Powered by vBulletin

Motor apaga, parece falta de gasolina

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/11/2009, 10:29
    Rafaminc
    1 Anexo(s)
    Julinot, pegando emprestada uma foto do Lucas, indiquei o local da tal válvula.
    Uma da marcas em verde deve ser o canal que deixa passar o vácuo para acionar essa valvulazinha.
  • 03/11/2009, 13:29
    Pacheco_SJC
    [QUOTE=Julinot;1020594]OK, Pacheco... chegou a tua vez...

Citação:

Postado originalmente por Pacheco_SJC Ver Post
    1.fico com o jeep parado toda a semana, e quando no sábado dou a partida ele não pega de jeito algum.
    Experimentou puxar o afogador? Comigo é assim, se ficar mt tempo parado, puxo o afogador, dou uma partida, volto o afogador, e na segunda partida liga tranquilamente. Diga-me... afundar o pé no acelerador enquanto dá a partida teria o mesmo efeito ? Ou teria outro efeito mas também ajudaria ?

Não, puxar o afogador faz puxar mais gasolina, pois tampa a entrada de ar gerando maior sucção

2.fico com o jeep parado durante toda a semana, e para pegar tenho que ficar acionando o arranque um tempão... as vezes a bateria vai pras p... e preciso dar uma chupeta do meu carro de passeio.
    Idem 1

3.quando reduzo de terceira para segunda e principalmente se tiro o pé do acelerador o motor peida horrores.
    Isso pode se escapamento furado ou entrando ar em alguma conexão.
    Platinado tb pode ser, dá uma olhada nele, veja se ta sujo ou com os contatos ja danificados, é baratinho R$ 15 pra trocar. O escapamento não está furado. Isso aconteceu na verdade depois de simplesmente abrir e fechar o carburador para ver se tinha gasolina na cuba. E aí ?

Excesso de ar, experimentou regular a entrada de ar?

4. estou andando com o jeep normalmente de repente o motor começa a peidar e morre.
    Ta afogando? A boia não ta enroscando? Veja se qd ele morre começa a "vazar" gasolina, se vazer, é boia travando. Já aconteceu de vazar gasolina mas era a agulha que tinha ficado presa, e quando isso aconteceu o motor não estava peidando. Já ouvi falar desse negócio da bóia enroscar, e até teria uma abazinha para esmerilhar... mas não sei que abinha é essa. E então ?
    Deve esmerilhar o suporte da boia, a parte metalica onde vai o pino
    [/
    QUOTE]

Vamos lá... Pacheco.
    Vamos construir um check-list novo...

Abraços a todos...

• 03/11/2009, 22:37
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Nassif... tome lá...

Vamo lá:

A tal rápida funciona quando se pisa no acelerador ? E nesse caso, não estaria conseguindo jogar gasolina na admissão para fazer pegar ? E esse seria o motivo de você suspeitar de problemas na rápida ?
    Bom, a rápida atua na primeira pisada no acelerador sim. Olhando pra dentro do carburador e acelerando com a mão, dá pra ver as esguichadas de gasolina pela bengalinha. Acontece que a gasolina do coletor de admissão evapora, ficando apenas a gasolina da cuba. Quando isso acontece, se não bombar o acelerador, o motor vai demorar pra pegar, até a gasolina percorrer o carburador, sem contar que como o motor tá frio, dificulta mais um pouco. Aí quando vc bomba, esguicha gasolina pra dentro do coletor. É só beliscar na chave que pega de 1a (pelo menos no meu é assim, e não precisa de afogador).

Tem como a gasolina vazar da cuba ? Se o Jeep fica na sombra e se o sistema é fechado não haveria como evaporar ? Não seria vazamento, mesmo ?
    Se o seu carburador tem um bujão embaixo da cuba, pode vazar por ali. Já vi DFV228 com e sem bujão. O meu antigo tem, o atual não!
    Mas pode acontecer da gasolina evaporar pelo respiro da cuba!

Nesse caso não tem platinado... é eletrônico. Depois que pega fica estável... não seria ponto, também. Ou ainda poderia ser ?
    Acho que não entendi direito. Quando vc disse que dava os estouros, eu entendi que seria ao usar o freio motor em descidas, como ocorre em muitos motores boxers por aí (kombi, brasilia, fusca, etc).
    Se for isso mesmo, dá uma regulada no ponto e na folga de válvulas.

Ainda não chegamos na parte elétrica... o que verificar primeiro ? A elétrica ou a alimentação ? E se ambos estiverem OK não é aí que entra a parte de ponto do motor ? E o que mais deveria ser considerado nesse caso ?
    Olha, se fosse comigo, quando ele morrer a primeira coisa que eu faria era ver se a bobina e módulo da ignição eletrônica estão MUITO quentes, a ponto de não conseguir colocar a mão. Se tiver, pode ser isso!! Mas se estiverem em uma temperatura normal, bem provável que o defeito seja na alimentação. Pode ser gasolina na tubulação evaporando em dias quentes (resolve com o desborbulhador), bóia do carburador travando, sujeira na agulha e/ou nos 'dutos' do bura, etc....

