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Hybrid View

  • #1

    Como faço isto - II




    Olá Povo

    Estou trocando o motor do meu jeep e estou com dificuldades de trocar/tirar o rolamento da "prise" ou eixo piloto. Como, raios, faço isto??? Alguma luz????
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -rolamento2_194.jpg   -rolamento1_102.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Caro Théo,
    Pode parecer estranho, mas já vi funcionar com rolamento de roda de caminhão: vá até um mecânico torneiro e peça pra ele dar um cordão de solda dentro da capa do rolamento em toda a sua volta, no meio dele entendeu!? Esse cordão de solda vai fazer a capa contrair e sair. Ou então procure mecânicos de caminhões, eles podem te informar melhor, pois esse procedimento é comum nessas oficinas... pelo menos aqui!
    Até mais!

  • #3
    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
    Caro Théo,
    Pode parecer estranho, mas já vi funcionar com rolamento de roda de caminhão: vá até um mecânico torneiro e peça pra ele dar um cordão de solda dentro da capa do rolamento em toda a sua volta, no meio dele entendeu!? Esse cordão de solda vai fazer a capa contrair e sair. Ou então procure mecânicos de caminhões, eles podem te informar melhor, pois esse procedimento é comum nessas oficinas... pelo menos aqui!
    Até mais!
    Legal.... O duro vai ser levar o motor junto, né????

    Mas já valeu... vou tentar aquecer o maledeto!

    Grato
    Théo

  • #4
    Uma dica que um mecânico me deu mas não consegui captar o "espirito" da coisa é de enfiar - ops - um monte de estopa no buraco - ops - do rolamento e bater com força com uma ferramenta roliça - ops - que daí faz pressão - ops ops ops - e força o rolamento para fora.... Mas não deu certo. Ainda bem, né!!!!

    Théo

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
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    como fazer isso ?????????

    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
    .... peça pra ele dar um cordão de solda dentro da capa do rolamento em toda a sua volta, no meio dele entendeu!? Esse cordão de solda vai fazer a capa contrair e sair
    Quanta besteira!

    O calor dilata a peça e êle encrava mais ainda. fora o risco de danificar o material base e aí não pode colocar + outro rolamento sem retrabalhar o furo, isso se logo de cara não trincar o material base !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O princípio de remoção de peças como essa é o da força hidráulica.

    Para começar, ache um parafuso LONGO que tenha o diâmetro exato para entrar no rolamento. Melhor ainda se o parafuso é meia rosca porque voce corta a rosca e fica com o corpo cilindrico na mão. Arredonde a borda depois do corte.

    Encha o furo com GRAXA......até a boca (do furo).......tenha certeza que tem graxa mesmo dentro do furo, preenchendo todos os lados.

    Coloque uma folha plástica sobre o furo, uma folha dessas de pasta catálogo.

    Ponha o eixo (parafuso, cortado ou não) sobre o furo e faça com que ele entre um pouco, alinhando com os roletes.

    Vai precisar fazr um pouco de força para vencer a camada de plástico e a interferência.

    Com um toco de madeira bata no parafuso sem esmagar os dedos !

    Você verá que com poucas batidas a bucha de agulhas pula fora.

    Isso serve para buchas de agulhas ou buchas de bronze fosforoso.
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  • #6
    Grande mestre Leopoldo, finalmente de volta ao fórum e, pelo jeito, com a corda toda.

    Passou no concurso?

    []'s

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    presença no forum

    Alô ALô Escória.

    Acho que tú é que tá afastado do micro !

    Vejas as mensagens que tenho colocado quase todos os dias.

    e

    NNNNNNNNNãããããããOOOOOOOO passei! DROGA!
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  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Théo_Augusto
    Uma dica que um mecânico me deu mas não consegui captar o "espirito" da coisa é de enfiar - ops - um monte de estopa no buraco - ops - do rolamento e bater com força com uma ferramenta roliça - ops - que daí faz pressão - ops ops ops - e força o rolamento para fora.... Mas não deu certo. Ainda bem, né!!!!

