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Como montar num chassi de CJ5 uma mecânica completa de Engesa/Camper?

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  • 18/09/2009, 15:25
    Kim
    Opa Guilherme!

    A coisa não está tãããão difícil assim!

    Compre o chassis, recorte o número do que tem e coloque no que vai adquirir.

    Monte a mecânica, mais com a 11x45, a t-case Willys ficará frágil, para trocar a relação de uma D46, é complicado...

    Para aumentar o entre eixo, pode optar pela forma mais simples:
    Retire os suportes da barra longitudinal do chassis (chassis cínfel) e recoloque-as mais para traz, somente o eixo irá, não precisará mecher em toda a carroceria, somente um recorte no paralamas traseiro. (tem uns tópicos sobre tal assunto, verei se acho)

    Compre a carroceria e seja feliz!!!!!!!!!
  • 18/09/2009, 16:18
    Guilherme Kyrillos
    Alô amigos, saudações a todos.
    Duda Lopes ... um CJ3 não tão monstrinho assim .. um pouco menos.:)
    Robertux ... qual é o site do chassi Fortaleza? Vou entrar em contato com eles.
    Alguém pode comentar a respeito do chassi Fortaleza?
    Kim ... olha eu aqui outra vez companheiro. A Camper tá quase pronta, não inventei muito não, fui de receita de bolo mesmo (MWM+cambio FSO2305+t-case Troller+eixos Troller). Agora ... JÁ QUE sobrou a mecânica da Camper, vou aproveitar e montar o jipinho.
    Pois bem, vamos as novas dúvidas:
    1. Por que é difícil trocar a relação 11x45 para 8x44 do Dana46? Pensei que fosse simples, apenas trocar corôa e pinhão.
    2. sendo realmente complicado e oneroso, é melhor então conservar a 11x45 e investir em uma outra t-case, de Hilus ou JPX?
    3. Kim. Em sua mensagem você fala em aumentar o eixo traseiro. SÓ O TRASEIRO? E POR QUE NÃO O DIANTEIRO TAMBÉM? Qual é a vantagem em aumentar o entre-eixo?
    Pessoal, agradeço a todos pela participação.
    Um grande abraço.
  • 18/09/2009, 19:51
    Kim
    Citação:

    Postado originalmente por Guilherme Kyrillos Ver Post
    Alô amigos, saudações a todos.
    Duda Lopes ... um CJ3 não tão monstrinho assim .. um pouco menos.:)
    Robertux ... qual é o site do chassi Fortaleza? Vou entrar em contato com eles.
    Alguém pode comentar a respeito do chassi Fortaleza?
    Kim ... olha eu aqui outra vez companheiro. A Camper tá quase pronta, não inventei muito não, fui de receita de bolo mesmo (MWM+cambio FSO2305+t-case Troller+eixos Troller). Agora ... JÁ QUE sobrou a mecânica da Camper, vou aproveitar e montar o jipinho.
    Pois bem, vamos as novas dúvidas:
    1. Por que é difícil trocar a relação 11x45 para 8x44 do Dana46? Pensei que fosse simples, apenas trocar corôa e pinhão.
    2. sendo realmente complicado e oneroso, é melhor então conservar a 11x45 e investir em uma outra t-case, de Hilus ou JPX?
    3. Kim. Em sua mensagem você fala em aumentar o eixo traseiro. SÓ O TRASEIRO? E POR QUE NÃO O DIANTEIRO TAMBÉM? Qual é a vantagem em aumentar o entre-eixo?
    Pessoal, agradeço a todos pela participação.
    Um grande abraço.


    Vamos lá!

    A gama de relações para D46 é mais restrita, não é tão vasta como o D44, então é aí que se encontra a dificuldade e onerosidade.
    A Spicer tem D28, D30, D44, D46, D60, D70 e outros que não recordo.
    Cada um tem um tamanho específico, para um determinado regime de trabalho, que não vem ao caso.
    Então, mantenha a relação que tem, e parta para o JPX.
    Sobre o entre eixo, é para ganhar espaço para o power-traim somente.
    Na dianteira, não mudará muita coisa se mexer, será um gasto desnecessário no momento, então, altere somente o traseiro, colocando o eixo mais para traz, lembrando, que será necessário mudar os suportes de molas também, algo que não havia mencionado antes.
  • 18/09/2009, 22:55
    Guilherme Kyrillos
    Grande Kim, valeu o retorno.:concordo:
    Pois é .... minha intensão é debater antes pra decidir a configuração e iniciar o projeto com tudo definido.
    Além do mais, como vou comprar um chassi novo, posso negociar com o fabricante alguns detalhes na fabricação.
    Bom ... então quer dizer que diante da dificuldade para trocar C&P do Dana46, é melhor partir para t-case do JPX.
    Eu nunca ví uma t-case de JPX. Ela tem saída traseira central ou é deslocada pra algum lado? Já vem com alavancas?:pensativo:
    A princípio pensei na t-case Hilux, mas o preço do flange e mais alavancas ficaram muito ALTOS. Sai mais barato usar o conjunto de câmbio e t-case completo da Hilux.
    Contudo, será preciso ver o tamanho desse conjunto. Alguém sabe? Alguém já usa o conjunto de câmbio e t-case Hilux em CJ5?
    Pelo que li, poucos aumentam o entre-eixo ao usar GM4.1. Será que EU é que estou fazendo um bicho maior do que é essa história de "eixo cardã traseiro curto"?:parede:
    OK. Vou contactar a Cinfel e trocar umas idéias, e também localizar fotos da t-case do JPX, e ainda pesquisar sobre a troca da C&P do Dana46.
    Em seguida retorno com mais informações (e dúvidas).
    Grande abraço.
  • 17/02/2010, 16:41
    Haron
    3 Anexo(s)
    Ó...um CJ-3B com chassis de engesa,eixos de rural,pneus 35'' GRABBER,motor v8 302,cambio clark 3m.