Se tiver gasolina na cuba, então não precisa bombar o acelerador nem puxar o afogador - no caso de não estar pegando e de não ser por problema elétrico. Como é que a gasolina vai da cuba para a admissão ? Pela marcha lenta ? Esse processo é que pode estar bichado então ?

Pode ter gasolina na cuba mas o coletor tá seco. Aí tem que bombar pra pegar de 'prima'!! Se mesmo bombando ele não pegar (bombar que eu falo é umas 3 ou 4 bombadas só, pra não afogar o motor), ou o tempo está MUITO frio ou tem algum problema elétrico. O que vejo por aí é muita gente reclamando que o motor tá ruim pra pegar de manhã (gira gira até arriar a bateria), mas não sabem que a injeção da rápida não funciona. Então não adianta bombar, pois tem que esperar a gasolina 'descer' do carburador até o coletor, pelo circuito de lenta. Com o motor frio, força demais a bateria, portanto, caso a rápida não funcione, o ideal é jogar gasolina com a mão, direto no coletor.

Bombear o acelerador seria um procedimento para encher a cuba ou pelo menos colocar alguma gasolina caso esteja seca ?
    Não!! Se a cuba tiver seca, não adianta bombar, pois a gasolina da rápida é proveniente da cuba. Se ela tá vazia, não vai injetar nada, aí tem que jogar gasolina com a mão, como dito acima.

Qual o nível da gasolina necessário na cuba para fazer o motro pegar sem ter que lançar mão de qualquer outro expediente como bombar o acelerador ou puxar o afogador ?
    Pergunta difícil essa. Qualquer gasolina na cuba já é suficiente para injetar ao bombar o acelerador. Acontece que pode acontecer do coletor "ter gasolina pronta" pra injetar na hora da partida, mas se o tempo tiver muto frio, é necessário dar umas 2 bombadas pra ajudar o motor a pegar mais rápido.

Como saber se tem gasolina na cuba ? Basta sacar o filtro e acionar o acelerador à mão para verificar se sai gasolina daquele biquinho (acho que é a bengalinha) ? Se não sair também não significa que a cuba esteja vazia... o negócio pode estar entupido, não ?
    Isso aí, se não injeta, pode ser cuba vazia ou circuito da rápida entupido (mais provável).
    Pra ter certeza se a cuba tá vazia ou cheia, antes de mais nada, tem que tirar a tampa do carburador e ver se tem gasolina nela.

A gasolina sempre vai para a admissão pela tal bengalinha ?
    Não entendi a pergunta. Sempre como? Ao bombar o pedal? Se for isso, ao bombar a gasolina sai sempre pela bengalinha sim.

Ou só sai gasolina pela bengalinha pquando se aciona o acelerador ?
    A cada pisada no carburador é uma injetada. Se vc písa e segura o acelerador pressionado, ele injeta na bengalinha só na hora da pisada, e depois para até vc dar outra pisada novamente.

E o afogador... por que puxá-lo ?
    Ao puxar o afogador, a borboleta se fecha e entra menos ar no carburador. Com isso a mistura fica rica (mais combustível do que ar) e pega mais fácil em tempos frios. Como disse, eu nunca precisei de afogador no meu Jeep, e olha que as vezes aqui baixa pra uns 10°c, e quando não pega "de prima", pega de segundona!!

:concordo:
  • 03/11/2009, 22:46
    RBM
    Lucas!!
    Motor dá uma explodida na primeira tentativa, o que é?
  • 03/11/2009, 22:53
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por RBM Ver Post
    Lucas!!
    Motor dá uma explodida na primeira tentativa, o que é?

Provavelmente o motor deu uma leve afogada (ou bombou muito o pedal ou jogou muita gasolina com a mão).
  • 03/11/2009, 22:57
    RBM
    Blz, obrigado.
  • 03/11/2009, 23:13
    Pedrão B.
    ALL,
    O meu pega sempre fácil, muitas vezes só na "triscada":dance:.
    Afogador não uso, porque nem tem:oops:, porém uma vez li um artigo do Bob Sharp, dizendo que motores que pegam sem acionar o afogador não estão regulados corretamente:pensativo:
    []'s
  • 03/11/2009, 23:23
    Lucas Nassif
    Isso PRA MIM é lenda! :pensativo:
  • 03/11/2009, 23:28
    Pedrão B.
    Julinot, dá uma olhada:

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=J6HTwMNQnyU&feature=related"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=J6HTwMNQnyU&feature=related]YouTube - functionare carburator[/ame][/URL]

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=noOMaIHNknY&feature=related"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=noOMaIHNknY&feature=related]YouTube - Carburetted systems in cars[/ame][/URL]

[]'s
  • 03/11/2009, 23:30
    Pedrão B.
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Isso PRA MIM é lenda! :pensativo:

Pra mim também...mas só para registrar.
    []'s
  • 05/11/2009, 19:59
    tulliomf
    O meu também não tem o sistema de afogador, mas ainda tem a borboleta (do afogador) dentro do carburador, e então se o motor não estiver pegando posso feixar essa borboleta por um tempo, até que o carro estiver funcionando bem???
    Um abraço!VLW!
  • 05/11/2009, 20:27
    Lucas Nassif
    Poder pode, mas não acho que isso vai resolver o problema!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:05.