Julinot, pegando emprestada uma foto do Lucas, indiquei o local da tal válvula.
Uma da marcas em verde deve ser o canal que deixa passar o vácuo para acionar essa valvulazinha.
Versão Imprimível
Julinot, pegando emprestada uma foto do Lucas, indiquei o local da tal válvula.
Uma da marcas em verde deve ser o canal que deixa passar o vácuo para acionar essa valvulazinha.
Vamo lá:
A tal rápida funciona quando se pisa no acelerador ? E nesse caso, não estaria conseguindo jogar gasolina na admissão para fazer pegar ? E esse seria o motivo de você suspeitar de problemas na rápida ?
Bom, a rápida atua na primeira pisada no acelerador sim. Olhando pra dentro do carburador e acelerando com a mão, dá pra ver as esguichadas de gasolina pela bengalinha. Acontece que a gasolina do coletor de admissão evapora, ficando apenas a gasolina da cuba. Quando isso acontece, se não bombar o acelerador, o motor vai demorar pra pegar, até a gasolina percorrer o carburador, sem contar que como o motor tá frio, dificulta mais um pouco. Aí quando vc bomba, esguicha gasolina pra dentro do coletor. É só beliscar na chave que pega de 1a (pelo menos no meu é assim, e não precisa de afogador).
Tem como a gasolina vazar da cuba ? Se o Jeep fica na sombra e se o sistema é fechado não haveria como evaporar ? Não seria vazamento, mesmo ?
Se o seu carburador tem um bujão embaixo da cuba, pode vazar por ali. Já vi DFV228 com e sem bujão. O meu antigo tem, o atual não!
Mas pode acontecer da gasolina evaporar pelo respiro da cuba!
Nesse caso não tem platinado... é eletrônico. Depois que pega fica estável... não seria ponto, também. Ou ainda poderia ser ?
Acho que não entendi direito. Quando vc disse que dava os estouros, eu entendi que seria ao usar o freio motor em descidas, como ocorre em muitos motores boxers por aí (kombi, brasilia, fusca, etc).
Se for isso mesmo, dá uma regulada no ponto e na folga de válvulas.
Ainda não chegamos na parte elétrica... o que verificar primeiro ? A elétrica ou a alimentação ? E se ambos estiverem OK não é aí que entra a parte de ponto do motor ? E o que mais deveria ser considerado nesse caso ?
Olha, se fosse comigo, quando ele morrer a primeira coisa que eu faria era ver se a bobina e módulo da ignição eletrônica estão MUITO quentes, a ponto de não conseguir colocar a mão. Se tiver, pode ser isso!! Mas se estiverem em uma temperatura normal, bem provável que o defeito seja na alimentação. Pode ser gasolina na tubulação evaporando em dias quentes (resolve com o desborbulhador), bóia do carburador travando, sujeira na agulha e/ou nos 'dutos' do bura, etc....
Se tiver gasolina na cuba, então não precisa bombar o acelerador nem puxar o afogador - no caso de não estar pegando e de não ser por problema elétrico. Como é que a gasolina vai da cuba para a admissão ? Pela marcha lenta ? Esse processo é que pode estar bichado então ?
Pode ter gasolina na cuba mas o coletor tá seco. Aí tem que bombar pra pegar de 'prima'!! Se mesmo bombando ele não pegar (bombar que eu falo é umas 3 ou 4 bombadas só, pra não afogar o motor), ou o tempo está MUITO frio ou tem algum problema elétrico. O que vejo por aí é muita gente reclamando que o motor tá ruim pra pegar de manhã (gira gira até arriar a bateria), mas não sabem que a injeção da rápida não funciona. Então não adianta bombar, pois tem que esperar a gasolina 'descer' do carburador até o coletor, pelo circuito de lenta. Com o motor frio, força demais a bateria, portanto, caso a rápida não funcione, o ideal é jogar gasolina com a mão, direto no coletor.
Bombear o acelerador seria um procedimento para encher a cuba ou pelo menos colocar alguma gasolina caso esteja seca ?
Não!! Se a cuba tiver seca, não adianta bombar, pois a gasolina da rápida é proveniente da cuba. Se ela tá vazia, não vai injetar nada, aí tem que jogar gasolina com a mão, como dito acima.
Qual o nível da gasolina necessário na cuba para fazer o motro pegar sem ter que lançar mão de qualquer outro expediente como bombar o acelerador ou puxar o afogador ?
Pergunta difícil essa. Qualquer gasolina na cuba já é suficiente para injetar ao bombar o acelerador. Acontece que pode acontecer do coletor "ter gasolina pronta" pra injetar na hora da partida, mas se o tempo tiver muto frio, é necessário dar umas 2 bombadas pra ajudar o motor a pegar mais rápido.
Como saber se tem gasolina na cuba ? Basta sacar o filtro e acionar o acelerador à mão para verificar se sai gasolina daquele biquinho (acho que é a bengalinha) ? Se não sair também não significa que a cuba esteja vazia... o negócio pode estar entupido, não ?
Isso aí, se não injeta, pode ser cuba vazia ou circuito da rápida entupido (mais provável).
Pra ter certeza se a cuba tá vazia ou cheia, antes de mais nada, tem que tirar a tampa do carburador e ver se tem gasolina nela.
A gasolina sempre vai para a admissão pela tal bengalinha ?
Não entendi a pergunta. Sempre como? Ao bombar o pedal? Se for isso, ao bombar a gasolina sai sempre pela bengalinha sim.
Ou só sai gasolina pela bengalinha pquando se aciona o acelerador ?
A cada pisada no carburador é uma injetada. Se vc písa e segura o acelerador pressionado, ele injeta na bengalinha só na hora da pisada, e depois para até vc dar outra pisada novamente.
E o afogador... por que puxá-lo ?
Ao puxar o afogador, a borboleta se fecha e entra menos ar no carburador. Com isso a mistura fica rica (mais combustível do que ar) e pega mais fácil em tempos frios. Como disse, eu nunca precisei de afogador no meu Jeep, e olha que as vezes aqui baixa pra uns 10°c, e quando não pega "de prima", pega de segundona!!
:concordo:
Lucas!!
Motor dá uma explodida na primeira tentativa, o que é?
Blz, obrigado.
ALL,
O meu pega sempre fácil, muitas vezes só na "triscada":dance:.
Afogador não uso, porque nem tem:oops:, porém uma vez li um artigo do Bob Sharp, dizendo que motores que pegam sem acionar o afogador não estão regulados corretamente:pensativo:
[]'s
Isso PRA MIM é lenda! :pensativo:
Julinot, dá uma olhada:
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=J6HTwMNQnyU&feature=related"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=J6HTwMNQnyU&feature=related]YouTube - functionare carburator[/ame][/URL]
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=noOMaIHNknY&feature=related"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=noOMaIHNknY&feature=related]YouTube - Carburetted systems in cars[/ame][/URL]
[]'s
O meu também não tem o sistema de afogador, mas ainda tem a borboleta (do afogador) dentro do carburador, e então se o motor não estiver pegando posso feixar essa borboleta por um tempo, até que o carro estiver funcionando bem???
Um abraço!VLW!
Poder pode, mas não acho que isso vai resolver o problema!