    O bicho é bruto!

    abs
  • 17/02/2010, 17:16
    DougBRSP
    Citação:

    Postado originalmente por Haron Ver Post
    Ó...um CJ-3B com chassis de engesa,eixos de rural,pneus 35'' GRABBER,motor v8 302,cambio clark 3m.

    O bicho é bruto!

    abs

    Cara a configuração deste tá bem legal, agora a estética...

    Opinião minha mas estes paralamas gigantes (de troller) além de feios não são um enrosco em trilhas?
  • 17/02/2010, 17:26
    Haron
    POR ENQUANTO nunca deram problema

    MAS SEM ELES É RUIM ANDA..OS PULIÇA ENCRENCAM
  • 14/06/2010, 23:31
    Guilherme Kyrillos
    Agora acho que vai
    Bem amigos, saudações.
    Nove meses depois, tendo regularizado no DETRAN o chassi do CJ5 já com o número do motor GM6cc, retorno com novidades:

    Enfim pretendo começar a montar no chassi do CJ5 o motor GM 4.1+Clark 2205+t-case de JPX+eixos e suspensão de Engesa. A mecânica que saiu da Camper e que até hoje (1 ano) a reforma não terminou.


    O eixo traseiro tem um diferencial Dana 46 com carcaça no meio, e o dianteiro não tem tração, AINDA, mas já providenciei uma carcaça de eixo canela fina com diferencial Dana 44 pra montar uma tração.


    Inicialmente pretendia conservar as medidas originais do CJ5, no máximo deslocar os eixos para aumentar o entre-eixo. Mas, ao posicionar no chassi do CJ5 os eixos e os braços da suspensão do Engesa, .....:shock:

    1. A bitola da barra da suspensão no eixo Engesa é a mesma bitola das longarinas do chassi do CJ5, ou seja, as barras vão trabalhar por baixo da longarina do chassi do CJ, e não ao lado, como no Engesa.

    2. Analisando o ponto original de fixação dos eixos, o comprimento dessas barras da suspensão, dianteira e traseira, o comprimento do chassi do CJ5, e o local no chassi onde seriam fixados os suportes das barras da suspensão, concluímos que um suporte ficará colado no outro, bem juntos mesmo. Coisa de 5cm os separarão.


    3. O eixo traseiro Dana46 tem o diferencial no meio, e vou usar a t-case do JPX que tem saída para lado direito, isso provocará uma angulação lateral entre eles.

    4. O trem de força é bem comprido, motor 6cc e t-case divorciada do câmbio, e isso deixará bem curto o eixo carda traseiro.

    A dúvida: Será que a angulação lateral entre a t-case e o diferencial, agravado pelo eixo cardã traseiro curto, trará problemas com cruzeta e desengate da luva por causa do curso da suspensão?

    Pretendia não mudar as características do CJ, mas, já penso na possibilidade:
    1. aumentar 20cm no meio do chassi e da carroceria.
    2. aumentar as caixas de rodas traseiras em 10cm e reposicionar o eixo traseiro.
    3. retirar a caixa do radiador junto a grade para posicionar o motor 10 cm mais pra frente.
    4. aumentar 10cm no capô e no paralamas e avançar o eixo dianteiro.


    :putz:Ufa. Será mesmo preciso tudo isso???


    Sugestões e críticas serão bem vindas.


    []ss a todos.
  • 15/06/2010, 11:43
    rubensx
    aumenta 37 cm bem no meio e compra o caixote da carroceria da fiber 4x4 que já tem 37 alongado

    plug n play
  • 15/06/2010, 22:15
    Guilherme Kyrillos
    Citação:

    Postado originalmente por rubensx Ver Post
    aumenta 37 cm bem no meio e compra o caixote da carroceria da fiber 4x4 que já tem 37 alongado

    plug n play

    rubenssx, saudações.
    Não gosto muito do modelo dessa carroceria 37cm maior, tanto no tamanho excessivo quanto no visual. Acho desproporcional. Se ao menos os 37 fossem distribuidos talvez ficasse mais harmônico, mas os 37 são todos no meio do carro.
    Aliás, conversei sobre isso com Ricardo da Fiber.
    Ando pensando em aumentar 10cm no capô e nos paralamas e 20cm no meio da porta, e ainda recortar a caixa de rodas traseira aumentando 10cm e conservando os ângulos, assim avanço o motor e o eixo dianteiro, e fixo o eixo traseiro 5cm mais para trás centralizado na caixa de rodas. Dessa forma aumentarei o entre eixo em 40cm.
    []ss
  • 28/06/2010, 22:15
    Guilherme Kyrillos
    Amigos, saudações.
    Carroceria de aço comprada. Precisará pintar, mas com pouca reforma.
    Agora fui alertado para um problema:
    O eixo traseiro Engesa que vou usar tem diferencial central.
    No caso que o alinhamento com a t-case será acentuado, como irá funcionar?
    Será que dará problema de cruzeta ou de vibração???
    []ss
  • 29/06/2010, 12:21
    Kim
    Guilherme!

    Olha aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=1#post1197784

    O Pajé tem um com a bolata deslocada e que um central.

    Vc tem um central e quer a bolota deslocada!
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