[quote=leopoldo;1014408]
. . .
Entendendo o filtro do BF:
O filtro tem uma valvula de segurança contra entupimento, que consiste do próprio elemento do filtro.
O pezinho que fica lá em baixo (e com as perninhas para baixo) é um posicionador do elemento.
A função da mola é forçar o elemento (quando não entupido) para baixo, evitando o filtro subir dentro da carcaça.
Se o elemento entope, a pressão interna faz o elemento subir, contra a mola, descobrindo os furinhos de passagem e drenando o óleo (ou melhor, dando passagem direta, como se não houvesse o elemento).
Isso é possível pois o mesmo se movimenta sobre o tubo (guia) por meio dos o'rings,
O filtro faz parte de um sistema chamado de parcial. Ele não filtra o óleo todo de uma vez como nos carros modernos. E não há perigo de fechar o mangote e por isso vazar. Simplesmente não filtraria óleo algum. Aliás, pelo projeto, se o óleo passasse todo pressurizado por lá, não fosse parcial e o filtro entupisse, provávelmente a carcaça racharia no meio. Aquele dispositivo de alívio que eu descreví, deve nunca ter funcionado em jeep algum.
[QUOTE=leopoldo;1014408]
. . .
Bom dia prezados ! interessante a explicação do Leopoldo, estou tentando substituir o filtro original do BF161 por um filtro blindado moderno, e acabar de vez com os problemas de vazamento e de retirada do resíduo de óleo que fica dentro do recipiente do filtro ( 0,5 litro ) tenho uma informação que achei em um livro, que no caso de um sistema de filtragem parcial, não se deve operar o motor sem filtro ou com filtro com válvula de alívio como pretendo, pois não havendo resistência no circuito o óleo passaria 'direto' e não lubrificaria os mancais, pela explicação do Leopoldo acima, no caso do BF isso não se aplica :dance: :
Quero muito fazer essa alteração, mas com lubrificação e refrigeração não há muita margem de erro, por isso meu pedido de ajuda aos universitários :lol:
- Sendo assim, um filtro moderno funcionaria bem pois possui válvula de alívio, correto ?
- O suporte da Scania indicado pelo Nerso aceita o filtro PSL47, esse filtro é utilizado na linha Fiat, Lada, Maverick 3000 e Dodge Charger ( motor 318, 5,2 L ) acredito que filtrará bem, correto ?