
Postado originalmente por
Pirata4x4
Fala galera,
Seguinte,
Meu cardã dianteiro tava rodando mesmo com 4x4 desligada.
O 'pobrema' era na roda livre automatica da roda direita. Tem uma trava interna da gaiola (um arame) que saiu do lugar e entrou no meio dos roletes e trava enroscando em tudo. Foi só tirar e substituir por um novo.
Acontece que....

já que estava mexendo, percebi uma folga gigantesca nos rolamentos.
Do lado direito a folga era pequena e bastou uma ajustagem na porca pra ficar beleza. Já do lado esquerdo o negócio tava feio

, acabei por retirar o cubo e os rolamentos para averiguar.
O rolamento externo estava travado, não girava nada, todo enferrujado, coisideloco

. O interno gira, mas já esta nas últimas, o retentor estourado.
Aliás, a porca de ajuste e o anel de fricção estão todos arregaçados, das duas rodas. Os mecas tacaram a talhadeira sem dó, viximaria!!!
O aneis de fricção não tinham nem os parafusinhos mais, serviço de primeira mesmo

, Santo Cristo! Pelo menos uns 03 mecanicos já fuçaram ali e nenhum deles me falou sobre o estado dessas peças. Impressionante o relaxo!!!
Sem contar que é meia hora pra desmontar, meia hora pra montar .....o duro é ficar quase o dia inteiro lavando peça cheia de lama e graxa, aja saco!!
Minha dúvida tosca, os rolamentos sairão do cubo com minha mão na maior facilidade.
Para colocar um novo eu vou percisar de uma prensa????Ou é só colocar no lugar, montar e pronto????
Mecanico agora....só em caso de última necessidade, mesmo que me custe algumas trilhas, pois nunca vi tamanho descaso/relaxo!!!