    Théo

    A informação procede, é assim mesmo q agente faz aqui na oficina. Vai prensando estopa martelando com um pino, quando menos espera o rolamento sai.
    Sobre o cordão de solda não recomendo, o q poderia ser feito nesse caso era apenas alguns pontos de solda em quatro cantos.

    8)

  • #9

    Re: como fazer isso ?????????

    Citação Postado originalmente por leopoldo

    Quanta besteira!
    Ué....... pelo jeito o Wallace se logou com a senha do Leopoldo!!!!!!

    Até seria, Leopoldo, se vc não tivesse esquecido que são materiais distintos e possuem portanto coeficientes de dilatação distintos, sendo o menor o do rolamento.....

    Sds
    Théo

  • #10
    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR

    A informação procede, é assim mesmo q agente faz aqui na oficina. Vai prensando estopa martelando com um pino, quando menos espera o rolamento sai.
    Sobre o cordão de solda não recomendo, o q poderia ser feito nesse caso era apenas alguns pontos de solda em quatro cantos.

    8)
    Valeu, Elmer

    tentei hoje de manhã e foi assim que saiu mesmo......

    Grato
    Théo

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
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    fazendo sem detonar

    Citação Postado originalmente por Théo_Augusto
    se vc não tivesse esquecido que são materiais distintos e possuem portanto coeficientes de dilatação distintos, sendo o menor o do rolamento.....
    Boa tarde Theo,

    1º - é muito mais fácil usar graxa que estopa.
    2º - é muito mais rápido usar graxa que estopa.

    Embora o problema seja a meleca.

    e

    Porque não se deve usar o processo de pontear ou tentar fazer um cordão de solda numa capa de agulhas incrustrada:

    1º - não interessa que sejam materiais diferentes....... na ponta de um eletrodo a 3 000 ºC isso é irrisório.

    2º - a espessura da capa da bucha de agulhas é fina o suficiente para o eletrodo varar e danificar o material base - o girabrequim.

    3º - passando corrente elétrica na peça a mesma fica magnetizada e então teremos uma área propensa ao acúmulo de partículas que de outra forma seriam expelidas pela força centríguga.

    4º- o mesmo se diga na área do rolamento onde magnetismo e rolamento não são o par perfeito.

    5º - existe o perigo da queima dos pontos de contato do aterramento da máquina de solda. Esses pontos são ótimos concentradores de tensão para uma futura falha por fadiga.

    6º - depedendo onde se coloca o aterramento, corre-se o risco de soldar o girabrequim em outros pontos internos do motor, ou até mesmo outros componentes tais como: bomba de óleo, eixo comando, etc.....isso obviamente arruinaria o motor. Existem até casos de rolamentos de roda e munhão soldados devido ao aterramento inadequado.

    Por essas e por outras e considerando o processo com graxa infinitamente mais simples, rápido e barato é que digo que aquilo lá em cima, descrito como processo de oficina, é uma ENORME BESTEIRA.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #12
    Olá Leopoldo.

    Não quis entrar em tantos detalhes como vc por várias razões....

    Primeiro porque nunca tinha imaginado "aquecer" 3000o.Celsius com um eletrodo, talvez só uma "aquecidinha".... se, de fato, optasse por este método, digamos, mais calórico!

    Segundo porque sabia que poderia ser tecnicamente perfeito mas na prática o rolamento poderia nem se mexer!!!

    Terceiro porque tinha medo da lambança que podia acontecer com aquela graxa!!!

    Quarto porque minha área da engenharia não é a automobilistica!!

    Mas, valeu. Se um dia alguém me perguntar como fazer para tirar o rolamento da ponta da prise eu recomendarei a graxa... Mas não avisarei do risco da lambança.... Vai que o cara queria perder a esposa mesmo......

    Agora... também vou avisar que com estopa - que se baseia no mesmo principio - funciona....

    Abraços,
    Théo
    Fpolis

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