e era o pistão que não estava mandando gasolina, mas quando pegava no tanque ficava normal. Era isso todo dia de manhã

  • #9
    Usuário Avatar de inaciocm
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    Citação Postado originalmente por Flaibam Ver Post
    Se for motor OHC existe um pequeno truque, que é trabalhar com o motor fora de ponto, um pouco atrasado. O meu demorava pra pegar até que um eletricista disse para o mecânico "atrasar" o motor. Nunca mais deu problema.
    Tbm estou com este problema...
    Meu cj estava normal até quinta. Na sexta, cinco e meia da tarde, sai para buscar umas peças para meu carro e na hora de sair da loja, 6 da tarde, quem disse que ele pegou? Não tinha como dar tranco pq era uma ladeira e eu estava subindo... tranco de ré é foda...
    Depois de muito tentar fiz uma chupeta e ele pegou, porém, o motor começou a bater, coisa que não fazia antes.
    Ontem cedo tive que fazer outra chupeta e novamente, o motor batendo.
    Será que saiu do ponto?
    A partida dele sempre foi muito pesada, será que pode ser isso, ponto "adiantado"?
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #10
    Usuário Avatar de rafaelcardoso
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    Citação Postado originalmente por inaciocm Ver Post
    Tbm estou com este problema...
    Meu cj estava normal até quinta. Na sexta, cinco e meia da tarde, sai para buscar umas peças para meu carro e na hora de sair da loja, 6 da tarde, quem disse que ele pegou? Não tinha como dar tranco pq era uma ladeira e eu estava subindo... tranco de ré é foda...
    Depois de muito tentar fiz uma chupeta e ele pegou, porém, o motor começou a bater, coisa que não fazia antes.
    Ontem cedo tive que fazer outra chupeta e novamente, o motor batendo.
    Será que saiu do ponto?
    A partida dele sempre foi muito pesada, será que pode ser isso, ponto "adiantado"?
    Concordo com o Flaibam e André Luiz, a primeira coisa que eu verificaria é o ponto, atrasaria um pouco... A partida fica filé demais, o meu estava assim e foi resolvido desta forma.

  • #11
    Usuário Avatar de Flaibam
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    Citação Postado originalmente por rafaelcardoso Ver Post
    Concordo com o Flaibam e André Luiz, a primeira coisa que eu verificaria é o ponto, atrasaria um pouco... A partida fica filé demais, o meu estava assim e foi resolvido desta forma.
    É trampo de 50 reais em qualquer oficina. Se você não souber fazer, ou não quiser se arriscar, leva numa oficina de confiança e fica vendo como ele faz. É trabalhoso para pessoas que, como eu, estão aprendendo a mexer no motor, mas é simples demais para quem entende. E o mecânico vai resolver, sem dúvida!
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #12
    Usuário Avatar de Rafael SM
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    Depois das várias dicas do pessoal do fórum, decidi levá-lo a oficina para analisar o problema: Chegando lá o mecânico disse logo que era o carburador que nao estava injetando combustivel na partida. Mas como foi citado neste tópico q poderia ser baixa tensão na bobina, falei isso pro mecanico e ele resolveu entao medí-la. Resultado: 4,3v na bobina. Realmente o motor de arranque estava roubando tensão e por isso o carro pegava no tranco sem o menor problema mas no aranque não. Sorte minha que a pane coicidiu exatamente na semana que fiquei de levar o jeep pra trocar o motor pelo 4.1i da silverado, assim já o deixei lá com o 4.1 na caçamba. Espero com isso nao ter mais problemas com carburador, distribuidor etc. Agradeço a todos pela ajuda e boas trilhas!

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