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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Robledo
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    21/09/2006
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    Valvula Termostatica BF161 - Usar ou não usar?




    Pessoal,

    Meu Willys deu problema na valvula termostática.... Tá travada e num abre mais... Fiz até o teste de colocar na panela com agua quente, etc... Até aí blz, mas todos os mecânicos e curiosos que levei o jipe me aconselharam a retirar essa válvula e deixar direto...

    Pesquisei alguma coisa sobre o assunto aqui no fórum e ainda fiquei com dúvidas... Alguns são contra e outros a favor de tirar a bendita "problemática".
    Sei que aqui existem colegas realmente entendidos desse assunto e gostaria da opinião de cada uma sobre esse solução.

    Abraço a todos!

  • #2
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    28/02/2005
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    Citação Postado originalmente por Robledo Ver Post
    Pessoal,

    Meu Willys deu problema na valvula termostática.... Tá travada e num abre mais... Fiz até o teste de colocar na panela com agua quente, etc... Até aí blz, mas todos os mecânicos e curiosos que levei o jipe me aconselharam a retirar essa válvula e deixar direto...

    Pesquisei alguma coisa sobre o assunto aqui no fórum e ainda fiquei com dúvidas... Alguns são contra e outros a favor de tirar a bendita "problemática".
    Sei que aqui existem colegas realmente entendidos desse assunto e gostaria da opinião de cada uma sobre esse solução.

    Abraço a todos!
    valvula termostatica existe e é pra usar, se um mexânico te aconselhar a tirar troque de mexãnico
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #3
    Sem ela o motor nunca vai trabalhar na temperatura ideal.

    A variação de temperatura influencia a delatacao do metal. Quando esquenta ou esfria. A ideia da valvula eh esta manter uma temperatura constante para reduzar essa delatacao do metal.

    Compartilho da opniao do amigo, se esta la eh para ser usada.

  • #4
    Usuário Avatar de edgar
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    21/03/2005
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    Tambem acredito que se existem tem que usar....mesmo que ai fique quente o ano todo, logo que liga o motor num dia mais frio, ou com chuva, a ventoinha do radiador ja esta la esfriando tudo.

    É mais tempo para chegar na temperatura ideal de funcionamento, dai vai mais gasolina, mas aceleradas, mais partidas porque o motor morreu....só judia do conjunto. Ainda mais com nossa gasolina batizada com 25% de alcool.

    Lógico, é mais uma peça pra quebrar, mais uma coisa para ter que cuidar, se ela trava e a criatura esta desatenta e nem sabe para que serve o marcador de temperatura do painel, ai complica mesmo.

    Dai a lenda que só atrapalha....atrapalha o motorista dormente que só sabe encher o tanque e completar o oleo !

    Na minha opinião troque por uma nova, aproveite e troque a agua do radiador, revise mangueiras e pronto

  • #5
    Olha, faz uns 15 anos que não uso mais a válvula termostática no BF, e olha que no inverno as temperaturas chegam a 0º aqui. Nunca tive problemas, e agora que só uso o GNV é só andar 1 minutinho para o motor estabilizar a lenta nos dias bem frios. Se fosse um motor moderno e $$$, eu com certeza deixaria a válvula, mas como é pau véio, não esquento a cabeça.
    Também tenho um Uno fire que também retirei a porcaria da válvula termostática para ver se parava de ligar tanto a ventuinha quando andava no centro da cidade, pois estava emperrada (projeto mal feito da Fiat, pois colocam uma porcaria de guia na válvula, que com o tempo enferruja e tranca a haste). Não mudou nada, continua ligando a ventoinha em todas as esquinas e já fiz uns 200 mil km com a caixinha de fósforo desse jeito sem mecher no motor.
    Bom seria pegar um engenheiro com muita experiência em fabricação de motores para tirar essa dúvida cruel .

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    26/01/2004
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    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Bom seria pegar um engenheiro com muita experiência em fabricação de motores para tirar essa dúvida cruel .
    E vc acha que foi quem que colocou a válvula em TODOS os carros, nacionais ou importados ?

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #7
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    Rafa seu uno pode ser um monte de coisa junto heheeh inclusive ser fiat eheheh

    mas normalmente o GNV modifica tmeperatura, se taxar tb, pode ser que o motor esteja meio entupido...

    agora o Sergio arrematou na resposta!!!

    abraços
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #8
    Eu sei da funcionalidade da v termostática e não aconselho andar sem ela, só quiz dizer que no meu caso retirei a mesma e não tive problemas no BF. No meu uno eu já verifiquei o motor e preciso fazer uma limpeza química para resolver o problema de aquecimento.

  • #9
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    05/12/2006
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    Conheço toda a técnica de funcionamento da TV , mas... eu pessoalmente não a uso em meus veículos, retiro de de todos e nunca tive problemas por não usá-la.Tive sim, quando ela estava no motor,pois quando ela funciona corretamente é ótima pois nada de mal acontece,mas quando emperra o prejuizo é grande.O pior, nunca se sabe quando ela vai emperrar,mesmo sendo nova,emperra. Ai já viu a dôr de cabeça, sempre numa hora inoportuna. NÃO SOU CONTRA QUE USA, EU NÃO USO, E NUNCA ME DEI MAL POR NÃO USAR.

    OBS: Nos motores AP, se ela for retirada, o mangote em forma de "S" que sai do cabeçote para a vávula,deve ser obtruido,para que a àgua passe toda pelo radiador,evitando desviar quente retornando para o bloco.Se isso não for feito o motor vai trabalhar muito quente.

  • #10
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Antes o meu Jeep não tinha válvula termostática. Ele demorava pra esquentar, e a temperatura oscilava demais.

    Comprei uma válvula do Opala e coloquei. Até hoje não tive problema nenhum. O carro virou outro, atinge os 85-90° rapidamente e o ponteiro do relógio da cronomac se mantém "estático". Só quando forço o Jeep muito, por muito tempo (pé no talo na subida, atoleiros, etc), que a temperatura chega próximo aos 100°, mas logo logo abaixa pra temp. normal.

    Coloquei essa válvula a quase 2 anos, e ela nunca emperrou. Até hoje nunca tive que tirá-la para limpar ou coisa do tipo. E olha que não uso aditivo no radiador.

    Eu recomendo o uso da valv. termostática!



    Meus 0,00002 cents!
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #11
    Usuário Avatar de Pedrão B.
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    All,
    O meu BF não tinha válvula e os sintomas eram os que o Lucas citou.
    A única diferença é que eu uso a válvula do Corcel, que vai na mangueira.
    Ando com uma mangueira de reserva, pois se caso der algum problema na válvula, eu troco a mangueira, pois será impossível tirar ela de lá.
    []'s
    Ex-CJ5 '63
    Ex-Rural '67
    Gaiola '11 - Foi também...

  • #12
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Válvula termostática emperra, selo de motor fura, radiador entope tudo isso acontece com quem NÃO usa aditivo na água do radiador.A função do aditivo é exatamente essa, além de elevar o ponto de ebulição da água.

    No mundo todo, todos os engenheiros, adotam o uso da VT quando projetam os motores.Será que o "zé arruela" ali da esquina é um genio perdido ?

    Quem não gosta ou não quer usar o problema é seu.Tem nego que acha que aids só dá em homossexual.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

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