x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 21 de 21

Citação Postado originalmente por A Leoni Ver Post
    Pô gente, o colega com problemas de refrigeração no Cj e todo mundo discutindo a "Teoria da Relatividade do Alcool".....
    O colega estava apenas relatando o que havia constatado no circuito de refrigeração do motor à alcool do seu jipe e queria uma explicação.

Tudo indica que o mesmo achou satisfatório os subsídios oferecidos.

..... Por outro lado, motor Flex é a pior coisa que já inventaram(eu chamo de PATO, anda, voa e nada, só que não faz nada direito..). São motores com taxa de compressão intermediária, e que não aproveitam bem nem a gasolina nem o alcool. Basta comparar carros a movidos só a gasolina ou só a alcool com os flex, o consumo dos flex é pelo menos 15% maior....
    Tenho um Polo (VW) Flex há um ano. O consumo, desempenho etc.etc. do Santana ´88 que tive no passado deixa esse Polo no chinelo.

Não havendo mais a alternativa de se comprar carro exclusivamente à gasolina (ou à alcool), o governo inventou uma maneira de se minar o poder dos produtores de alcool/açucar, caso tornassem a subir demasiadamente o preço do etanol.

Mas o preço da pólvora chama-se Flex.

Almoço de graça ....?

.Voltando ao caso do Andre, ainda acho que ele deveria dar uma boa olhada na termostática. Deve ter coelho nessa horta.....
    Não havendo problema..... pode-se criar um problema, com o único objetivo de poder solucioná-lo !

Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
    Entrada
    07/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Nossa!!!!
    Valeu pessoal, mas acho q durmi de mais nas aulas de Maquinas Termicas II, e essa discussão esta um nivel assim do meu. heheheheh

mas é bom saber que o assunto é do interesse de todos.

André,
    Voce verificou a válvula termostática do seu motor??
    Se ela foi retirada ou está com problemas vai acontecer exatamente isso, ou seja, parte da água que deveria circular pelo motor retorna pelo "bypass" e a temperatura no interior do motor fica mais alta do que a da entrada do radiador (água quente do motor misturada com água mais fria que acabou de sair do radiador).
    Voce pode fazer o mesmo teste com a caneca d'agua e verificar se a válvula está ok.
    []'s
    Na verdade a valvula foi retirada ; eu não havia pensado nisso. bom...tem lógica sim, vo providenciar uma nova.

Esse feriado, fui fazer uma trilha , a ventoinha ficou ligada o tempo todo - mesmo na estrada a 80km/h, sendo que devia se desligar com 75°C; bom...em curitiba ta o maior calor, mas nunca vi isso acontecer num carro de passeio, principalmente qdo ainda tenho a ventuinha ligada à correia. - Estou achando que meu radiador esta entupido, ou com muita encrustação na colmeia.

A temperatura nunca passou dos 100°C, (no cabeçote); mas...será que em outras partes do motor, como nas camisas do bloco, a temperatura da agua não atinge valores maiores, chegando ao ponto de ebulição a 7 libras - estive pesquisando e se 7 libras na verdade signifiquem 7 psi, então a temperatura de ebulição da agua no meu sistema seria de apenas 112°C, que aki em curitiba seria de aprox. 108°C. - Acho que é ai que o fluido de radiador faz falta. heheheheh.

Eu acho que se em algum ponto a temperatura ultrapassa os tais 108°C, ela evapora, e a pressão ultrapassa as tais 7 "libras", levando a perda de agua pelo respiro.

O ALeoni falou de uma tampa de 12 libras, a minha é nova e original do opala, e até onde eu sei é de 7 lbs. De qual carro é esta de 12 lbs?? assim fica mais facil eu pedir na auto peças.

Obrigado a todos.
    Willys 1957 - vermelho
    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

Fala André, blz ?
    Então, lendo um pouquinho da topico, percebi que vc comentou que está usando álcool, me corrija se estiver errado, mas seu motor não era gasolina ? Vc andou mudando tx de compressão / pistão ? Se sim, vc pode estar com mistura pobre e alta temperatura de combustão. E a questão do avanço, quantos xº inicial tá usando pro álcool. No mais, é normal temperatura diferente entre cabeçote e radiador e/ou mangueiras, pois a termostatica só se abre a partir de X ºC (cada motor o seu) e ai a agua troca calor com todo o sistema. Dá uma revisada nesta válvula e vê se não ta travada fechada (teste da água fervente). Abraço,
    WILLYS CJ5 1959 - O Legendário Cremogema ! ! !
    GM151 S / BVM5 - Clarck CL2205D
    ** Jeep Willys: A lenda continua viva !!!

Entrada
    07/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por Fabiano Willys CJ5 1959 Ver Post
    Fala André, blz ?
    Então, lendo um pouquinho da topico, percebi que vc comentou que está usando álcool, me corrija se estiver errado, mas seu motor não era gasolina ? Vc andou mudando tx de compressão / pistão ? Se sim, vc pode estar com mistura pobre e alta temperatura de combustão. E a questão do avanço, quantos xº inicial tá usando pro álcool. No mais, é normal temperatura diferente entre cabeçote e radiador e/ou mangueiras, pois a termostatica só se abre a partir de X ºC (cada motor o seu) e ai a agua troca calor com todo o sistema. Dá uma revisada nesta válvula e vê se não ta travada fechada (teste da água fervente). Abraço,
    Dae Fabiano, na verdade aquele motor não deu mais retifica e comprei outro, agora...qual o histórico dele....nem o mecanico q vendeu sabe. Provavelmente foi transformado pro alcool sim.

