É Wiliam, vou ter que seguir os conselhos de todo mundo aqui. Acabei de pagar o maior mico, mas é coisa de iniciante. Acabo de vir da loja de peças, onde descobri que o meu radiador já não é fabricado há uns 20 anos!!! Ou seja, vou ter mesmo tentar de tudo para recuperar o que tenho, ou improvisar, com mais adaptações. Vou checar a ventoinha também, pra ver se está OK. Obrigado!
Willys, tô desencanando de ficar arrumando coisa velha. Acho que vou fazer um up-grade no sistema de arrefecimento, colocando radiador novo, termostato novo e termômetro novo. O meu radiador está com água barrenta, muito escura. Colocando um novo, já inicio com aditivo e tento não deixar enferrujar. O que acha? Ou será que a água vai ficar vermelha novamente, mesmo com o aditivo? Se eu trocar esses componentes, começo a saber nas peças que posso confiar.
Flaibam, primeiro, não tem mico nenhum, como vc disse no post anterior, vai tranquilo que aqui todo mundo se ajuda
Segundo, vc tocou num ponto importante, a água barrenta. Isso pode parecer, mas interfere e muito. Sugiro o seguinte: com o motor FRIO, remova a mangueira que vai instalada na parte de baixo do radiador, deixe a agua esgotar. Volte a mangueira, complete o radiador, funcione o motor para a agua circular. Espere esfriar e esgote novamente. Complete a agua de novo, com um aditivo RadClean (veja bem, não é RadCOOL) e use o jipe por uma semana mais ou menos.
Repita o esgotamento e coloque agua limpa, desta vez com RadCool ou outro aditivo confiável.
Assim, vc estara, aos poucos, eliminando os problemas que podem ser os supostos causadores do aquecimento. Só que: ao fazer este procedimento, se houver algum ponto de vazamento (que estava entupido pela agua barrenta/ferrugem), ele vai vazar. Aí vc parte pra reparo do radiador.
Mas va com calma, use o jipe, observe, analize e nao caia nas (des)graças de qualquer mecânico não. Vai de leve, o jipe é um bcho dócil, que vc mesmo pode adestrar em casa
Mais uma coisa: tenho um medidor de temperatura sobrando aqui, tirei do meu jeep pois coloquei novo, estava funcionando perfeitamente. Se vc quiser, posso deixar ele com vc pra testar, ok?
Cacá, obrigado pelo termômetro, mas vou fazer umas tentativas antes. Um novo nem custa tão caro assim. Quanto a ventuinha, ela gira na polia do motor, gira direto.
manda limpar o radiador, é barato, no meu caso estava como vc, em baixa a temperatura ficava na casa dos 90º, em alta subia para mais de 100º, mandei ver a radiador, esta entupido, a agua passava, mas em pouca quantidade.
Não demora para ver isso, meu motor ferveu, trincou os aneis, não tinha como arrumar, pois os cilindros estavam ovalizados, tive que retificar todo o motor.
Quanto a ferrugem na aqua, não é só do radiador, isso vc pode limpar ele, mas vai voltar a ficar vermelha, provalvemente seu bloco esta com ferrugem nas galerias, mas eu não tentaria limpar com adtivo, pode soltar a ferrugem e entupir, ai pode trocar o bloco ou cabeçote.
Acho que a melhor maneira de cuidar do jeep é como ele foi concebido, da maneira mais simples... manda varetar o radiador primeiro.
É Wiliam, vou ter que seguir os conselhos de todo mundo aqui. Acabei de pagar o maior mico, mas é coisa de iniciante. Acabo de vir da loja de peças, onde descobri que o meu radiador já não é fabricado há uns 20 anos!!! Ou seja, vou ter mesmo tentar de tudo para recuperar o que tenho, ou improvisar, com mais adaptações. Vou checar a ventoinha também, pra ver se está OK. Obrigado!
A colméia pode ser feita sob medida para qquer radiador. Aproveita e já manda fazer com 4 camadas, vai refrigerar melhor.
Meu Jeep teve um problema de arrefecimento parecido. Apesar de usar um motor GM 151, o sistema de arrefecimento (radiador) é original. Procurei um profissional que trabalha somente com radiadores, ele trocou toda a base inferior do radiador, ficou uma maravilha.
Mas ele me pediu para não usar aditivos e sim, se fosse de minha vontade, para amenizar a ferrugem usar no radiador água destilada ou água mineral, ou seja segundo o Senhor que consertou o radiador a água com cloro tem propriedades que provoca mais ferrugem do que a água destilada e a água mineral. Não sei se é verdade, pois venho usando água comum mesmo esgotando o radiador uma vez por mês. Outra coisa importante e lavar as colméias do radiador após as trilhas, para impedir o acumulo de barro que também impede a refrigeração.
É pessoal, vou rodar nesse fim de semana e, na segunda, encosto ele numa oficina de radiador na Rua Maria Umbelina Couto, em Campinas. O "tiozinho" que atende lá parece ser gente boa e vai ver se o radiador está dimensionado pro motor, se precisa trocar, ampliar ou apenas uma limpeza basta. Quero agradecer a todos que opinaram, pois ampliaram em muito o meu conhecimento sobre radiadores. Nos vemos em trilhas, por aí!
Fim da história: acho importante postar essa mensagem, que servirá para direcionar muita gente. Todas as sugestões foram válidas e devem ser avaliadas com critério se mais alguém tiver o mesmo problema. No jeep foi identificado que a polia com a hélice está muito abaixo do radiador. Além da posição errada, ela não suga o ar com a velocidade requerida pelo motor. Esses dois fatores são os responsáveis pelo aquecimento do meu jeep. Que isso fique claro (serviu para mim!!!). Como solução, vou refazer o sistema de arrefecimento, aproveitando a estrutura do radiador existente, anulando a ventuinha atual e colocando uma nova, de ômega, com acionamento automático e manual. Também vou instalar o reservatório de expansão. Assim, se o motor esquentar muito, posso acionar a ventuinha manualmente, além de poder completar a água a qualquer momento no reservatório de expansão, sem ter que esperar esfriar. A água vai continuar vermelha por conta do bloco do motor, mas vou trocar todo o mês (não precisa ser todo dia, nem toda semana, mas precisa ser sempre...) Obrigado a todos, acho que agora encerramos esse tópico!
Só faltou dizer que o "tiozinho" do radiador, da Rua Maria Umbelina Couto, cobrou R$ 1.200,00 pelo serviço. Levei em Barão Geraldo, na Sahara Radiadores (19 3289-1282) e ele cobrou R$ 580,00 pelo mesmo serviço. Falem com o André! Abs!