Exemplificando:
Vc vem com o dif quente e entra na agua.Ele resfria rapidamente e CHUPA um monte pra dentro.Isso serve tb pro cambioe t-case.
[]´
Versão Imprimível
Olá Leopoldo,
Os Balãozinhos são este da foto, feita pela Fes, parece chupetas que teoricamente com a pressão interna infla.
Chupetas para Jeep
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Nunca tinha visto !
Bem engracadinhos esses baloes, pra que servem???
ospra!
axo q serve pra não deixar agua entrar pelo respiro, e como eh tipo um balão ele infla e murcha conforme o volume de ar dentro do diferencial muda... só não sei se essa variação do volume do balão eh suficiente pra manter a pressão lah dentro do diferencial +- estabilizada...
[]'s
Meu cj também e um 1959 e não tem respiro mesmo no diferencial traseiro!!
Desculpe Ribon, mas creio haver uma certa confusão aí...
No catálogo "Master Parts List for Willys Trucks and Trailers" (editado em 1943 e cobrindo os modelos MA, MB de 40 a 43) aparece o suspiro (pág 106) como "diferential vent plug" - part Nr A-870.
Já no "Parts List Jeep" (modelos CJ-2A e 3A) essa peça é chamada de "breather" (respiro) com o mesmo nr A-870.
No manual do CJ-3B (cara de cavalo) também aparece referência ao "respirador de mola". Em todos estes modelos o suspiro ficava na tampa da caixa do diferencial.
A certa altura da produção (creio que nos primeiros DANA 44) o suspiro passou para o tubo mais longo e não na tampa. Mais tarde, voltou para a tampa.
Portanto é o mesmo suspiro e já existia em 1940 (e nunca deixou de existir).
Como as tampas "parecem" intercambiáveis, muitos mexas as trocavam sem atentar para essa particularidade. Essa a razão de alguns CJs não terem suspiro.
MAS TODOS TÊM DE TER e, se o JEEP/RURAL/F75 etc, de algum dos meus amigos não o tem (quer no tubo, quer na tampa) faz-se urgente que o instalem.
Para instalação, o mais simples é:
1- Remover a tampa de cada diferencial (depois de drenar o óleo);
2- A tampa tem uma parte plana logo acima do bujão de enchimento pelo lado de dentro deve ser soldada (a "metal") uma pequena chapa de 20x20x3 mm (1/8") para engrossar a parede.
3- É aí que se faz um furo passante de 8,75 mmØ (11/32");
4- Com um macho de 1/8"-27 NPT (rosca gás), abre-se rosca;
5- Usando um flexível de freio bem comprido (compatível com esta rosca), instala-se o "snorkel" cuja outra extremidade deverá ficar a um nível acima do ponto de "vadiagem" (fora da água);
6- Use a sua criatividade para o "chapéu" nesta extremidade.
Obs- Caso não se encontre um flexível suficientemente longo, podem ser "emendados" vários, até o comprimento conveniente, lembrando que o "snorkel" deve ter uma folga (curva) para os deslocamentos (máx/min) do eixo.
Se o seu diferencial estiver completamente desmontado (inclusive sem os eixos) pode ser instalado em um dos tubos, seguindo-se o passo-a-passo de 3 a 6 e tendo o cuidado de limpar as limagens de dentro do tubo.
ATENÇÃO A TODOS! OS "SUSPIROS" TÊM DE SER VERIFICADOS COM FREQUÊNCIA PARA REMOVER A SUJEIRA (acúmulo de óleo e barro) para permitir o seu funcionamento. NENHUM LAVADOR DE POSTO FAZ ISSO, portanto tem de ficar a cuidao do jeepeiro
ABRAÇO A TODOS E BOA VADIAGEM!!!...
Alexandrino
Olá pcervieri,
Como o amigo Pedro esplicou está é a função dos balões, segundo o fabricante:
A vantagem é diminuir as 3 mangueiras dos respiros dos diferenciais e redusida e não ter o risco de entrada de agua e sujeira, e foi testado, infla de 1 mm em uso extremo, sua capacidade de inflar é de 3 mm.
Essa história de deixar entrar água é uma meio-verdade.
pq?
porque no ar atmosférico existe vapor de água .... então, quando vc monta o eixo, já tem vapor lá dentro.
O certo é descrever como: não deixa entrar água de fora para dentro, mas mantém o que já estava ..... porém, não sei estimar a elasticidade/vida da jepeta (chupeta para jeep).
Caso ela endureça com o tempo, como é de costume com os materias plásticos, corre-se o risco da mesma ser expelida pela pressão ou simplesmente não funcionar e bloquear a ventilação .... é só uma suposição.
Eu penso até que alguns jipeiros costumam usar as mangueiras de cambio/redução e diferencial levemente pressurizadas para passar dentro d'água.
Olá pessoal!
Estou trazendo este tópico devolta à tona pelo seguinte motivo: percebi que quando estou andando no Thunderbolt sem pisar no acelerador, mas com uma marcha engrenada, surgem ruídos de pequenas explosões vindos do escapamento.
Um amigo jipeiro (que possui um Willys 60) me disse que isso era devido ao diferencial, mas não deu maiores detalhes.
E então? Ele está certo? E se estiver, a causa pode ser a falta desses respiros (ainda não verifiquei se o Jeep os possui)?
Até!
Ok Sérgio... Mas você faz idéia do que possa estar ocasionando isso?