Pensei na história da mistura pobre, aumentei os gliceus, mas ajudou só um pouquinho, e voltei para os glicleus da tabela da Brosol, p/ solex 34, em opala 4 cc a alcool. Eu tava rodando com cerca de 24° de avanço inicial, experimentei baixar p/ 20°, mas o jeep ficou fraco na lenta e não melhorou nd com relação a temperatura - vo voltar para os 24°.

Como eu falei para o ALeoni, eu to sem termostatica, mas...amanhã mesmo vo providenciar uma, pois ele me explicou que na sua ausência a agua quente acaba recirculando pela by-pass, não passando pelo radiador.

Temos que marcar um trilhazinha cara!!!!!
    Forte abraço
    e obrigado
    Willys 1957 - vermelho

Entrada
    07/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Passei osabado todo mexendo no carro:
    * coloquei a termostática - não mudou nada - o marcador continua 10°C acima da temperatura da agua.
    * Reaferi o sensor e marcador (agora com mais critério) - realmente está td OK
    * Para finalizar coloquei uma mangueira do local onde o sensor é parafusado, e passei a medir a temperatura da agua com o termometro de mercurio no mesmo local do sensor, qual não foi minha surpressa qdo este acusou exatamente a mesma temperatura que a agua do radiador, então aquela hipotese de que a temperatura dissipa-se ao longo do percurso foi por "agua abaixo".

Conclui que o sensor parafusado diretamente no cabeçote acaba por receber maior temperatura por meio da condução dos materiais, ou seja marca a temperatura real do cabeçote.

No fim conclui que há uma diferença de temperatura entre a temperatura da agua e do cabeçote, apesar de que a temperatura da agua é constante em todos os pontos, diferente do que me foi informado (afinal, para haver condução termica é necessario haver uma diferença de temperatura entre os dois meios) diferença esta que no meu carro é em torno de 10°C, ou seja o cabeçote está a 100°C, quando a água está em regime normal (90C°).

Será que ninguem tem um carro com motor de opala e marcador de temperatura eletrico, para confirmar esta informação?? - Tenho medo de que 100°C seja muito alto para operação do cabeçote, ou seja, que a mistura ainda esteja pobre, o ponto errado, etc.

Obrigado pela força.
    Abraço a todos
    Willys 1957 - vermelho

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    1- o sensor parafusado diretamente no cabeçote acaba por receber maior, ou seja, marca a temperatura real do cabeçote.

2- diferença esta que no meu carro é em torno de 10°C, ou seja o cabeçote está a 100°C, quando a água está em regime normal (90C°).
    A valvula, se instalada, deveria ser uma restrição ao fluxo de água e provávelmente a temperatura da água seria maior. A água está removendo o calor do seu cabeçote e "jogando" esse calor no ar que passa pelo radiador. Se a água parar de circular, a temp. aumenta demais e água ferve. Se água circula, deve estar uma temperatura mais baixa. Entao, e acredito que sua leitura esteja correta. +/-100 no cabeçote, +/-90 na água, e +/-80 deveria ser no topo do radiador.

Vou mapear a do meu motor e depois, só para comparação vc anota.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de Milton Quindim
    Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    A função da válvule termostática é manter a temperatura média do motor.
    Quando ligamos o nosso carro pela manha, num dia frio, a válvula prende a água dentro do motor para ser aquecida mais rapidamente, evitando falhas na queima da mistura, seja ela em motores a álcool ou a gasolina, injetados ou carburados. Assim que a temperatura do motor atinge o ideal, geralmente na temperatura indicada como média mais 5%, ela libera a água quente numa quantidade suficiente para mistura de água chegar a temperatura média menos 5%, e é esta a variação recomendada.assim depois de um certo tempo de funcionamento o sistema funciona nesta média com a válvula abrindo e fechando em intervalos irregulares, intervalos estes que dependem de varios fatores, temperaturo do meio, velocidade do ar passando na colmeia e etc. Portanto a presença da válvula termostática e seu correto funcionamento é imprescindível para o bom funcionamento do motor, sendo ele a álcool ou a gasolina ou mesmo flex.
    A diferença de temperatura encontrada em motores a alcool e a gasolina com sistema de alimentação aspirado, carburador, seria referente a uma compensação da mistura que não é conseguida nestes sistemas e que hoje na injeção eletronica não é mais necessária. Esta mistura gerava mais ou menos calor, dependendo da quantidade fixa de ar combustível que entrava no acionamento do carburador. Como o alcool desprende menos calor após sua queima, usava-se uma temperatura de trabalho maior no motor elevando a temperatura média da água para se obter melhor desempenho. Por isso os motores a álcool trabalham numa temperatura maior.
    Na injeção eletronica, como existem sensores que medem a quantidade de ar, a temperatura deste ar, a temperatura do motor a temperatura da água de arrefecimento, e outros sensores que variam a mistura não temos mais esta necessidade de variação de temperatura de trabalho de um mesmo motor na válvula pois o módulo examina todas estas informaçõe e envia a informação do tempo de abertura do bico para entrada de combustível suficiente paraesta mistura ser a melhor para aquele momento.
    O assunto é bem complexo se formos falar destes sensores ficariamos muuuito tempo mas basicamente, motores antigos carburados funcionam no alcool com uma temperatura amais elevada em relação a da gasolina.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Mas que fique claro que estará trabalhando mais quente somente se tem a valvula termo instalada (e se comparado com a versão a gasolina e com as mesmas características de radiador e veículo)
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de Milton Quindim
    Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Mas que fique claro que estará trabalhando mais quente somente se tem a valvula termo instalada (e se comparado com a versão a gasolina e com as mesmas características de radiador e veículo)
    Exatamente...isso ai mestre

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem