x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    16/03/2009
    Agradecimentos: 0

Trocar os rolamentos dianteiros....

Fala galera,

Seguinte,

Meu cardã dianteiro tava rodando mesmo com 4x4 desligada.
    O 'pobrema' era na roda livre automatica da roda direita. Tem uma trava interna da gaiola (um arame) que saiu do lugar e entrou no meio dos roletes e trava enroscando em tudo. Foi só tirar e substituir por um novo.

Acontece que.... já que estava mexendo, percebi uma folga gigantesca nos rolamentos.

Do lado direito a folga era pequena e bastou uma ajustagem na porca pra ficar beleza. Já do lado esquerdo o negócio tava feio , acabei por retirar o cubo e os rolamentos para averiguar.
    O rolamento externo estava travado, não girava nada, todo enferrujado, coisideloco. O interno gira, mas já esta nas últimas, o retentor estourado.

Aliás, a porca de ajuste e o anel de fricção estão todos arregaçados, das duas rodas. Os mecas tacaram a talhadeira sem dó, viximaria!!!
    O aneis de fricção não tinham nem os parafusinhos mais, serviço de primeira mesmo , Santo Cristo! Pelo menos uns 03 mecanicos já fuçaram ali e nenhum deles me falou sobre o estado dessas peças. Impressionante o relaxo!!!

Sem contar que é meia hora pra desmontar, meia hora pra montar .....o duro é ficar quase o dia inteiro lavando peça cheia de lama e graxa, aja saco!!

Minha dúvida tosca, os rolamentos sairão do cubo com minha mão na maior facilidade.
    Para colocar um novo eu vou percisar de uma prensa????Ou é só colocar no lugar, montar e pronto????

Mecanico agora....só em caso de última necessidade, mesmo que me custe algumas trilhas, pois nunca vi tamanho descaso/relaxo!!!

Citação Postado originalmente por Pirata4x4 Ver Post
    Fala galera,

Seguinte,

Meu cardã dianteiro tava rodando mesmo com 4x4 desligada.
    O 'pobrema' era na roda livre automatica da roda direita. Tem uma trava interna da gaiola (um arame) que saiu do lugar e entrou no meio dos roletes e trava enroscando em tudo. Foi só tirar e substituir por um novo.

Acontece que.... já que estava mexendo, percebi uma folga gigantesca nos rolamentos.

Do lado direito a folga era pequena e bastou uma ajustagem na porca pra ficar beleza. Já do lado esquerdo o negócio tava feio , acabei por retirar o cubo e os rolamentos para averiguar.
    O rolamento externo estava travado, não girava nada, todo enferrujado, coisideloco. O interno gira, mas já esta nas últimas, o retentor estourado.

Aliás, a porca de ajuste e o anel de fricção estão todos arregaçados, das duas rodas. Os mecas tacaram a talhadeira sem dó, viximaria!!!
    O aneis de fricção não tinham nem os parafusinhos mais, serviço de primeira mesmo , Santo Cristo! Pelo menos uns 03 mecanicos já fuçaram ali e nenhum deles me falou sobre o estado dessas peças. Impressionante o relaxo!!!

Sem contar que é meia hora pra desmontar, meia hora pra montar .....o duro é ficar quase o dia inteiro lavando peça cheia de lama e graxa, aja saco!!

Minha dúvida tosca, os rolamentos sairão do cubo com minha mão na maior facilidade.
    Para colocar um novo eu vou percisar de uma prensa????Ou é só colocar no lugar, montar e pronto????

Mecanico agora....só em caso de última necessidade, mesmo que me custe algumas trilhas, pois nunca vi tamanho descaso/relaxo!!!
    Eu uso prensa, mas da pra colcoar com algumas pancadas, PORÉM todo cuidado é pouco, pois vc pode estragar o rolamento novamente....

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Pirata, os rolamentos são o 18590/520 (dois em cada roda). Em qualquer loja de autopeças tem que ter. O retentor mede 54,1x73x8,5, modelo 01930BAG da sabó. O retentor é mais facil procurar pela medida.
    Trirar a capa do rolamento é facil...usa-se uma chave de fenda velha e um martelo. O encosto da capa tem dois pequenos recortes onde voce consegue apoiar a ponta da chave de fenda. Põe o cubo em cima de uma tabua e vai batendo a capa, um pouquinho em cada recorte, até que a capa que estava virada para baixo cai. Dai vira o cubo e tira a outra no mesmo sistema.
    Para por as capas novas, o ideal é usar uma prensa. Leva uma capa velha para usar de apoio. (nem leve os cones no cara que vai prensar....deixe os cones em casa !
    Depois enche muito bem os cones com graxa, ela tem que espalha por todos os roletes...nem pense em deixar para a graxa se espelhar quando a roda girar !
    Repare como estão as mangas...veja se onde o labio do retentor corre se não esta tudo comido e esburacado, repare se onde o rolamento de dentro encosta na manda não esta tudo "usinado" pelo cone que ficou girando ali solto....nestes casos aproveite e troque a manga de eixo.
    Repare se as capas não entram frouxas no cubo...neste caso tambem troque o cubo.

Para montar, tem que regular a pré carga...ai voce vai ao topico do Leopoldo e le como se usa a balança de peixeiro....paguei R$8,00 por uma.

Usuário Avatar de Marcelo Cunha
    Entrada
    18/08/2008
    Local
    Porto Alegre/São Francisco de Paula/RS

De olho nas peças!

Pirata o Edgar disse tudo, troquei os rolametos dianteiros direitos do meu Cj na última 6ª feira e me imprecionei com variedade de marcas e de preços, tome cuidado com a procedencia das peças que vai comprar para evitar aborrecimentos.

Usuário Avatar de JP CJ-5
    Entrada
    23/07/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Complementando, opte pela qualidade mesmo pagando um pouco mais caro, compre 1ª linha e se possível de distribuidores autorizados, garantia de produto original.

[ ]'s

abraços.
    Sds,
    João Paulo

Usuário
    Entrada
    16/03/2009
    Fala galera!!!

Deixa ver se minha intelejumência acompanha

O que saiu na minha mão são os cones (onde tem os roletes)!! As capas é que são colocadas com prensa.

Trocando os cones, obrigatoriamente tenho que trocar as capas também??Aliás, capas e cones são vendidos num conjunto só ou compro separados???

Valeu a ajuda!!!

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    certo, cone é onde estão os roletes, as capas ficam prensadas dentro do cubo

se troca o cone TEM que trocar a capa....mesmo que esteja perfeita e seja da mesma marca, mesmo que de um trabalho infernal, TEM QUE TROCAR A CAPA, eles são irmãos gemeos, nasceram juntos e tem que morrer juntos.

em muitas situações é possivel encontras as capas separadas dos cones....mas não pense que é porque da pra trocar só uma parte....é porque existem combinações entre capas e cones dependendo da aplicação.....mas não pode misturar marcas, nem novos com usados !

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Agradecimentos: 2
    Quando vc pedir o rolamento ele ja vem o conjunto, o cone (interno) e a capa (externo).
    O que saiu na sua mão aos pedaços são os restos do cone, vc tem que trocar a capa tb, até pq vc vai pagar por ela de qualquer jeito, troque tudo! Eu não uso prensa pra colocar a capa, coloco o cubo sobre um sepo (base de madeira) e com um pau apoiado na capa pra não estragá-la vou batendo ora de um lado ora de outro com uma marretinha até que a capa encoste no fundo do cubo, qdo isso acontece o barulho da batida torna-se mais seco, dê mais umas batidas pra se certificar q ta tudo em dia meta bastante graxa de boa qualidade e boa viagem.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem