Agora quem vai levantar uma questão sou eu;.... como fica a perca dos 20% do gás? aplicálo ao velho bf161 será q naum aumentaria essa perca? (essa perca é calculada pra um carro popular no novos moldes de motor), e numa trilha será q se sairia bem o gás num caso de falta de gasolina no tanque? e para os que já tem GNV no jeep ou em carro um conselho: muitos acostumam a andar somente no gás devido a preço bla bla bla e se esquecem da gasolina, e ocorre o seguinte: o motor tem um desgaste maior so no gás, por ele ser "seco", intaum lembrem-se de vez em qdo gasolina no motor...
Grande Wilson, você tem razão, eu pelo pelo menos defendo a razão 2/1 ou seja a cada dois cilindros de gas gastos gastarei em seguida um tanque de gasolina, salvo em casos específicos como deslocamentos em trilhas etc...
Quando vc usa o gás.... Vc é obrigado a liga-lo com a gasolina.... Minha opinião seria a seguinte.... Quando ligar o carro de manhã, deixar o motor aquecer com a gasolina..... Toda vez que for ligar, fazer isso.... E quando for desligar o mesmo.... Deixaria um pouco na gasolina também.... Nas trilhas, eu não usaria o gás por que o motor perde um pouco seu rendimento... ELe fica um pouco mais fraco, quando colocar o kit não se esqueça de pegar um kit novo, tipo lançamento.... Deve ser um pouco mais caro, mas os mais recentes fazem o motor perder menos força.... Agora, sinceramente.... Não sei como ficaria esse kit no motor original.....
Abraço.....
Pavani
tenho a msm duvida .. estou de olho num jipe com motor 6cc original e pretendo por gnv , pois será meu unico meio de transporta , pra trabalhar , faculdade , sair etc , e é claro m trilhas
se alguem tiver alguma noticia de como ficou num motor original 6cc wills agradeço ...
Acho que não é uma boa colcar GNV em motores com baixa taxa de compressão, o GNV gosta de altas taxas de compressão, ou seja, aqueles 5 ou 10% que eles falam que vai perder de potência, com motor original vai ser maior.
Uma boa seria colocar um motor moderno à álcool, com bastante taxa de compressão e aí sim usar combinado com GNV.
Eu possuo GNV no meu Jeep... e com motor OHC, na minha opniao.. o gnv no OHC nao é tao indicado qto no BF -tanto o 161 qto o 184- pois esses tem problema nos 2 ultimos pistoes.. problemas de temperatura.. e pelo gnv ser um combustivel frio... isso da uma ajuna no velho BF.. ainda digo mais.. meu carro qdo comprei veio com um motor Huricane.. ORIGINAL STD... sim .. 1958 STD... e eu usei ele no gas.. sem muitos problemas... para terem uma ideia eu botava gasolina de aviacao nele... 130 octanas... bom.. ele resistiu bem,..
agora tho com um 4c OHC.. e para quem é do rio.. paa ter uma ideia eu subo o alto da boa vista de 3a e 4a marcha.. tha bom né...
Eu estudei muito colocar gás no meu carro. Rodo 50 km / dia e meu carro faz 8,5km/h. Nas minhas contas, ele se pagaria em 10 meses.
Em um jeep, ele se pagaria muito mais rápido. Meu motor é um bf a alcool. Deve estar fazendo algo perto dos 2km/l.
DEsde que se faça a instalação do kit completo, o carro apresenta um comportamento satisfatório. (Não caia na conversa de instalar só a parte de injeção, tem a parte de controle para diminuir perdas)
Como meu jeep não é de uso diário, eu não penso em uma adaptação, mas acredito que não seja uma má idéia.
Enfim, eu recomendo a alteração. 8)
[s] de alto consumo!
Campa.
PS: Em motores com bomba de gasolina elétrica, não tem problemas, mas com motoras com bomba de gasolina mecânica, a mesma tem de funcionar um pouco, sempre que ligar o motor, para evitar o ressecamento. (Essa dica é útil naquelas, por ex: no meu caso meu jeep fica parado a semana toda, logo a minha bomba vai ter uma vida mais curta. Mas num jeep de uso diário, se ela for ativada sempre, não haverá maiores problemas. )
Como sempre por não possuir grandes conhecimenstos em mecânica, tento por o Maximo possível em uma linguagem básica colocar as adaptações e soluções discutidas aqui no fórum pelos compaheiros expert, para meu maior entendimento, e dos outros companheiros que como eu que não dominam a "arte da mecânica".
Gostaria de usar como exemplo aqui no fórum a mecânica do meu carro....
Pois bem vamos lá, possuo um jeep com mecânica do Opala 4cc gasolina,
caso o GNV estivesse equipado na minha viatura como meu motor se comportaria ?
