x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 17 de 17

Hybrid View

  • #1
    Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    42
    Posts
    1,395
    Agradecimentos: 0

    Re: Guincho Mecânico ou elétrico (híbrido)




    Citação Postado originalmente por EduardoLang
    confeccionei uma flange com um aço especial para torção (não me lembro bem ao certo a especificação)
    8640?

    Meu, um tanto quanto ousado, ja pensei em fazer tb, mas vc nunca sabe se o sistema vai aguentar, se o redutor aguenta toda a força do motor, é muito calculo e não sou engenheiro nem tenho grana sobrando pra arriscar até acertar.

    Só posso te desejar boa sorte, se der certo até eu vou querer fazer um.

    []'s

  • #2
    Usuário
    Entrada
    02/10/2006
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    369
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,
    estou ressucitando o topico pois ha algum tempo tenho pensado em construir um guincho eletrico e que não tenha um custo tao elevado.
    Recentemente ganhei de um amigo dois motores da Bosch:
    Um GPD de 12 Volts,300 watts,2800 rpm,Mn(Nxcm):100,Ma(Nxcm):855
    e um GPA de 24 Volts, 750 watts,3250 rpm,Mn(Nxcm):150,Ma(Nxcm):1100
    estes parametros peguei no site da Casa Ferreira.
    Gostaria da ajuda dos amigos do forum para saber se com estes motores acoplados a redutores seria viavel a contrução do guincho made "fundo de quintal"?Gostaria que os mestres (Leopoldo,Elmer,Sukys e os demais...)dessem uma pequena palhinha dos calculos e parametros a serem observados para que essa ideia seja colocada em pratica.A principio gostaria de saber como calcular a redução necessaria para tirar uma Rural do atoleiro utilizando estes motores e como calcular a velocidade e os demais parametros.
    Espero não estar me abusando dos amigos do forum,mas já perguntei para um bucado de pessoas como fazer estes calculos e cada um me diz uma coisa diferente entao nesse momento só posso contar com voces.
    Agradeço desde já , um abraço a todos e boas festas!!!!

  • #3
    Caro Adrio,

    Vou tentar responder, pois já faz algum tempo que estudei sobre isto e fiz uma consulta em meus livros para melhor estruturar a resposta:

    Os valores mostrados em sua mensagem Ma e Mn tratam-se respectivamente dos momentos, porém não consegui entender do que se trata respectivamente Ma e Mn, mas os cálculos de saída do seu conjunto são a resposta da entrada no conjunto, ou seja, se o motor gira à 3000rpm e a sua velocidade é de 90Km/h, mas se mudar o pneu ou a relação a velocidade irá ser alterada, assim é no moto-redutor do guincho.

    N1/N2 = Z2/Z1
    i = Z2/Z1, onde:

    Z = nº de dentes da engrenagem
    N = Velocidade da engrenagem, em rpm
    u = relação de engrenagem

    Este "u" é o mesmo que muitas se discute nas relações dos Jeep´s, se 43x8, 44x9, 45x11, quando na verdade a conta deve ser 43/8, 44/9, 45/11 e assim por diante.

    Para o cálculo do momento de saída devemos utilizar a seguinte fórmula:

    M = F x d, onde:

    M = Momento
    F = Força
    d = distância.

    Se temos um eixo fornecendo 10Nm em uma engrenagem de 100mm de diâmetro teremos a seguinte força disponível:

    Temos os seguintes dados:

    M=10Nm
    d = 100mm (considerar o raio), então 50mm

    Façamos agora a equivalência de unidades
    50mm = 50/1000 => 0,05m

    M=Fxd => F=M/d => F = 10/0,05
    F = 200N

    Caso esta engrenagem esteja acoplada à uma outra com 200mm de diâmetro, qual será o momento no outro eixo de saída?

    F=200N
    d=200mm, então 100mm (raio) => 0,1m

    M = 200 x 0,1 => 20Nm

    Assim temos 10Nm na entra e 20Nm na saída, enquanto a velocidade poderá ser verificada através da fórmula de relação entre Z e N.

    Caso queira fazer esta relação o maior cuidado deve ser dado na conversão de unidades, onde há o maior número de erros e assim os cálculos nunca dão certo. O mostrado acima é somente para uma engrenagem acoplada na ponta de um eixo, e saída em outra ponta, porém sistemas mais complexos utilizam o mesmo princípio.

    Confesso que tentei ser o mais claro possível, mas caso tenha mais informações à respeito do vosso projeto acho que poderei lhe ajudar.

    Bom trabalho

  • #4
    Esqueci de comentar que o motor elétrico do guincho deve ter vedação adequada para evitar que torre em funcionamento..

  • #5
    Usuário Avatar de Charles Jeep 54
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    Balneário Cmaboriú/SC
    Idade
    54
    Posts
    195
    Agradecimentos: 0

    Guincho Elétrico

    Citação Postado originalmente por ADRIO DIAS Ver Post
    Pessoal,
    estou ressucitando o topico pois ha algum tempo tenho pensado em construir um guincho eletrico e que não tenha um custo tao elevado.
    Recentemente ganhei de um amigo dois motores da Bosch:
    Um GPD de 12 Volts,300 watts,2800 rpm,Mn(Nxcm):100,Ma(Nxcm):855
    e um GPA de 24 Volts, 750 watts,3250 rpm,Mn(Nxcm):150,Ma(Nxcm):1100
    estes parametros peguei no site da Casa Ferreira.
    Gostaria da ajuda dos amigos do forum para saber se com estes motores acoplados a redutores seria viavel a contrução do guincho made "fundo de quintal"?Gostaria que os mestres (Leopoldo,Elmer,Sukys e os demais...)dessem uma pequena palhinha dos calculos e parametros a serem observados para que essa ideia seja colocada em pratica.A principio gostaria de saber como calcular a redução necessaria para tirar uma Rural do atoleiro utilizando estes motores e como calcular a velocidade e os demais parametros.
    Espero não estar me abusando dos amigos do forum,mas já perguntei para um bucado de pessoas como fazer estes calculos e cada um me diz uma coisa diferente entao nesse momento só posso contar com voces.
    Agradeço desde já , um abraço a todos e boas festas!!!!

    Amigoo negocio é o seguinte, primeiro vc tem que ver se estes motres são reverssiveis , ou seja se eles podem girar nos 2 sentidos com a mesma força, e mesmo consumo de anperagem.
    depois se obser as especificações técnicas dos guinchos elétricos les tem um fator de redução altissimo, a grande maioria acima de 165:1, e alguns até de 250 e varios pra 1, e por este fatos que eles são feitos com redutores planetarios, pois seria muito dificil dimencionalmente, faze-los com o sistema de rosca sem fim.

    no começo do topico estava mencionado usar um sistema de redução com engrenagem e rosca sem fim pela descrição e redução de 40:1 ai a coisa esta bem proxima, pois os guincho da Ekron tem redução de 32:1 e os da ensimec de 48:1.
    Bom pelo que li acho que ele estava no caminho certo so que em vez de usar motor eletrico deveria então partir para uma tomada de força acoplada na caixa da reduzida como são os das marcas sitadas acima, ou derrepente usar um motor Hidraulico de 50 a 80cc com acionamento pelo bonba da direção, so teria que ver a velocidade e a força pois pelo que estudei estas bombas tem aproximadamente 100bar de pressão e vazão baixa, o que influenciaria na velocidade de enrolar o cabo.

    Por fim estamos terminado um Guincho Mecanico similar aos da Ekron e da Ensimec, e acionados por tomada de força, onde vamos instalar nos jipe do pessoal do nosso jipe clube aqui de Camboriú, e estou terminando o projeto dele acinado hidralicamente, onde o problema esta sendo justamente a bomba.

    inicio de fevereiro devemos estar montando os 2 primeiros, dai posto fotos e digo como foi os testes,

    se tiverem alguma outra duvida que eu possa ajudar, é so perguntar.

    Ha antes que me esqueça, os custo para fazer um guincho completo, realmente são praticamente menos da metade do que eles pedem por um ja pronto.

    abraços a todos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade