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Convex Datacenter
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  • #1
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    18/02/2004
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    Eixo traseiro rangia e eu quase mifú...




    Olá amigos.

    Este é só um relato do que ocorreu-me neste natal e espero que outros marinheiros de primeira viagem como eu não passem...

    Tinha planejado uma viajem para uma cidadezinha onde meus avós moram pra lá de Bauru (Guarantã) e eu iria com meu CJ, lógico que eu não perderia a oportunidade de jogar o bicho no meio do barro e do mato lá do interior...
    Instalei 2 tanques da álcool no bicho pra dar maior autonomia 8) , tudo verificado, cronograma estabelecido e cumprido.
    Um pouco depois de Porto Feliz, pela Marechal Rondon, parecia que tinha escapado a marcha em um certo momento, mas reposicionei o câmbio e o mesmo estava engatado, mas o jeep continuava à não puxar. Encostei o jeep com o embalo do mesmo e, depois de parado, apesar da 1ª estar engatada, o bicho não andava e eu ouvia um ranger no eixo traseiro. Algo parecido com o barulho das lonas quando pegam na panela. Achei estranho, chequei a alavanca da reduzida, porém tudo estava aparentemente beleza. Como solução, liguei a tração apenas para poder chegar à algum posto e checar direito o que estava acontecendo com o eixo traseiro. Deu certo, porém, após uns 2 km, a roda traseira esquerda simplesmente saiu do jeep, com a panela e o semi-eixo junto... por Deus eu estava com a tração ligada, então estava a menos de 60km/h. Por mais sorte ainda, não vinha ninguém na contramão, pois assim que a roda saiu, o jeep começou à arrastar com o espelho no chão e puxou para a esquerda... Mais sorte ainda que a roda que saiu não pegou em ninguém, pois neste momento, ninguém estava atrás do jeep.
    Fui ajudado por um rapaz de Laranjal Paulista, o qual me indicou o mecânico (o cara tem um jeep tb! ) e um guincho pra tirar o meu jeep do acostamento, que ficava de frente com uma favelinha e segundo ele, era meio feia a coisa por lá.
    Deixei com este mecânico e verei se tiro um dia desta semana pra buscar o jeep, já arrumado pra retornar pra casa com ele, mas fica aqui o aviso, especialmente para os menos experientes como é o meu caso: qualquer ranger no eixo traseiro, parem e verifiquem imediatamente! No meu caso a tragédia poderia ter sido muito grande, e graças à Deus nada demais aconteceu.

    []s assustados, porém, felizes com o que poderia ter ocorrido...

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    02/06/2004
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    Megadeth,
    Você teve muita sorte!!
    Isso é muito comum ocorrer com jeeps e alguns outros veículos, especialmente pelo tipo de construção do eixo traseiro.
    Há algum tempo atrás o Leopoldo abriu um tópico alertando para esse tipo de situação, recomendo aos colegas a leitura do seguinte tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ixo+pode+matar

    Sds.

  • #3
    Gente isso ocorreu comigo tb, mês passado, mas parei pelo rangido...

    Mas foi saindo de um semáforo, na volta da reunião semanal do clube daki, por sorte esperei uns 10 min. e já passava um amigo que me rebocou até o meca, que tb estava na reunião, foi o rolamento que foi pro saco...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #4
    Usuário Avatar de phmatheus
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    Comigo aconteceu diferente, pois eu fui sair de casa e o carro deu um tranco, como se estivesse preso (Sabe quando cola a lona na panela, igual) só que ocorria toda vez que ia sair com o carro, levei no mecanico e esperei o pior Diferencial foi pro saco....

    Quando falei do barulho o mecanico foi enfatico, é diferencial, mas, como ele é meu amigo de velhas epocas, ele levantou o carro e qual não foi nossa surpresa quando ao "chacoalhar" a roda ela literalmente caiu em cima do mecanico, imagina um mecanico de 1,50 de altura com um BF33 no peito, foi no minimo comica a cena.

    Descobrimos que era os rolamentos que tinham ido pro saco. também descobrimos que em 30 anos nunca foram trocados , porque no retentor e no rolamento tava escrito Willys Overland do Brasil

    Tivemos um trabalhão para tirar a parte interna do rolamento do semi-eixo, pois ela praticamente se fundiu ao semi-eixo, tivemos que deixar 1 dia de molho em fluido de freio (Barato) e depois usar uma prensa de 4 Ton para soltar a dita.

    Aproveitei para trocar os 2 rolamentos trazeiros e retificar todo o diferencial, trocando rolamentos, retentores, respiros, etc...

    Idem no Eixo Dianteiro, só que no dianteiro os rolamentos são conicos, e alem de se verificar os rolamentos propriamente ditos, tem que se verificar a "pista do rolamento" que se estiver azulada, deve-se trocar o rolamento.

    Só não me lembro se no diferencial dianteiro eram 2 rolamentos conicos por roda ou 1 rolamento.

    Qualquer duvida Dá um grito :P
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #5
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    18/02/2004
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    Pois é pessoal, perto do que poderia ocorrer, praticamente não aconteceu nada comigo, mas que é chato ficar no meio da estrada isso é...
    Ainda não sei se é só o rolamento que foi pras cucuias, mas vou ligar para o mecânico ainda hj e verificar o que ocorreu direitinho.
    O que mais me chateou foi ter que ter deixado o guerreiro em uma cidade por aí e não tê-lo por perto e poder encher as paciências do mecânico com as velhas perguntas: O que é isso? Como se aperta a lona? Tem que ficar justa? Esse é o burrinho do freio? Espelho é esta bagaça aqui?? rs

    []s

    Caio

  • #6
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    megadeth,

    Liga para o mecânico e já solicita a revisão do semi-eixo do outro lado...

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #7
    Usuário Avatar de elcio
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    23/03/2004
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    Caio:

    no seu caso parece que o semi-eixo foi pro pau, pois ele nao saia do lugar engatado.
    mas quem pode te explicar com certeza eh o Leopoldo.
    hoje em dia, um kit de eixos flutuantes seria ideal pra que ninguem passe por isso.
    mas infelizmente o pessoal negligencia um pouco a revisao de rolamentos e demais componentes dos diferenciais, e da no que da.
    nao estou falando que seja seu caso, mas com rolamentos novos e etc, isso pode acontecer, imagina um sistema sem revisao.
    ainda bem que os danos foram apenas materiais.

    []´s

  • #8
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    Pois é, vou pesquisar aqui no fórum à respeito destes eixos flutuantes que vc citou, pois eu não conheço e se for realmente mais seguro, vou instalar, pois com segurança não se brinca.
    Por Deus não aconteceu nada de pior e não quero dar sopa ao azar, então, certamente vou tomar providências quanto à isso. 8)
    E quanto à revisão destas partes, realmente eu fui meio que negligente mas tb por falta de informação total. Nunca fui alertado para este perigo, apesar de pesquisar bastante por aqui, acabei não prestando atenção quando foi debatido isso por aqui...
    Talvez tenha sido a única parte do jeep que não passou por uma reforma/verificação, pois acreditava que não aconteceria maiores problemas além do que poderia acontecer com o motor e câmbio. De resto a gente se vira né? Mas neste caso, dancei!

    []s

  • #9
    Quanto a manutenção, pelo menos segundo o meca que mexeu, limita-se a verificar a integridade do rolamento, já que este é blindado e naum tem como engraxá-lo...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #10
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    Quanto a manutenção, pelo menos segundo o meca que mexeu, limita-se a verificar a integridade do rolamento, já que este é blindado e naum tem como engraxá-lo...
    []'s...
    Xara , alguns são blindados , outros não , toda vez que mexo no freio tras. que não é tão demorado assim , pq entrando em barro e tal sempre tem que verificar o estado das lonas e uma hr tem que tirar as lonas pra rebitar . Nessa tirada de lona , o eixo fica por 4 parafusos (Engesa) ou por 6 (CJ) pra sacar o semi-eixo e inspecionar rolamentos , retentores e estrias . Nesses 2,5 anos que estou com o engesa já tive que rebitar lona 3 vezes , e aproveitei pra inspecionar esses itens , se for de graxa , troca se não for , verifica o estado do rolam. a fixação da bucha , se não está soldada (tem muito disso) .
    Repito o que já falei em outro tópico , eixo semi flutuante precisa de inspeção e se fosse tão INSEGURO nenhum jipe seria montado com ele . Lógico que o flutuante é melhor , isso nem se discute ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #11
    Beleza Xará...

    Me referi ao rolamento novo que comprei em kit ( L$ 242,00 ) e era blindado, e foi exatamente isso que vc disse que o meca falou, só naum lembro se o outro lado, que troquei ano passado se era blindado ou naum, mas na próxima limpeza verifico...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    ...... eixo semi flutuante precisa de inspeção e se fosse tão INSEGURO nenhum jipe seria montado com ele. Lógico que o flutuante é melhor, isso nem se discute ........

    Olá Eduardo,

    Permita discordar (em parte) com essa afirmação sobre o eixo ser ou não seguro.

    A minha posição é que:

    No momento, no atual estado da tecnologia de manutenção das oficinas e montadores particulares, idade média da frota dos veículos utilitários nacionais, das inúmeras adaptações e muito por causa da ignorância passada, o semi-flutuante É UM RISCO para todos os usuários e quem está por perto de um utilitário com essa configuração, pois a menos que uma inspeção para detectar trincas tenha sido realizada recentemente, o mesmo pode a qualquer momento romper, sem aviso.

    E o pior é que fora a manutenção adequada e na risca, não há, fora a adaptação do full-floating, uma solução para o problema. E é esse o ponto que posso ressaltar aqui.

    Como ninguém nunca se ateve ao problema, porque as fábricas não avisam do problema, TODOS os jipeiros estão á merçe da boa vontade do eixo cizalhar ou não.

    Acabo de ver um relato de um colega jipeiro que diz er feito a manutenção correta, desmontou tudo trocou os rolamentos, retentores, etc.....

    MAS

    Cadê o relato da inspeção para detecção de trincas que se ESCONDEM EM BAIXO DA PISTA INTERNA DO ROLAMENTO?

    e são essas que:

    Fora a destruição dos rolamentos, que pode ser detectada pelo ranger dos roletes, NÃO APARECE POIS A TRINCA É SILENCIOSA, É FORTUITA, É CRESCENTE ATÉ O MOMENTO DO ROMPIMENTO DO EIXO E NADA PODE SER FEITO A NÃO SER A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE INSPEÇÃO DE DETECÇÃO DAS TRINCAS.

    E o anel trava? foi colocado um novo da Spicer ou aquele baratinho vendido na esquina?

    Lógico que não fez a inspeção ..... nem sabia que podia ..... nem que DEVE, nem sabe como fazer ......... e todas as informações de como? não esta no manual de manutenção de qualquer veículo, não que eu tenha visto.

    Então, pelo risco que oferece aos ocupantes do veículo ou a quem possa receber de presente as peças que voam, é um risco, pelo menos até que um dia todos tenham colocado full-floating, ou tenham trocado os semi-eixos nas revisões de rolamentos ou tenham feito a magnaflux.

    Na verdade, o rolamento deveria ser solidário ao rolamento (OPS!!! me desculpem........) ao eixo. Gastou, troca os 2.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

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