-E nescessario grandes mudancas no motor ?
-Existe uma marca de cilindro em especial com maior qualidade e custo beneficio e etc ?
-Qual o tamanho ideal do cilindro para ser equipado no jeep ?
-Qual o custo em media do equipamento de GNV ideal para o jeep e o custo em media da mao de obra de sua instalação ?
-Não e aconselhado usar o GNV em motores com baixa taxa de compressão, o GNV gosta de altas taxas de compressão ? (Meu motor se classifica em baixa ou alta taxa de compressão ?)
-GNV Em motores com bomba de gasolina elétrica, não tem problemas, mas com motoras com bomba de gasolina mecânica, a mesma tem de funcionar um pouco, sempre que ligar o motor, para evitar o ressecamento ?
-E possível rodar 170 KM com um cilindro de 22m e gastar em torno de R$ 19,00 para enchê-lo ?
-Como funciona o fato da perda dos 20% do gás ? isto e verdade ?
-Como funciona esta tal de razão 2/1 ou seja a cada dois cilindros de gás gastos gastarei em seguida um tanque de gasolina
Desde já peço desculpas por pedir tantos esclarecimentos, se possível gostaria do maior numero de opiniões possíveis, pois acredito que este e um assunto bastante polemico e ajudaria muitos membros aqui do fórum o esclarecimento destas duvidas.
Olha.. vou responder de acordo com o que eu fiz no MEU carro...
MOTOR OHC GASOLINA
-E nescessario grandes mudancas no motor ?
nao... eu so instalei o kit..
-Existe uma marca de cilindro em especial com maior qualidade e custo beneficio e etc ?
o de 16 cabe como uma luva na tras do CJ
-Qual o tamanho ideal do cilindro para ser equipado no jeep ?
o ideal seria o maior possivel... mas lembre-se é sempre mais peso.. o de 16 tha muito bom
-Qual o custo em media do equipamento de GNV ideal para o jeep e o custo em media da mao de obra de sua instalação ?
eu paguei em setembro passado R$1700 e a instalacao vem incluida nisso
-Não e aconselhado usar o GNV em motores com baixa taxa de compressão, o GNV gosta de altas taxas de compressão ? (Meu motor se classifica em baixa ou alta taxa de compressão ?)
bom, seu motor se nao estiver reb. ele esta com a comp. normal dele.. baixa para o gnv... mas funciona bem assim mesmo.. eu no meu caso vou botar pistoes do OHC a alcool.. isso deve ajudar bem e nao tenho que reb. !!
-GNV Em motores com bomba de gasolina elétrica, não tem problemas, mas com motoras com bomba de gasolina mecânica, a mesma tem de funcionar um pouco, sempre que ligar o motor, para evitar o ressecamento ?
Bom, é só vc usar com parcimonia... se vc so usar no gas... ai nao tem motor que dure para sempre... eu ligo o carro na gas e rodo uns 5 min com ele na gas.. ai passo para gnv e quando vou desligar eu desligo em gasolina - e a minha bomba de gasolina tem retorno... e acho que um desborbulhador ajuda -acho-
-E possível rodar 170 KM com um cilindro de 22m e gastar em torno de R$ 19,00 para enchê-lo ?
sim... é a media
-Como funciona o fato da perda dos 20% do gás ? isto e verdade ?
é verdade.. pos nosso carro nao pode ter variador de avanço.. pois é carburado e nao injetado.. o variador ajuda a nao perder potencia
-Como funciona esta tal de razão 2/1 ou seja a cada dois cilindros de gás gastos gastarei em seguida um tanque de gasolina
Muito obrigado pelas dicas, estava um pouco assustado com o fato de por GNV no meu Cj5, porem agora acredito que após, ler seu depoimento estou mais tranqüilo. 8)
O fantasma do alto consumo do Cj5, na minha opinião e um dos problemas mais comuns dos nossos companheiros jipeiros que possuem o cj5.
E extremamente necessário discutirmos este problema aqui no fórum pois, no meu caso uso o cj5 diariamente, situação ao qual acredito que muitos estejam também, não gosto nem de parar para pensar quanto já gastei no meu Cj5, desde que ele chegou em minhas mãos ate hoje, porem tenho certeza que não me arrependo e que meu jeep sempre me deu alegria e continuará assim pois não trocaria o mesmo por outro.
Tenho investido uma certa quantia em melhorias e conforto, capota de fibra, melhorias mecânicas em geral para trazer também segurança no uso diário, e perfumarias como bancos melhores e etc.
Para finalizar acredito que a instalação do GNV seria também uma boa mudança que traria grandes benefícios para completar o conjunto.