x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4

Hybrid View

Relação, motor e câmbio ??

All, antes das pedradas, quero que saibam que o jeep vai ser mais para passeios com a família na cidade e campo, do que para trilhas propriamente ditas . . . portanto preciso do jeep q naum beba muito. . .
    Não me mandem vender o jeep e comprar um buggy ou um carro 1.0, pois já tenho( o 1.0) . . hehehehe
    Estou restaurando um CJ3A, ele está com motor 4cc OHC, câmbio 3 marchas original, relação, se não me engano, é 8x43. . .
    Minhas dúvidas:
    - o que poderia continuar em meu jeep, pensando em economia
    - qual motor colocar com relação a economia (4cc opala, AP, ou um motor diesel de besta, topic, ou até mesmo de kombi )
    - um câmbio 4 ou 5 marchas (260f, 2205 ou 2215), vi num tópico que pessoal coloca o câmbio do chevette ?!?!?! no jeep, pois diz q é barato, peças de reposição baratas e é bem resistente . . . mas e a reduzida e tração ?? como adaptar ??
    - qual a relação apropriada. . . pois pelo que entendi, a 8x43 é mais para torque e a 9x44 seria mais pra desenvolver. . .

Acho q o mestre Leopoldo pode me ajudar sem me crucificar (hehehe). . .
    Se possível, fazer algumas receitas, do tipo :
    cidade/estrada (economia) = qual motor + qual câmbio + qual relação
    trilhas (torque) = qual motor + qual câmbio + qual relação

Dias

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

COMBINAÇÕES

Boa tarde Dias,

Você é bom de análise combinatória? hehehe

É que existe uma série de combinações possíveis e a 1º delas é:

1- se você quer ser econômico, deixe como está porque uma adaptação leva a outra e, digamos.................foi assim que eu começei.....era só uma modificaçãozinha...........veja no que deu.

2- com essa relação 43/8 (5,38:1) o cambio de 3 marchas é o suficiente, mas se quiser algumas jornadas em estradas, já poderia pensar em eixos dana 44 com relação 44/9 (4,89:1) e por segurança, coloque o kit de freio da F75/landau. O cambio desse motor OHC, de 4 M é uma boa pedida com essa relação + longa de diferencial.

3- mas se a teimosia for grande, que tal um AP com cambio do jeep OHC?ainda tem vantagem de usar a transferência do jeep sem problemas. e fica mais econômico.

4 - qualquer coisa acima disso significa arrastar outras adaptações e o dinheiro vai pelo ralo ........... e a economia também.

O gasto em adaptações pode ser convertido em acessórios úteis tais como guincho, roda-livre, pneus e rodas, etc..... Assim voce ainda terá um jeep razoávelmente original, equipado e ainda sai satisfeito.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Grande Leopoldo. . . era mais ou menos isso mesmo que eu pensava. .

Esse motor OHc, pelo que pude acompanhar no fórum, é bom, mas o Opala 4cc vi que alguns dizem ter maior torque, comparado ao BF161. Como arranjei um 4cc de opala, já com a bomba hidráulica e meu cj3 está com a caixa do santana e também arranjei uma caixa hidráulica de santana e, além de tudo, as peças para manutenção do 4cc do opala são mais baratas do que do ohc. . estou pensando nisso. . . meu cj3 já está com servo e pedaleira suspensa, estou querendo colocar freio a disco dianteiro . . . meu único prob hoje é o câmbio .. queria que fosse o 4marchas willys. . ´daí utilizaria o motor ohc mesmo. . .

com relação aos eixos dana 44, os meus não são os mesmos ?? desculpe a ignorância, mas penso q apenas trocando a relação pela 44/9 já adiantaria. .

e o câmbio do chevette ?? vc acha q isso vira ?? daí seria melhor p o motor 4cc do opala ou estou falando besteira ??

desculpe tantas dúvidas, mas é que tem algumas coisas q eu não sei, ainda. . .

Dias

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Dias
    . . . meu único prob hoje é o câmbio .. queria que fosse o 4marchas willys. . ´daí utilizaria o motor ohc mesmo. . .
    Se voce achar um cambio 4 m do OHC em muito bom estado, é mais lógico colocar esse pois é plug&play, mas tem que ser com caixa seca ainda com o acionamento por pedaleira flutuante, assim voce aproveita o que tem.

.....com relação aos eixos dana 44, os meus não são os mesmos ?? desculpe a ignorância, mas penso q apenas trocando a relação pela 44/9 já adiantaria??
    NO CJ3B era DANA 25 ou 27 na frente e 44 atrás - com cubo chavetado.
    O 44 dianteiro é fácil de reconhecer pois a tubeira é mais grossa e afina ao chegar na bola - o munhão interno.

É preciso ter os 2 eixos como 44 para poder alongar as relações. Por isso pode ser + fácil achar 2 eixos prontos pois o serviço de troca de relação é um serviço delicado e poucos fazem certo.

....e o câmbio do chevette ?? vc acha q isso vira ?? daí seria melhor p o motor 4cc do opala ou estou falando besteira ??
    Tudo bem que seja mais barato mas, o chevette deve ter o dimensionamento igual ao de um fusca, ou seja, é meio fraquinho né.
    Depois tem a questão da qualidade da adaptação: não há como garantir que não seja um kit desenvolvido para lambreta !
    Agora, se você vai usar um motor de opala, seria melhor usar o cambio do opala. Motor mais forte e cambio mais fraco é dumbisse.

Cuidado para não entrar na ciranda da adaptação.

Lembre-se que voce disse: economia
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem