x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17

Question filtro de ar esportivo ajuda? quanto?

e ai pessoal, tenho algumas dúvidas em relação a filtro esportivo no jeep.
    o massinha atualmente está com um 4cc opala com carburação webber 44.
    uso filtro de ar (seco)do bandeirante pra deixar o motor respirar um puco melhor, mas devido as mangueiras do sistema de snorkel ele gasta mais do que deveria (com essa webber toda vez que eu vou no posto ,mas em compensação na hora de andar )bem, em deslocamentos maiores eu retiro a mangueira do snorkel e deixo no filtro de ar direto, tenho uma economia de combustivel mas não é das maiores, me falaram pra colocar filtro de ar esportivo no lugar do meu filtro que iria economizar espaço coisa tal... isso eu já sei que nao dá pq na trilha tem muito pó e pó+ filtro esportivo= então eu queria fazer um sistema que eu rodase somente com o filtro de ar esportivo no asfalto e na hora que chegase na trilha eu colocasse a mangueira do snorkel de volta e guardar o filtro no porta luva.
    será que fica bom? vai economizar mais ou fica a mesma coisa? será que pelo menos vou ter ganho de performance em baixas roltaçoes? se alguem ja fez isso e deu certo ou errado eu queria saber como foi...
    valeu pessoal!!!
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por victor massinha Ver Post
    e ai pessoal, tenho algumas dúvidas em relação a filtro esportivo no jeep.
    o massinha atualmente está com um 4cc opala com carburação webber 44.
    uso filtro de ar (seco)do bandeirante pra deixar o motor respirar um puco melhor, mas devido as mangueiras do sistema de snorkel ele gasta mais do que deveria (com essa webber toda vez que eu vou no posto ,mas em compensação na hora de andar )bem, em deslocamentos maiores eu retiro a mangueira do snorkel e deixo no filtro de ar direto, tenho uma economia de combustivel mas não é das maiores, me falaram pra colocar filtro de ar esportivo no lugar do meu filtro que iria economizar espaço coisa tal... isso eu já sei que nao dá pq na trilha tem muito pó e pó+ filtro esportivo= então eu queria fazer um sistema que eu rodase somente com o filtro de ar esportivo no asfalto e na hora que chegase na trilha eu colocasse a mangueira do snorkel de volta e guardar o filtro no porta luva.
    será que fica bom? vai economizar mais ou fica a mesma coisa? será que pelo menos vou ter ganho de performance em baixas roltaçoes? se alguem ja fez isso e deu certo ou errado eu queria saber como foi...
    valeu pessoal!!!
    Olá massinha.........
    Só vai te dar mão de obra..
    melhorar performance com filtro de ar esportivo no jipe ...acho que não vira nada.
    abc

Acho que vc deveria observar se as mangueiras do seu sistema snorkel não estão restringindo a passagem do ar. Não conheço o filtro da Band, mas por ser a diesel deve ser bem grande, portanto você teria que melhorar a tubulação, evitando curvas e colocando uma mangueira lisa por dentro para o ar fluir melhor até o carburador. Verifique o diâmetro da mangueira também. No mínimo deveria ser umas 2" ou mais.

Outra idéia é vc trocar o giclê por um número menor, assim você teria a economia desejada com a mínima perda de potência, pois seu motor deve estar trabalhando um pouco afogado devido ao filtro.

Usuário Avatar de Wesley Santos Mossoró
    Entrada
    22/04/2009
    Local
    Mossoró/RN
    Agradecimentos: 0

Filtro Esportivo

Aqui está um artigo que tenho que fala sobre filtro esportivo.

Para que serve um filtro esportivo?

Vamos nos concentrar nos filtros esportivos, e nos sistemas de admissão de ar. Mas para isso, é preciso que compreendamos algumas particularidades dos próprios motores à combustão interna: Nesse tipo de motor, o principal fator limitador de potência, é a restrição à entrada do ar nos cilindros. Como todos sabem, o motor é impulsionado pela queima da mistura comburente/combustível, ou seja ar/gasolina (ou ar/álcool, ar/metanol e assim por diante).

[IMG]file:///C:/DOCUME%7E1/Pessoal/CONFIG%7E1/Temp/msohtml1/01/clip_image002.gif[/IMG]
    Motor equipado com filtro de ar esportivo.

Um fato interessante, é que a maioria dos sistemas de injeção eletrônica trabalha com uma margem de “folga”, ou seja, eles tem a capacidade de fornecer proporcionalmente mais combustível do que a quantidade máxima de ar que o motor (original) consegue admitir. Daí, rapidamente pode se concluir, que se você conseguir fazer com que o motor admita uma quantidade um pouco maior de ar, a injeção dará conta do recado mantendo a mistura correta, e o motor atingirá mais potência e torque, sem a necessidade de um remapeamento no chip, ou qualquer outro tipo de preparação.

A maneira mais fácil de se conseguir isso, seria eliminar o filtro de ar. Em teoria, funciona muito bem, contudo entre a teoria e a prática, existe a realidade de cada caso. E em alguns deles, existem problemas, principalmente relacionados com a temperatura do ar admitido, com sensores do sistema de injeção e sobretudo com a poeira, que não deve de maneira alguma ser admitida pelo motor, sob pena de sérios danos à sua conta bancária.

Mas em carros de rua, andar sem filtro de ar, causa uma infinidade de dores de cabeça. Em primeiro lugar, na maioria dos casos, não basta simplesmente retirar todo o sistema original, com caixa de ar e tudo, pois esses sistemas, muitas vezes são elaborados de modo a admitirem ar mais frio do que o do compartimento do motor, e eventualmente também são equipados com sensores, que se negligenciados, farão com que a injeção funcione de maneira incorreta, causando prejuízos ao rendimento.

Deixar todo o sistema de caixa de ar original, mas sem o elemento do filtro, seria uma idéia melhor, já que garantiria a captação de ar um pouco mais frio. Contudo, essa idéia também tem seus defeitos: As caixas de ar originais, são projetadas com prioridades diferentes das nossas, que queremos tirar a última gota de rendimento que nosso equipamento pode nos proporcionar.

Quando os projetistas criam um sistema de filtro de ar para uma montadora, eles tem diferentes aspectos a observar, como: Fácil acesso para a manutenção do filtro de ar, sistemas de redução de emissões de poluentes, temperatura correta para a maior durabilidade do motor, redução do ruído do sistema, custo das peças de fabricação e reposição, risco de “calço hidráulico” e assim por diante. A performance geralmente é relegada à segundo plano.

Além disso, sem o elemento do filtro, a restrição à entrada de ar diminui bastante, mas a proteção contra a entrada de partículas estranhas ao motor também. Rodar com um motor sem filtro de ar, é equivalente a submeter as partes internas a um intenso jato de areia. A durabilidade é bastante comprometida, assim como a confiabilidade.

Em caso de carros turbocomprimidos, os rotores do compressor são os primeiros a sofrerem, já que são peças delicadas, e que se movimentam à rotações muito altas. Andar com carro turbo sem filtro de ar, é comprovadamente a maneira mais fácil de diminuir a vida útil da parte fria da turbina.

Em resumo, deixar a caixa de ar original, mas sem o elemento do filtro de ar, é mais eficiente do que simplesmente eliminar todo sistema, mas ainda assim, não é uma boa idéia, já que o sistema original é por vezes bastante restritivo, e você precisará lidar com as conseqüências da captação de poeira pelo seu motor, o que não é nada recomendável.

Uma outra solução ainda, seria usar filtros de ar esportivos, mas que se encaixam no local original (filtros tipo painel, para reposição original). Eles tem a vantagem de não precisarem ser trocados, apenas lavados, o que representa economia na manutenção e em alguns casos, até podem melhorar um pouco o fluxo de ar. Contudo, em geral não proporcionam grande aumento de rendimento, devido aos problemas relativos a caixa de ar original, já descritos anteriormente.

Agora que você já sabe que eliminar o filtro de ar do carro, mesmo que feito de uma maneira criteriosa, não é recomendável, é hora de partirmos para o que você pode fazer para melhorar seu motor, mas sem causar nenhum dano. O ideal é um novo sistema de admissão, que elimine a caixa e o filtro originais, trazendo melhor rendimento, mas sem perder a capacidade de filtragem.

Cara acho que você pode usar um filtro esportivo na extremidade/entrada do snorkel. tipo o da foto 01;02;03.
    Mas também existe vários modelos de filtro esportivo do tamanho original.
    Espero que tenha ajudado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos filtro de ar esportivo ajuda? quanto?-filtro-1.jpg   filtro de ar esportivo ajuda? quanto?-filtro-2.jpg   filtro de ar esportivo ajuda? quanto?-filtro-3.jpg   filtro de ar esportivo ajuda? quanto?-clip_image001.gif  

Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Acho que vc deveria observar se as mangueiras do seu sistema snorkel não estão restringindo a passagem do ar. Não conheço o filtro da Band, mas por ser a diesel deve ser bem grande, portanto você teria que melhorar a tubulação, evitando curvas e colocando uma mangueira lisa por dentro para o ar fluir melhor até o carburador. Verifique o diâmetro da mangueira também. No mínimo deveria ser umas 2" ou mais.

Outra idéia é vc trocar o giclê por um número menor, assim você teria a economia desejada com a mínima perda de potência, pois seu motor deve estar trabalhando um pouco afogado devido ao filtro.
    Então... as mangueiras acho que não sao problema pois são de tamanho bom, quanto trocar a giclagem eu já tentei e não ficou bom, o motor fica meio embaralhado e perde potencia, se eu coloco uma maior gasta mais e anda a mesma coisa, se eu colco menor gasta pouco de dierença mas perde muita potencia, por isso o interese pelo filtro esportivo para ver se melhora, eu acabo sempre tendo que conectar a mangueira do snorkel antes da trilha entao acho que se for por quesito trabalho nao tem problema.
    mas obrigado pela ajuda! valeu
    Willys 1960 - Massinha

eu consegui um filtro esportivo de um amigo meu e vou ver o que acontece depois posto aqui pra falar como ficou!
    a respeito do filtro da band ele é esse ai da foto! a mangueira que está em cima da caixa do guincho é a mangueira do snorkel que eu sempre ponho e tiro (sem malicia hein) a idéia era por o filtro esportivo na saida do carbura pra tirar toda a volta que a mangueira da pra chegar no filtro. com intuido de economizar...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos filtro de ar esportivo ajuda? quanto?-img_7367.jpg   filtro de ar esportivo ajuda? quanto?-img_7368.jpg  
    Willys 1960 - Massinha

veleu ai wesley pelo artigo!!!
    Willys 1960 - Massinha

Olha, de uma forma ou outra vc vai precisar usar algum filtro para não detonar o motor. No meu Jeep eu tinha 1 de corcel I, daí refiz a caixa do filtro para colocar 2 em série. Como uso GNV ainda noto que os filtros restringem um pouco a passagem de ar, pois se retiro o bocal do carburador o motor quase morre por falta de gás, mas esse é o preço para manter os pistões e camisas saudáveis.

Acho que esse filtro esportivo que vc postou serve bem para um motor de moto. Deveria ser maior para um 4 cil, pois senão logo vai entupir e dar problemas de consumo. Outro detalhe é onde vc usa o Jeep. Se sua cidade for toda calçada ou asfaltada, não dá nada em usa-lo, mas se tem muito pó na jogada eu não colocaria.

Outra coisa, vc já viu se a marca desse filtro que está usando é de marca boa? Ele é novo? Está fazendo a troca em quantos km?

então, esse filtro era de uma amigo que usava em uma caravan turbo, chegou a ficar 3 meses e desmontou tudo pra vender o carro, o filtro é novo e de marca boa pois ele mesmo me disse que chegou a pagar 90 reais pelo filtro o nome agora nao me recordo, a ideia era usar o esportivo só no asfalto mesmo, nao tenho intençao de pegar estradas de terra ou fazer trilha com ele pra nao judiar do motor, quando for fazer eu conecto a mangueira de volta no filtro da band que dai fica jóia.
    eu pretendo tbm só fazer o teste com este filtro se surgir resultado positivo, eu troco por um melhor tipo duplofluxo que filtra melhor e rende mais ar ao motor.
    valeu...
    Willys 1960 - Massinha

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Filtro esportivo não filtra praticamente nada, se tá andando bem nos deslocamentos sem o filtro é melhor continuar assim (sem esquecer de conectar o principal quando entrar na trilha).

[]'s

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    que nem aquele papo que filtro esportivo dá + 5cv é a maior piada...

um filtro sujo e mau dimensionado ao motor pode estrangular, e um esportivo colcoado num motor não projetado par aisso quando muito pode é PIORAR

filtro esportivo só vejo desvantagens, melhor mesmo é snorkel e filtro decente
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Filtro esportivo não filtra praticamente nada, se tá andando bem nos deslocamentos sem o filtro é melhor continuar assim (sem esquecer de conectar o principal quando entrar na trilha).

[]'s
    acho que se for para andar sem nada eu prefiro pelo menos colocar o filtro esportivo, acontece foi que somente quis coloca-lo para diminuir a volta das manguiras do snorkel, assim o motor fazer menos força.
    quando comprei a webber ela veio com um filtro esportivo original tipo "marmita" mas por causa do sistema de adptaçao do snorkel ela foi descartada.
    ja estou andando com o filtro, a lenta melhorou + ou- umas 100 rotaçoes e ficou com um ronco mais encorpado, mas minha intançao ainda é o consumo, se isso melhorar eu estou feliz, senao fica na mesma que estava antes...
    hoje em dia com as trilhas cada vez mais longe e os carro tudo diesel (quase tudo troller ) fica complicado vc de jeepinho a gasolina acompanhar o pessoal, a gente fica descobrindo jeitos de economizar...
    Obrigado ai pessoal!
    Willys 1960 - Massinha

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem